Todos os inversores on-grid da Growatt são projetados de acordo com os requisitos de segurança da rede elétrica local, mas quando a rede flutua, a tensão da rede muda. Neste momento, se a tensão for superior à faixa de trabalho do inversor, o inversor será desconectado da rede e exibirá “Tensão CA fora da faixa”.
A tensão CA é uma tensão que varia com o passar do tempo. Essa alternância é natural do processo de geração de energia elétrica através de máquina elétricas rotativas.
Quando o inversor apresenta falha de tensão CA/VAC failure, o que significa?
P: O inversor exibe a tensão da rede elétrica acima do limite ou “Vac Failure” (Falha de Vac). R: O inversor detectou tensão CA além da faixa de configuração de segurança do país. Quando o inversor exibir uma mensagem de erro, use o multímetro para medir a tensão CA e verificar se está muito alta ou muito baixa.
Sobretensão: Ocorre quando a tensão em uma linha elétrica excede os limites especificados para um sistema por um período curto ou prolongado. Isso pode ser causado por eventos como descargas elétricas (raios), alterações repentinas na demanda de energia, ou falhas nos sistemas de transmissão e distribuição.
Condições ambientais extremas. Como temperatura, umidade, poeira, vibração, corrosão, etc, fora dos limites recomendados pelo fabricante do inversor, podem afetar o desempenho e a vida útil do equipamento. Isto causa superaquecimento, oxidação, desgaste, fuga de corrente, etc, e consequentemente a queima do inversor.
A maioria dos inversores de sistemas solares string ou aqueles que ficam acoplados na parede possuem sistema de monitoramento online através de wifi. Em alguns é possível acompanhar os dados pelo celular de qualquer lugar, já em outros os dados aparecem no display dos inversores.
O inversor fotovoltaico, item indispensável no sistema de energia solar, é um conversor elétrico, cuja função é transformar a energia produzida pelos módulos solares de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), com a finalidade de possibilitar a sua utilização em aparelhos elétricos.
Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.
No Brasil, a corrente elétrica utilizada para a distribuição de energia elétrica é a corrente alternada (CA), com uma frequência de 60 Hz e uma tensão de 127V ou 220V, dependendo da região.
O inversor possui uma funcionalidade chamada derating térmico, que gerencia a temperatura do equipamento. Quando a temperatura ultrapassa os limites recomendados, o inversor é desligado para evitar danos internos.
O Painel Solar de 550W da marca Sunova possui 144 células de silício monocristalino PERC Half Cell e pode gerar até 2.200Wh/dia. Garantia de 15 anos (já incluindo os 90 dias da garantia legal) contra defeito de fabricação e garantia linear de produção de 25 anos.
A prática de sobrecarregar o sistema é caracterizada pela execuç˜ao de uma usina com potência instalada de módulos maior que a capacidade de convers˜ao do inversor, tal técnica permite que o sistema atinja a potência nominal do inversor com maior frequência.
A tensão de saída de um inversor de frequência pode variar dependendo do modelo e da aplicação específica do equipamento. Geralmente, os inversores de frequência modernos podem fornecer uma tensão de saída de 0 a 480 volts ou mais, dependendo da tensão de alimentação da rede elétrica e do tipo de motor utilizado.
Em algumas aplicações, um inversor de frequência pode ser usado para controlar vários motores, se considerações corretas de projeto tiverem sido feitas e se cada motor tiver a proteção adequada. Isso pode oferecer vantagens, como reduzir custos e espaço no painel, além de reduzir a complexidade do controle.
Recomenda-se que você espere até que a luz do sinal de alimentação do inversor se apague ou quando a tensão DC cair abaixo de 25 V CC antes de iniciar qualquer manutenção no inversor. Isso garante a segurança do pessoal e evita curtos-circuitos ou faíscas.
As Categorias de Instalação de Sobretensão, também conhecida pela sigla CAT, definem o nível de proteção que os instrumentos de medição elétrica possuem, em função da tensão e da distância da fonte de energia.