A classificação para motores leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos.
Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SJ, SH, SG, etc… O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho.
Se a primeira letra for S, quer dizer que o óleo foi desenvolvido para carros flex ou movidos a gasolina, etanol e gás natural veicular. Já para motores a diesel a sigla utilizada é API C. Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto.
“Todo produto possui números junto à letra W, que vem da palavra winter. Na sigla 5W-40, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso, enquanto o segundo número aponta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o veículo já está em movimento.
Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, e tem um desempenho muito melhor. Além disso, também há as combinações de letras e números que formam outra sigla. É o caso de "10W40", "15W30", "5W40" e por aí vai.
LETRAS DO ÓLEO ENTENDA TUDO! Características e Propriedades do lubrificante. API, SAE, Viscosidade
Qual API é melhor, SN ou SP?
A API SN é similar à ILSAC GF-5. A especificação API SP foi desenvolvida para oferecer protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (LSPI), melhor economia de combustível, melhor protecção do motor e melhor estabilidade ao envelhecimento do óleo. A API SP é similar à ILSAC GF-6A.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Isso significa que a SN supera a SJ em termos de tecnologias. “Atualmente, a API SL é a mais antiga especificação do mercado, enquanto a SN é a mais moderna”, diz o consultor. Também não é raro que algumas montadoras estabeleçam seus próprios requerimentos de performance, definidos por testes adicionais aos da API.
Este “W” significa “winter” (inverno, em inglês), e o número indica a viscosidade do óleo a baixas temperaturas. Um óleo com número SAE W baixo terá maior fluidez, o que facilita o arranque a frio e diminui os desgastes do motor.
Óleos falsificados muitas vezes têm uma textura diferente da original. Se o óleo parecer muito espesso, muito fino ou apresentar grumos, é provável que seja falsificado. A consistência correta é essencial para garantir a eficiência do lubrificante e proteger o motor.
As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá. Essa informação fica sempre no lado inferior direito da embalagem.
NÃO CARBONIZA, OFERECENDO LUBRIFICAÇÃO ISENTA DE RESÍDUOS ESTENDENDO OS PERÍODOS DE LUBRIFICAÇÃO. MOLYGRAFIT MO/CI-4 é um óleo totalmente sintético, especialmente formulado para motores de combustão interna (gasolina, álcool, diesel, GLP, gás natural, etc.).
WHITE LUB MOTOR OIL SAE 20W50 – SJ é um óleo multiviscoso, formulado com básicos de qualidade PREMIUM, assegurando dessa forma total confiabilidade e proteção que o motor do seu veículo precisa. Lubrificante de elevado desempenho, indicado para motores convencionais à gasolina, álcool e GNV.
Os óleos API CJ-4 superam os critérios de desempenho do API CI-4 com CI-4 PLUS, CI-4, CH-4, CG-4 e CF-4 e podem lubrificar com eficácia os motores que necessitam dessas categorias de serviço da API.
Sua classificação se dá sempre pela sigla API seguida da letra S (service) e outra que vai de A até L atualmente. Quanto mais avançado for a segundo letra, melhor é o lubrificante em termos de serviço, ou seja, atendem a todos os motores fabricados até hoje.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
Então um óleo 5w30 usa o “w” que é “winter”, inverno em inglês, para definir a viscosidade 5 quando o óleo está frio. Quando a temperatura do motor vai subindo, o óleo vai então aumentando a viscosidade para 30.
EVORA HIDRA AW é um óleo hidráulico de qualidade superior, pois apresenta em sua composição aditivo antidesgaste. Desenvolvido para aplicação industrial, automotiva e agrícola, este produto é formulado com óleos básicos minerais parafínicos de alta qualidade e aditivos selecionados.
Outro salto de qualidade, a especificação API SP representa avanço na tecnologia de aditivação dos lubrificantes e está um passo à frente da atual API SN como também da SN Plus.
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
A ILSAC (International Lubricant Standardization and Approval Committee) – Comitê internacional de Aprovação e Padronização de Lubrificantes é uma agência reguladora dos Estados Unidos que reúne as marcas Ford, General Motors, Chrysler e a Japan Automobile Manufacturers Association, Inc.
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.