Há três significados mais conhecidos quando falamos de aranhas: poder de criatividade, com a tecelagem de sua própria teia, agressividade e construção de um ponto central do seu universo.
Se a aranha estiver subindo pela teia, indica “ascensão na carreira”. Se tiver várias aranhas, é um líder, conselheiro. Teia de aranha, tatuada na mão, antebraço, cotovelo ou perna, significa lembrança do comparsa que morreu.
A tatuagem de aranha. significa que é um criminoso bem perigoso, que geralmente age em grupo. E temos também a teia de aranha, simboliza engenhosidade, é aquele criminoso paciente, bem malandro. Quem tem a tatuagem de arame farpado.
O que significa: Membro do PCC. O Primeiro Comando da Capital popularizou, entre seus membros, a imagem clássica da morte, com capuz e rosto escondido. Mas, no lugar da foice, ela carrega um fuzil, símbolo de poder.
A aranha simboliza paciência e persistência devido à sua técnica de caça de armar teias e esperar que sua presa seja enredada. Numerosas culturas atribuem a habilidade da aranha de tecer teias com a origem da fiação, da tecelagem de tecidos, da cestaria, dos nós e da confecção de redes.
No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza. Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente.
O número, no entanto, possui um significado espiritual: boa sorte e energia positiva. A numerologia diz que a combinação tripla do sete representa uma confirmação mística de que se está trilhando o "caminho certo".
O sinal de "3" com as mãos, representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital); o sinal com 4 dedos simboliza a facção criminosa Amigos dos Amigos; e o do Comando Vermelho é o V feito com a mão, em que o dedo indicador e o médio são levantados e separados, enquanto os outros dedos permanecem fechados.
"1533": A numeração faz referência à 15ª letra do alfabeto (P) e à terceira (C). É usada por membros do Primeiro Comando da Capital, organização criminosa presente hoje em todos os estados do Brasil.
Em resumo, as aranhas são símbolos poderosos de crescimento, criação, paciência e esperança. Quando vemos uma aranha, lembremo-nos de nossa própria capacidade de criar nossa vida, de superar obstáculos e de ter esperança em tempos difíceis.
A maioria dos portadores desta tatuagem possuem ligação com a prática de roubo, formação de quadrilha e possibilidade de envolvimento em morte de policiais.
A caveira é considerada pela maioria das culturas como um dos símbolos da morte. Mas as caveiras estão longe de ter somente este sentido sombrio. As caveiras normalmente são um símbolo escolhido pelas pessoas destemidas, que não temem a morte, tampouco as batalhas da vida.
Afinal, o que a tatuagem de cobra significa? De acordo com o misticismo e com crenças antigas, as cobras são símbolo de renascimento e regeneração. Com isso, há também uma ligação do réptil com o poder da cura, já que é associada a Asclépio, semideus ligado às artes medicinais.
No caso de membros do CV, que antes era o Comando da Paz (CP), é comum ver escorpiões tatuados. Na PM, existia até uma cartilha para alertar os policiais sobre isso”, relata.
O Comando Vermelho (CV) tem uma representatividade marcante na cultura popular brasileira, refletindo-se em diversas formas de expressão artística, como música, literatura, cinema e arte urbana.
O milenar símbolo yin-yang é a representação do PCC, freqüentemente estampado em cortes de cabelo, tatuagens e desenhos feitos pelos adolescentes. Os desenhos de Valcir, o tatuador da unidade, viraram moda entre os adolescentes.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
O número 777 às vezes é conhecido como “número de Deus” porque simboliza conceitos bíblicos significativos. Múltiplos de sete aparecem em toda a Bíblia de maneiras que conectam a obra de Deus com plenitude, completude e perfeição.
A teia de aranha é capaz de conectar muitas partes que podem ser distintas. Por essa razão, esse animal transmite a mensagem acerca da aproximação de algo ou alguém. Você pode receber a visita de uma pessoa querida ou ter notícias de um(a) amigo(a) que há tempos não via.
A aranha como animal de poder também simboliza a transmutação, feminilidade e criação. A aranha anciã foi reverenciada pelos índios nativos como a tecelã do Universo. Os índios Lakota a chamavam de Iktome ou tecelã do poder de cura. Assim, a aranha está ensinando você a suportar sua realidade presente.
Apesar da sua grande fragilidade, nas mitologias antigas a sua teia é associada ao cosmos e a aranha é assim uma criadora do Mundo em muitas tradições. Para algumas culturas, ela é responsável por tecer a realidade, para outras é ela que tece a aparência ilusória dessa mesma realidade.