TI-RADS 4: lesão moderadamente suspeita. Se o nódulo for maior que 1,5 cm, deve-se realizar PAAF. Se o nódulo tiver entre 1,0 e 1,4 cm, a ultrassonografia deve ser repetida em 1,3 e 5 anos. 9,1% dos nódulos TI-RADS 4 são cânceres. TI-RADS 5: lesão muito suspeita.
A probabilidade de câncer está na faixa de 5-10%. TI-RADS 4B: Risco moderadamente alto de malignidade. Indica uma suspeita maior, com características que são mais preocupantes do que em TI-RADS 4A. A probabilidade de câncer está na faixa de 10-20%.
Acr -Tirads é uma classificação ultrassonografica que avalia o risco de malignidade dos nódulos de tireoide. Nódulos ACR- TIRADS 4 apresentam um risco de malignidade agregado de 9% e portanto só precisam ser puncionados somente se apresentarem tamanho maior ou igual a 1,5 cm.
Para os Nódulos TI-RADS 4 que não requerem Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), a abordagem adequada envolve acompanhamento por meio de ultrassonografia em intervalos regulares, geralmente a cada 6 a 12 meses.
CÂNCER DE TIREOIDE - MEU RELATO (Como Descobri, Cirurgia e Pós-operatório) | Emily Menezes
Quantos graus tem o câncer de tireoide?
Conhecer o estágio da doença ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico do paciente. No câncer de tireoide os estágios variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está mais disseminada. E dentro de um estágio, uma letra anterior significa um estágio inferior.
O principal sinal de câncer de tireoide que pode ser observado é a presença de nódulos na região do pescoço, que podem crescer rapidamente e deixar a região inchada. Eles podem estar associados a alterações na voz, como rouquidão, e causar sensação de falta de ar, dificuldade para engolir e tosse constante.
A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.
Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.
Os sinais e sintomas de câncer de tireoide podem incluir caroços ou inchaço no pescoço, rouquidão, tosse constante, dificuldade para engolir, entre outras manifestações.
Quais os sintomas de um nódulo maligno na tireoide?
Os sintomas de um nódulo na tireoide maligno incluem a presença de um caroço palpável no pescoço, mudanças na voz como rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar, e o aparecimento de linfonodos aumentados no pescoço.
A cirurgia de tireoide é indicada em alguns casos como quando existe uma suspeita de câncer; quando o nódulo supera o tamanho de quatro centímetros; quando o nódulo faz com que haja problemas para engolir e respirar, os chamados sintomas compressivos.
O que significa TI-RADS 4 na ultrassom da tireoide?
TI-RADS 4: lesão moderadamente suspeita. Se o nódulo for maior que 1,5 cm, deve-se realizar PAAF. Se o nódulo tiver entre 1,0 e 1,4 cm, a ultrassonografia deve ser repetida em 1,3 e 5 anos. 9,1% dos nódulos TI-RADS 4 são cânceres. TI-RADS 5: lesão muito suspeita.
Nesses casos, baseado em evidências de múltiplos estudos, o ACR recomenda a punção por meio de uma agulha fina (PAAF) para amostragem celular do nódulo. ACR TI-RADS 3: punção indicada em nódulos ≥ 2,5 cm; ACR TI-RADS 4: punção indicada em nódulos ≥ 1,5 cm; ACR TI-RADS 5: punção indicada em nódulos ≥ 1,0 cm.
Quais são os sintomas de câncer de tireoide na garganta?
Caso haja agravamento da condição clínica, outros sintomas podem surgir, como alterações na voz (rouquidão), dificuldade ao engolir, inchaço em gânglios linfáticos do pescoço, dor na região do pescoço ou garganta, tosse persistente e sensação de compressão na traqueia.
CHRISTIANA VANNI – o não tratamento dos nódulos tireoidianos podem gerar consequências: No caso de nódulo de tireoide maligno – ele pode crescer e se espalhar, gerando metástase para os linfonodos, que são as “ínguas”, as áreas de drenagem da própria região do pescoço.
Como saber se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno?
Algumas das características que mais sugerem a possibilidade de os nódulos tireoideanos serem malignos, ao ultrassom, são os nódulos mais escurecidos, chamados de hipoecogênicos, altura maior que largura. Nós conseguimos determinar as medidas desses nódulos. Aqueles mais altos do que largos possuem um risco aumentado.
Para diminuir o nódulo na tireoide o paciente pode ser submetido ao procedimento de ablação de tireoide, uma técnica minimamente invasiva que necrosa o nódulo através de uma agulha geradora de calor. Com a ablação, o nódulo diminui gradativamente até que seja absorvido pelo organismo.
7 pontos - ACR TI-RADS 5: altamente suspeito (risco de um câncer acima de 20%). Feita a classificação do TI-RADS®, caso haja uma forte suspeita de que o nódulo é maligno, é necessário ser feita uma biópsia, que é feita via punção aspirativa por agulha fina (PAAF).
Ainda não há um completo conhecimento sobre as causas da formação dos nódulos tireoidianos, mas entre os fatores de risco identificados estão: Falta de iodo na alimentação. Obesidade. Idade e sexo: a incidência é alta em mulheres a partir dos 50 anos.
Um nível de TSH elevado indica que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes. Essa informação pode ser usada para decidir quais exames de imagem devem ser solicitados para uma avaliação inicial de um nódulo de tireoide. No entanto, o nível de TSH é geralmente normal no câncer de tireoide.
“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico. Depende de cada caso”, explica o Dr.
Quais as chances de cura de um câncer na tireoide?
As chances de cura do câncer de tireoide são altas, especialmente para os tipos papilífero e folicular, com taxas de sobrevivência de 5 anos acima de 98% quando diagnosticados precocemente. As chances de cura do câncer de tireoide variam conforme o tipo e estágio da doença, bem como fatores individuais do paciente.