O texto multimodal, também presente nos manuais de montagem e em bulas de medicamentos, é o que se compõe de, pelo menos, duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala, movimentos gestuais, entre outros.
São exemplos de textos multimodais: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges. São chamados de multimodais pois são textos que utilizam mais de uma modalidade de forma linguística sua composição.
O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita precisam levar em conta, atualmente, a variedade dos modos de comunicação existentes, o que chamamos de multimodalidade.
O texto multimodal, também presente nos manuais de montagem e em bulas de medicamentos, é o que se compõe de, pelo menos, duas formas de comunicação: a imagem e o (texto) escrito, mas pode ser integrado por outros componentes como som, fala, movimentos gestuais, entre outros.
O principal objetivo da modalidade multimodal é otimizar o transporte de cargas, simplificando os processos e trazendo agilidade para as entregas. Como falamos, nem sempre é possível levar uma mercadoria até o ponto de destino com o uso de apenas um meio de transporte.
Os estudos sobre multimodalidades surgiram no final do Século XX e estão relacionados aos vários modos semioticamente possíveis de produção textual que ultrapassam os limites da linguagem verbal para atingirem outros meios semióticos, tais como imagens, som, leiaute.
Os textos multissemióticos, ou multimodais, são marcados pela presença das palavras e de outros recursos, como imagem, sons, gráficos e links, permitindo diversos modos de leitura, ou seja, é a linguagem verbal e não-verbal em um só produto.
Dos principais deles, podemos destacar o rodoviário, o marítimo, o aéreo e o ferroviário. Em poucas palavras, o transporte multimodal é aquele em que dois ou mais desses modais são empregados em uma mesma operação.
No transporte multimodal tradicional, são combinados vários meios como navios, aviões, caminhões, trens ou até outros modos, conforme a necessidade do ambiente — a exemplo do transporte dutoviário. Por envolver mais variáveis, quem atua com logística pode otimizar seus processos dominando esse tipo de transporte.
Nesse sentido, os textos publicitários são construídos a partir de textos verbais (orais ou escritos) e não verbais (imagens, gestos, cores, texturas etc.), sendo que a combinação desses diferentes códigos semióticos caracteriza um texto multimodal.
O protocolo multimodal em cirurgia trata-se de uma abordagem multidisciplinar que visa acelerar a recuperação pós-operatória, com o objetivo de diminuir a morbidade, mortalidade e tempo de internação hospitalar.
São aqueles que envolvem o uso de diferentes linguagens. Neste sentido, a maioria dos gêneros que circulam socialmente são multissemióticos, pois envolvem no mínimo a linguagem verbal e a visual (fotos, ilustrações, cores). Um poema visual, por exemplo, configura-se como um texto verbo-visual.
A utilização de textos que apresentam diversas formas ou linguagens presentes no mesmo contexto, como texto escrito, imagens e gráficos é classificado como um texto multimodal (MAZDZENSKI, 2008).
Foram observados os seguintes elementos multimodais: cor, participantes representados, olhar, relação entre os participantes, saliência, enquadramento e relação entre texto verbal e imagem.
A principal vantagem do transporte multimodal está na combinação mais eficiente de múltiplos meios de transporte. Isso torna os deslocamentos mais rápidos e baratos, além de proporcionar menos emissão de poluentes.
A linguagem multimodal refere-se à exploração de diversos modos para comunicar sentidos e significar os fenômenos das Ciências da Natureza e de outras áreas do ensino. O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento sobre a linguagem multimodal no ensino de Ciências.
A multimodalidade é entendida, em termos gerais, como a co-presença de vários modos de linguagem, sendo que os modos interagem na construção dos significados da comunicação social.
O transporte multimodal nada mais é que a etapa do processo logístico que emprega o uso de mais de um meio de transporte para movimentar itens. Conhecido também como transporte intermodal, a transferência de objetos nesse caso é feita por mais de um meio entre as opções aérea, ferroviária, marítima e rodoviária.
Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM.