Então, graças a utilidade gráfica das reticências entre parênteses (...) ou das reticências entre colchetes [...] podemos suprimir partes do texto original. Dessa forma, a finalidade é citar apenas as informações mais relevantes para os leitores. E a oração ou o parágrafo permanece com sentido e clareza.
Parênteses triplos, também conhecidos como (((eco))), ou, em inglês, (((echo))), são um símbolo antissemita usado para destacar o nome de pessoas de ascendência judaica ou de organizações que se supõe pertencerem a judeus.
O que significa quando a pessoa coloca três pontos?
Reticências são um sinal de pontuação que indica a interrupção de um pensamento e tem grande poder de sugestão. Elas também são usadas, por exemplo, na interrupção da fala de um personagem. Além disso, podem indicar hesitação, sugerir o prolongamento de uma ideia ou apontar a supressão de palavra(s).
Os parênteses servem para isolar expressões de caráter explicativo ou não. Em alguns casos, eles podem substituir as vírgulas e também os travessões. Há duas formas de se referir a esses sinais gráficos: “parênteses” ou “parêntesis”.
Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo.
A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.
As reticências indicam interrupção, hesitação ou uma lacuna a ser preenchida. As reticências são um sinal de pontuação usado para representar uma interrupção ou hesitação no discurso, além de deixar uma lacuna que pode ser completada pela imaginação do leitor. É muito frequente na linguagem literária e jornalística.
As reticências significam que ela está expressando desconforto e estranheza, mas não quer dizer de forma explícita. Esse sinal também é usado como uma resposta comum a uma piada besta ou para mostrar que está sem palavras!
As reticências são, na escrita, uma sequência de três pontos ( … ) no início, meio, ou fim de uma frase. A utilização deste gênero de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não é.
Os parênteses são um sinal de pontuação usado para isolar um enunciado que aparece intercalado em outro. É preciso abrir e fechar os parênteses, para que fique claro o início e o fim do enunciado que foi isolado.
Se o texto citado for interrompido antes do ponto final do parágrafo, deverá ser precedido de reticências entre colchetes [...]. Ex.: Segundo Carvalho e Rodrigues (2000, p. 15), "[...] é consenso que as tecnologias estão presentes em todos os setores da sociedade [...]".
O que significa a presença de reticências dentro de colchetes e que podem aparecer no começo meio e ou fim da citação em um texto?
2.4 Supressões: indicam interrupção ou omissão da citação sem alterar o sentido do texto. São indicadas pelo uso de reticências entre colchetes, no início, meio ou final da citação. [...] .
Que efeito tem o uso das reticências nesse trecho?
O uso das reticências nesse trecho indica que o autor está deixando a frase incompleta de propósito, criando uma pausa dramática que sugere um sentimento de incerteza ou hesitação.
Servem para orientar a leitura indicando as pausas, a entonação e a lógica entre as ideias da frase. Os principais sinais de pontuação são: o ponto; o ponto de exclamação; o ponto de interrogação; as reticências; a vírgula; o ponto e vírgula; os dois-pontos; o travessão; as aspas; e os parênteses.