A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).
A tuberculose é uma infecção contagiosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar. Ela geralmente afeta os pulmões, mas praticamente qualquer órgão pode estar envolvido.
O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina.
Suspeita de tuberculose é maior em pacientes com febre, tosse por > 2 a 3 semanas, sudorese noturna, perda ponderal e/ou linfadenopatia e em pacientes com possível exposição à tuberculose (p.
Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados, principalmente, os seguintes exames: exame microscópico direto (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax.
A pessoa pode tossir meses, sem, contudo, pensar na tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento e suor noturno acompanhado de febre baixa, que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Nem sempre todos esses sintomas aparecem juntos.
É muito perigosa e pode ser mortal. Pode afetar qualquer órgão do corpo, porém os mais comuns são os pulmões, as meninges, o fígado e a medula óssea. A condição ocorre com maior frequência em crianças menores de 4 anos, pessoas com o sistema imunológico comprometido e idosos.
As principais formas diagnosticadas em nosso meio são a TB pleural, Empiema pleural tuberculoso, TB ganglionar periférica, TB meningoencefálica, TB pericárdica e TB óssea.
A tuberculose é uma doença que geralmente afeta o pulmão, mas também pode atingir os rins, os gânglios linfáticos e o intestino, causando sintomas como tosse com catarro ou sangue, febre, suores noturnos e perda de peso.
Quando uma pessoa está com tuberculose tem que ficar isolado?
Sim. A maior fonte de transmissão da TB é o doente com a doença no pulmão, porque ele elimina bacilos pela tosse, fala e espirro. Por isto as pessoas que convivem com ele, principalmente na mesma casa, antes do início do tratamento correto, são aquelas que têm maior risco de adquirir o bacilo.
A tuberculose é uma doença milenar. Infecciosa e transmissível, é causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis e ataca prioritariamente os pulmões (tuberculose pulmonar), mas pode afetar outros órgãos do corpo (tuberculose extrapulmonar), como rins, ossos, olhos, pleura e meninges.
Entre os sintomas da tuberculose, destacam-se a sudorese, incluindo a diaforese noturna relatada pelos pacientes, que pode ser bem intensa. Além disso, os pacientes podem ter manifestações mais inespecíficas, como mal-estar, fadiga, anorexia, dor torácica não pleurítica e dispneia.
Quais são os órgãos que a tuberculose pode afetar?
Os locais mais comumente atingidos depois dos pulmões são a pleura (que é uma membrana que reveste os pulmões) e os gânglios linfáticos (que quando inchados são conhecidos como “ínguas”). Podem ainda ocorrer tuberculose na meninge, nos ossos, nos rins, no intestino, enfim, em todos os órgãos.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, M.
Quando esse tratamento de seis meses é bem feito a maioria das pessoas ficam curadas da infecção. É importante que se divulgue que o tratamento pode e deve ser realizado nas unidades de saúde do bairro. Alguns casos mais complexos e graves exigirão internação hospitalar.
A tuberculose pode ser diagnosticada por exames de laboratório, por exemplo, a amostra do escarro (catarro), conhecido por baciloscopia. E também por exames complementares como a radiografia do tórax (peito) do paciente.
A tuberculose é uma doença caracterizada por tosse persistente, podendo ser de grande risco para as pessoas caso não seja tratada adequadamente. Saiba quais sintomas são comuns, quais são mais graves e como tratar a infecção.