Takbīr ou taquebir (تَكْبِير) é uma palavra em árabe que significa "louvor, exaltação, glorificação, magnificação, celebração". No uso religioso, o takbīr refere-se à frase Allahu Akbar (الله أكبر) que traduzida para o português significa "Deus é o maior".
Masbaha ou misbaha (em árabe: مسبحة), também conhecido como subha (سبحة), tasbih ou tespih (تسبيح, [taṣbīḥ]) é um objeto similar a um rosário, de uso tradicional entre os fiéis da religião islâmica.
As-salámu alaikum, ou seja, a paz de Deus esteja com você (ou vocês) é o cumprimento entre os muçulmanos quando eles se encontram e quando termina o encontro entre eles.
O QUE SIGNIFICA ALLAHU AKBAR EM ARABE - Mostafa do Egito
O que significa dhikr?
No sufismo, dhikr se refere tanto ao ato dessa lembrança quanto às orações usadas nesses atos de lembrança. Dhikr inclui geralmente os nomes de Deus ou súplicas do Alcorão, ou hadith. Pode ser contado com os dedos ou com um tasbih (rosário de oração), e pode ser realizado sozinho ou em grupo.
Bismillah ou basmala (árabe: بسملة) é uma fórmula em árabe usada em variados contextos da vida de um muçulmano. O texto em árabe da bismillah é: بِسْمِ ٱللَّٰهِ ٱلرَّحْمَٰنِ ٱلرَّحِيمِ (transliteração: bismi-llāhi r-raḥmāni r-raḥīm), o que significa "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso".
Utilizada para atrair sorte e nas orações em Meca. A masbaha pode também cumprir a tarefa de manter as mãos ocupadas ou de servir de sinal de sua cumplicidade religiosa. É comum, assim como os rosários, encontrá-los pendurados nos retrovisores de automóveis, em guidão de motos e nas paredes de locais.
- Deus é chamado de Alá que significa “Aquele que é Deus”. O Corão é considerado a palavra de Deus e contém os fundamentos da fé islâmica. De acordo com a tradição, o Corão foi ditado a Maomé pelo arcanjo Gabriel. Por causa de sua origem considerada divina, o Corão nunca foi alterado desde que foi compilado.
Halal é uma palavra árabe que significa lícito, permitido. Mais do que isso, é um conceito que permeia a alimentação e o uso de produtos cosméticos e farmacêuticos por muçulmanos em todo o mundo.
🙌 Salamaleico é uma expressão árabe, utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, ela significa: “que a paz esteja sobre vós”. Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “Salamaleico” seria a versão "aportuguesada" dessa saudação árabe.
É fundamental na teologia islâmica o monoteísmo. A proclamação de fé de que “o único Deus é Allah e Mohammad o seu profeta” (Ashahadda) é a senha para se tornar muçulmano.
Alá é assim "o Deus" ou simplesmente "Deus", único e misericordioso, do Islão, como também nas outras religiões monoteístas (Deus no Cristianismo, YHVH, ou Jeová, no Judaísmo). Allah era também o nome do deus mais importante do panteão pré-muçulmano de Meca, capital do Islão.
Pois é, a expressão “yalla” é uma das mais pronunciadas na região. Ela tem origem na palavra “allah” (Deus, para os árabes), mas ao longo do tempo sofreu inúmeras alterações linguísticas até chegar à forma atual. “Yalla” significa simplesmente “vai / vamos”.
Insha'Allah (em árabe: إِنْ شَاءَ ٱللَّٰهُ, In šāʾ Allāh, [in ʃæʔ ʔɑlˤˈlˤɑːh]), muitas vezes romanizado como Inshallah (podendo ser escrito em português como Inshalá) é uma expressão árabe para "se Deus quiser" ou "se Alá quiser".
O significado literal de Mashallah é "o que Deus quis", no sentido de "o que Deus quis aconteceu"; é usado para dizer que algo bom aconteceu, usado no passado. Inshallah, literalmente "se Deus quiser", é usado de forma semelhante, mas para se referir a um evento futuro.
1- A declaração da fé chamada de shahada: “Confesso que não há outro deus a não ser alá e que Maomé é o profeta de Alá”. Essa frase tem que ser dita pelo muçulmano ao levantar e antes de dormir. 2- O ritual de oração realizado cinco vezes por dia por todos os islâmicos acima de 10 anos.
Uma das teorias para alguns autores é que a palavra sufi é oriunda de suf, que significa "lã" em árabe. Aparentemente, os eus primeiros praticantes tinham por hábito vestir-se com lã, como forma de demonstrar a sua simplicidade, sendo provavelmente influenciados pelos ascetas cristãos da Síria e da Palestina.
Allāh, AFI: /ʔalˤːɑːh/) é a palavra utilizada no árabe para designar Deus (al ilāh, literalmente "O Deus"). A palavra possui cognatos em outras línguas semíticas, tais como Elah em aramaico, ʾĒl em canaanita e Elohim em hebraico.
Sendo assim, em árabe, a forma correta de se escrever é Salaam Aleikum, ou As-salamu Alaikum. Entretanto, a forma como nós escrevemos e pronunciamos foi aportuguesada. A expressão árabe é uma saudação, e significa “que a paz esteja sobre voz”, sendo utilizada por muçulmanos islâmicos.
No Dubai, as saudações mais comuns que os visitantes ouvirão são marhaba (olá) e maasalaamah (adeus ou com paz). Estes são considerados cumprimentos padrão para situações quotidianas e seriam uma maneira apropriada de dizer olá aos funcionários do restaurante ou aos concierges do hotel.