O que significa talita cume expressão dita por Jesus a filha de Jairo?
Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
O que significa talita cumi palavras ditas por Jesus à filha de Jairo?
Talitha Kum é uma expressão que se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 41. A palavra traduzida do aramaico significa: "Menina, eu te digo, levanta-te" Estas palavras são dirigidas por Jesus à filha de Jairo, de 12 anos, que aparentemente estava sem vida.
O nome Talita, também grafado como Thalita, tem suas raízes na língua hebraica e é derivado do termo "Talitha", que significa "moça jovem" ou "menina". O nome pode ser encontrado em diversos textos religiosos, como o Novo Testamento da Bíblia, onde é mencionado em um relato de cura realizada por Jesus.
Porque Jesus disse que a filha de Jairo estava dormindo?
Antes de ressuscitar a filha do chefe da sinagoga, Jesus disse que ela apenas dormia, porque ele tinha certeza do desfecho da história e controle do futuro. Quando Lázaro ficou doente, Jesus já sabia que esse amigo ia sair do túmulo vivo, porque ele, sendo Deus, tem poder para dar vida.
Então um homem chamado Jairo, dirigente de uma sinagoga judaica, veio e caiu aos pés de Jesus, pedindo-lhe que fosse à sua casa com ele, porque estava à morte sua única filha, uma menina de doze anos.
QUEM FOI TALITA CUMI? A HISTÓRIA DE TALITA CUMI NA BÍBLIA
Qual era a função de Jairo na sinagoga?
Jairo era um dos chefes da Sinagoga (verso 22). E essa Sinagoga provavelmente ficava à margem ocidental do Mar da Galileia. O fato de ser chefe de sinagoga indicava que ele tinha uma vida social. É que a sinagoga era um espaço de convivência, de interação, de contato entre as pessoas, de diálogo.
Conforme eles seguem para a casa de Jairo, uma mulher doente na multidão toca no manto de Jesus e é curada de sua enfermidade, no episódio que ficou conhecido como "Curando a mulher com sangramento". Enquanto isso, a filha morreu, mas Jesus não se deteve e continuou até a casa e lá a trouxe de volta à vida.
"Não temas, crê somente" é a palavra de ordem que Jesus dá a todo aquele que vai até Ele em busca de socorro, de alívio para as mais diversas mazelas. Às vezes, vivemos situações tão terríveis, que até mesmo os nossos amigos mais chegados nos desestimulam a orar. Eles não fazem isso por maldade, mas por querer ajudar.
Então chegou um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga daquele lugar. Ele se jogou aos pés de Jesus e pediu com insistência que fosse até a sua casa porque a sua filha única, de doze anos, estava morrendo. Enquanto Jesus ia caminhando, a multidão o apertava de todos os lados.
O nome Thalita tem sua origem no hebraico “Talitha,” que significa “menina” ou “jovem mulher.” A frase “Talitha cumi” é bem conhecida na tradição cristã, originária do Novo Testamento da Bíblia, especificamente no Evangelho de Marcos.
Aramaico, quer dizes menina. Denota insatisfação e alegria. É próprio de pessoas alegres na aparência, justamente porque os problemas que as cercam são bastante profundos.
O cumim atua como suporte ao garçom, sendo crucial no atendimento inicial ao cliente em ambientes como restaurantes e bares. Ele é responsável por recepcionar os clientes, transmitir os pedidos e servir alimentos e bebidas. É um papel que pode ser conhecido também como Auxiliar de Restaurante ou Auxiliar de Barman.
Qual a ligação da filha de Jairo com a mulher do fluxo de sangue?
Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.
A expressão “não temas” aparece 365 vezes na Bíblia, como se fosse um lembrete diário para enfrentarmos nossos medos. É como se a cada dia, ao longo do ano, Deus nos dissesse: “Não tenha medo, estou aqui com você”.
Jesus disse ao líder da sinagoga: “Não temas, crê somente” ( Marcos 5:36). O discipulado é acreditar Nele nos momentos de paz e nos momentos difíceis, quando nossa dor e temor somente são amenizados pela convicção de que Ele nos ama e cumpre Suas promessas.
Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.
Saber clamar, saber pedir a Deus, saber rogar. Jairo implorou de forma humilde, crendo que Deus iria responder, pois um pai não nega bem algum aos seus filhos. Hoje, o que vemos é que esta geração tem uma leitura confusa de PAI, pois alguns não fizeram sua função sacerdotal.
Um dia, Jairo, um dos dirigentes de uma sinagoga, caiu de joelhos aos pés de Jesus. Jairo disse que sua filha de 12 anos estava muito doente. Ele implorou a Jesus que fosse com ele e a abençoasse. Ele acreditava que Jesus poderia fazer com que ela melhorasse.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Segundo a Lei Mosaica, especificamente nos textos de Levítico 15:25-27, uma mulher nesse estado de hemorragia contínua seria considerada impura. Essa impureza não era apenas física, mas também social e religiosa, exigindo dela isolamento e excluindo-a de participar plenamente na vida comunitária e religiosa.
O Fluxo arterial sistêmico, que é também chamado de grande circulação, significa o trajeto que o sangue faz pelo organismo, do coração para por todos órgãos. O Fluxo pulmonar, pode ser chamado de pequena circulação, pois a circulação do sangue é do coração para o pulmão.