Tiras foi, de acordo com Gênesis 10:2 e 1 Crônicas 1:5, o último filho de Jafé, portanto, neto de Noé. Segundo o Livro dos Jubileus, a herança de Tiras é composta de quatro grandes ilhas no oceano.
Tiro está listado entre uma aliança de dez nações que conspirariam contra o povo de Deus. Tiro é mencionada no livro de Isaías como sendo esquecida por setenta anos quando sua "fortaleza é destruída" e depois que "seu lucro e o salário de sua prostituta serão sagrados para o Senhor."
Portanto, o sentido das borlas ou das franjas era que, ao vê-las, a pessoa seria continuamente lembrada dos mandamentos de Deus, a fim de proceder de acordo com eles.
O preceito da vestimenta com franjas tem o propósito de associá-lo à consciência: vestimentas de quatro cantos são usadas como lembretes das obrigações, como se lê em Números 15:38-41 “(…) E será para vós por tzitzit e vereis e lembrareis todos os mandamentos de Deus e os cumprireis (…)”.
"HIPÓCRITA, TIRA A TRAVE DO TEU OLHO PRIMEIRO!" LUCAS 6,39-42 explicado por João Claudio Rufino
O que a Bíblia fala sobre franja?
Números 15:38 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
― Diga o seguinte aos israelitas: “Façam franjas nas extremidades das suas roupas e ponham um cordão azul em cada uma delas; façam isso por todas as suas gerações.
Tiro e Sidom estão situadas na Fenícia (atualmente, o Líbano). Estas cidades estavam localizadas ao norte da Galiléia, aproximadamente entre 65 e 95 quilômetros de Cafarnaum e fazem parte da história desde antiguidade, quando os fenícios dominavam o mundo da navegação.
Tiras foi, de acordo com Gênesis 10:2 e 1 Crônicas 1:5, o último filho de Jafé, portanto, neto de Noé. Segundo o Livro dos Jubileus, a herança de Tiras é composta de quatro grandes ilhas no oceano.
A gíria brasileira “tira”, com o sentido de policial, é um caso interessante de expressão antiguinha que parece ter garantido vida longa apenas por seu uso continuado em dublagens e legendas de cinema...
31 Jesus deixou de novo a região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32 Trouxeram-lhe, então, um homem que era surdo e mal podia falar, e pediram que impusesse as mãos sobre ele.
Na Bíblia judaica, o diabo é apenas outro agente subordinado a Deus, um anjo do mal, uma alegoria que simbolizava a inclinação maligna dos homens e mulheres. Esse personagem foi desenvolvido pelos cristãos até transformá-lo em uma representação da maldade suprema.
Tiro forneceu materiais e artífices para Davi construir o seu palácio, e Salomão o templo (2 Sm 5.11 – 1 Rs 5 – 7.13,14 – 9.11 a 14, 27 – 10.22 – 16.31 – 1 Cr 14.1 – 22.4 – 2 Cr 2). Foi denunciada pelos profetas (is 23 – Jr 25.22 – 47.4 – Ez 26,27,28 – Jl 3.4 a 8 – Am 1.9,10 – Zc 9.2 a 4).
Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
O Baal de Sidon era Eshmun (deus da saúde). Biblos adorava Adônis (deus da vegetação), cujo culto se associava ao de Ashtart (a caldéia Ihstar; a grega Astartéia), deusa dos bens terrestres, do amor e da primavera, da fecundidade e da alegria. Em Tiro rendia-se culto a Melcart e Tanit.
A franja é um tipo de corte muito popular entre as mulheres, mas é preciso alinhar o estilo ao tipo de mensagem que se quer transmitir. “ Demonstra delicadeza, sutileza. Pode ser usada em todos os tipos de rosto.
Estas franjas eram uma espécie de borlas que se colocavam principalmente nas pontas do vestido. Foi esta parte do vestido de Jesus, tida como coisa sagrada, que a mulher tocou (Mt 9.20).
Franja é um estilo de penteado que consiste em uma porção de cabelo que é cortada mais curta e posicionada de forma a cair sobre a testa. Geralmente, ela é usada para enquadrar o rosto e realçar características faciais, adicionando um toque de estilo e personalidade ao visual.