A síndrome de Peter Pan descreve a incapacidade de alguém de acreditar que é mais velho ou de se envolver em um comportamento geralmente associado à idade adulta. Esta síndrome afeta pessoas que não querem ou se sentem incapazes de crescer, pessoas com corpo de adulto, mas mente de criança.
A síndrome de Peter Pan desperta nos indivíduos comportamentos infantis e inseguros que os impedem de amadurecer normalmente. Sendo assim, acabam falhando em diversos assuntos da vida adulta. A maioria dessas pessoas sabem que agem diferente do padrão, mas se recusam a crescer.
O que faz uma pessoa desenvolver a síndrome de Peter Pan?
Ter uma infância muito feliz, com poucas frustrações e um conforto muito grande, assim como pouco estímulo dos responsáveis para que a criança comece a ter mais responsabilidades e amadureça pode ser uma das causas dessa síndrome, por exemplo.
Para quem convive com uma pessoa que sofre com a síndrome de Peter Pan, é fundamental que não apoie o comportamento e atitudes infantis. Quando se depara com esse tipo de atitude da pessoa, aponte o erro e explique o porquê e principalmente, dê total apoio para que ela assuma as responsabilidades por suas atitudes.
Síndrome de Peter Pan • Psicologia • Casule Saúde e Bem-estar
O que é homem Peter Pan?
O que é Síndrome de Peter Pan? O termo surgiu pela primeira vez no livro do psicólogo Dan Kiley, Síndrome de Peter Pan: homens que nunca crescem. Essa síndrome de certa forma incapacita a pessoa de crescer mentalmente ou de se envolver em comportamentos considerados adultos.
Peter Pan é extremamente aventureiro e ousado. Suas atividades favoritas incluem lutando piratas, se envolver em guerras de amizade com os índios, e de ouvir histórias de Wendy de suas aventuras.
Para começar, Peter Pan sequestrava crianças por não ter com quem brincar. Ele mentia para elas, dizendo que na Terra do Nunca seriam crianças para sempre e, quando isso não acontecia, jogava-as no mar para que morressem afogadas.
O que é a síndrome de Alice no País das Maravilhas?
Na síndrome de Alice no País das Maravilhas, também conhecida como síndrome de Todd, a sensação de imagem do corpo, visão, audição, tato e espaço/tempo da pessoa estão distorcidos. Pessoas com a condição tipicamente observam objetos como se fossem menores do que a realidade e as pessoas parecem maiores do que são.
A síndrome de Peter Pan é definida por uma pessoa adulta que recusa a amadurecer, e vive como uma criança. Pessoas que insistem em não ter responsabilidades, compromissos e tentam ao máximo possível não crescerem — igual ao Peter Pan, você pode ter pensado.
Lançado em 1953, Peter Pan é baseado na clássica história de J. M. Barrie, em que três irmãos vão parar na distante Terra do Nunca. Wendy, a irmã mais velha, precisa crescer, mas não quer deixar para trás a sua infância e por isso sempre conta a história de Peter Pan e o Capitão Gancho para seus dois irmãos mais novos.
Geralmente, quem tem a Síndrome de Wendy deseja impedir que o outro se torne independente, tome decisões ou fique triste ou frustrado por conta de alguma situação”. Nesse caso, a pessoa se vê na obrigação de assumir as responsabilidades e dores de quem ama, se tornando superprotetora.
Os conceitos por trás dessa condição foram formulados em 1983 pelo psicólogo americano Dan Kiley. Em seu livro “Síndrome de Peter Pan – O Homem que nunca cresce”, ele discorreu acerca de desvios de comportamento identificados em seus pacientes durante anos de atendimento psicológico.
O termo "borderline", que em inglês significa "fronteiriço", teve origem na psicanálise: esses pacientes não podiam ser classificados como neuróticos (ansiosos e exagerados), nem como psicóticos (que enxergam a realidade de forma distorcida), mas estariam em um estado intermediário entre esses dois espectros.
Então, já de início percebemos que o tema central de Peter Pan gira em torno da descoberta infantil de que não será criança para sempre e a angústia e o medo gerados por esse entendimento.
1. O Peter Pan é um anjo da morte que guia as crianças para o céu, ou Terra do Nunca, quando elas morrem. "É por isso que elas não envelhecem: você não cresce mais depois que MORRE. Duvida dessa teoria?
A síndrome de Peter Pan descreve a incapacidade de alguém de acreditar que é mais velho ou de se envolver em um comportamento geralmente associado à idade adulta. Esta síndrome afeta pessoas que não querem ou se sentem incapazes de crescer, pessoas com corpo de adulto, mas mente de criança.
Durante o desenrolar da história conhecemos um pouco mais da personalidade de Peter Pan. Menino obstinado por ser o líder tanto quanto por estar sempre certo, mesmo quando não estava. Além de mandão, Peter Pan também era vingativo, ai daqueles que não queriam brincar quando ele queria ou do modo como queria.
Você precisará convencê-lo a procurar a ajuda de um psicólogo. Seria interessante você também fazer a sua terapia pessoal para saber que lugar você está ocupando nessa relação e como mudar para ajudar o seu esposo. A sua pergunta já sinaliza que o casamento de vocês pode estar sofrendo com essa dificuldade.
“A síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. Naturalmente, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e demérito.
Então, quando seu filho (a) lhe disser que não quer crescer, isto é sinal de que uma nova fase de desenvolvimento já se apresentou, e ele (a) está com dificuldade em se desapegar do estado atual para enfrentar o processo de crescimento, porque o estado atual lhe parece bem melhor do que ele (a) vislumbra no próximo.