Spray é um equipamento de emissão que, sob pressão, emite a substância armazenada misturada com o gás (ou ar). Um aerossol é a mistura de dois líquidos, sendo um deles o produto em si – creme de barbear, desodorante, tinta ou inseticida – e o outro o propelente, uma substância capaz de impulsionar o produto para fora.
Ao falarmos de Spray Paint Art, pode-se confundir com o Graffiti propriamente dito, mas na verdade tratam-se de dois estilos bem diferentes. O primeiro, tem como local de aplicação de tinta papéis (comumente cartolina e papel glossy) ou telas, previamente preparadas.
A alta pressão dentro do recipiente é que determina seu uso. O que causa o efeito spray? Ao empurramos o pino para baixo, abrimos a passagem do interior para o exterior da lata. O gás propelente contido está liquefeito em razão da alta pressão no recipiente, e neste instante ele é impelido para fora através do bocal.
Foi com esse projeto que surgiu produtos em spray, como o spray de cabelo, juntamente com o trabalho de outro inventor Robert Abplanalp. Em 1949, a tinta spray em lata foi inventada, por Edward Seymour, a primeira cor de tinta era alumínio.
A tinta spray é uma opção fácil e versátil para modificar e restaurar objetos de decoração. Isso porque pode ser utilizada na pintura de superfícies de madeira, metal, plástico ou vidro, por exemplo, que sejam pequenas, com formatos irregulares e espaços reduzidos.
O primeiro borrifador a ser patenteado foi um modelo de aerossol em lata inventado em Oslo, na Noruega, em 1927. Nos Estados Unidos, o borrifador foi patenteado quatro anos depois, em 1931, após uma empresa estadunidense ter comprado os direitos da invenção por 100 000 coroas norueguesas.
O pulverizador é um dos itens mais tradicionais. Versátil, ele tem bico ajustável, que regula a liberação de jatos e borrifadas. Já o borrifador tem um esguicho um pouco mais fraco, mas mais direcionado, por isso é recomendado para quando há necessidade de concentrar mais produtos ou solução de limpeza.
Para que a substância consiga passar do estado líquido para o gasoso, ela precisa consumir energia de algum lugar. E no caso das latas de aerossol, a energia é tirada do calor do metal da própria lata – e é por esse motivo que a temperatura fica gelada.
A arte do grafite é uma manifestação artística que acontece em espaços públicos. A produção é materializada em muros e paredes que compõem o ambiente urbano por meio de tinta em spray.
O sistema water mist de combate a incêndio é comumente usado para proteção de equipamentos sensíveis ou ambientes que necessitem de proteção com mínimo dano. Os sistemas que funcionam através do water mist (água em névoa) usam água pressurizada e aspersores específicos para dispensar o líquido como pequenas gotas.
O spray é um produto mais para o dia a dia no verão e o aerossol, que tem um cheiro muito forte, gosto de usar quando vou fazer trilha ou vou para algum projeto que seja em Ilhas ou zonas de mata. Portanto, o aerossol é melhor e mais efetivo, mas o cheiro muito forte não permite que ele seja um produto de uso diário.