Ah, se todos nós pudéssemos viver num mundo de “leite e mel”. Todo mundo sabe o que significa essa expressão – uma terra sem cuidados, de abundância e vida fácil.
Em comparação às terras próximas, Canaã era farta, produzia frutas, uvas, mel, entre outros alimentos, que deram a esta terra uma referência de “terra que mana leite e mel”.
Na Bíblia Sagrada, o mel é mencionado 61 vezes e seu significado é frequentemente associado à prosperidade e abundância. ”Uma terra que mana leite e mel", versículo que aparece 40 vezes na Bíblia é, talvez, o versículo mais conhecido e usado para descrever a Terra Santa.
A abelha simboliza a nobreza, lealdade e cooperação por viver em colmeias e trabalhar em conjunto para produzir o mel, que, por sua vez, é conhecido como “ouro líquido”. A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito.
Na Bíblia, “alimento sólido” bem como “leite” são figuras de linguagem usadas para facilitar o entendimento. A palavra “leite” indica os ensinamentos básicos, os rudimentos da fé. “Alimento sólido” indica os ensinamentos mais profundos sobre a Palavra de Deus; indica o discernimento das verdades espirituais.
Claramente, a Bíblia registra como Deus prometeu, originalmente, a Terra de Canaã para Abraão e seus descendentes naturais, através de Isaque e Jacó (Gênesis 13.15, 15.17-21, 17.5-8, 28.13, 35.12; Salmo 105.8-12).
O livro bíblico de Êxodo descreve o maná (no hebraico: מָן man) como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo Israelita liderado por Moisés, durante toda sua estada no deserto rumo à terra prometida.
Na verdade, é terra onde também emana leite e mel; eis os seus produtos. Se Yahweh nos é propício, Ele nos fará entrar nessa terra e pessoalmente a dará a nós.
Qual era a aparência do maná? Era uma coisa pequena, redonda, miúda como a geada, e era branca (ver Êxodo 16:14, 31). Qual era o sabor dele? “Como bolos de mel” (Êxodo 16:31) ou como “azeite fresco” (Números 11:8).
Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje corresponderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.
2) O Midrash3 explica que o leite simboliza qualidade superior, riqueza de sabor e nutrição. Mel representa doçura. A bondade de Israel é nutritiva e agradável.
Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão - originário da região do actual Iraque - como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".
Terra Prometida. O nome “Canaã” tem origem histórica e corresponde ao atual Estado de Israel, no Oriente Médio. Segundo a Bíblia Sagrada, Canaã era neto de Noé, que repovoou a região após o “dilúvio”. Tempos depois, a terra foi prometida por Deus a Abraão e sua descendência.
Segundo a narrativa bíblica, a História de Israel começou quando Javé ordenou a Abraão que abandonasse a família e o seu país para se estabelecer em Canaã.
Qual foi a promessa de Deus para o povo de Israel?
O Senhor prometeu que os israelitas, Seu povo do convênio, seriam um dia reunidos: “E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado” (Jeremias 23:3). Deus reúne Seus filhos por meio do trabalho missionário.
Por que que só Josué e Calebe entraram na terra prometida?
Os filhos de Israel se recusaram a ouvir Josué e Calebe, e tentaram matá-los (ver Números 14:10). Por causa dessa rebelião, o Senhor declarou que eles peregrinariam pelo deserto por 40 anos. Somente quando todos os que murmuravam contra o Senhor falecessem, Ele os traria de volta à terra prometida.
Leite e mel são uma combinação clássica na história, presente em diversas bebidas e usada para o preparo de algumas sobremesas. A junção dos dois ingredientes, inclusive, é tida por certos religiosos como símbolos de riqueza e prosperidade.
Assim como o leite materno é um alimento completo para o recém-nascido nos primeiros meses de vida, a palavra de Deus e um alimento completo para todo cristão recém-nascido que necessita do genuíno leite espiritual da palavra. O alimento da Palavra é imprescindível para a crescimento espiritual do crente.