Quando um NPS é negativo, indica que a maioria dos clientes está insatisfeita e não está propensa a recomendar a empresa para outras pessoas. Reverter um NPS negativo é essencial para garantir a sobrevivência e o crescimento sustentável do negócio.
Um NPS positivo é um indicativo de que a empresa está no caminho certo, enquanto um NPS negativo indica que é necessário melhorar. O NPS é uma métrica simples e fácil de entender, que pode ser usada para monitorar o relacionamento com o cliente ao longo do tempo.
Em uma escala de -100 a 100, o método absoluto NPS (Net Promoter Score) considera como "bom" qualquer Pontuação do Promotor Net maior que 0, pois significa que seus promotores superam em número os passivos e detratores.
O NPS é uma métrica simples: % dos Clientes Promotores – % dos Clientes Detratores. Portanto, em 100 clientes, caso haja 73 Promotores e 11 Detratores, seu NPS será 62 e pronto, sem qualquer casa decimal, direto ao ponto!
Quais são os 3 grupos de clientes possível de identificar no NPS?
Clientes detratores, neutros e promotores: como funciona a classificação. A classificação em detratores, neutros e promotores vai depender da nota que os entrevistados deram para a pergunta do NPS.
O NPS é uma ferramenta prática que funciona como um indicador para verificar a quantidade de clientes satisfeitos e insatisfeitos. Por isso, está entre as mais importantes métricas das organizações que investem em customer success – ou sucesso do cliente.
O ideal é que para fazer o cálculo do NPS é ter uma quantidade de respostas de 20% desse total. Ou seja: se você tem mil clientes em seis meses, o recomendado é que 200 respondam a pesquisa do NPS para fazer o cálculo.
Neste sentido, como vimos, a metodologia NPS é sem dúvida uma ótima maneira de conhecer o grau de satisfação e percepção que seus clientes possuem da sua empresa. É através dela que você conseguirá melhorar a experiência do seu cliente e tornar a relação entre empresa e consumidor muito mais produtiva.
De forma resumida, a fórmula para calcular o NPS é: NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondente. Em outras palavras, basta subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade percentual de detratores.
Essa pergunta faz parte de uma metodologia chamada de Net Promoter Score (NPS). Ela busca, através de uma pesquisa quanti-qualitativa, ter um panorama sobre a fidelidade dos seus clientes e quão satisfeitos estão com o que sua empresa oferece.
Questões relacionadas à segurança e ao atendimento foram pautas importantes no último ano, o que pode ter prejudicado grandes players que dominavam o ranking de NPS. O Nubank, líder em 2022, caiu 13 pontos e ficou em 4º lugar. O Inter, da mesma forma, perdeu 14 pontos de NPS de um ano para outro.
Já o NPS pode ser aplicado de duas formas: quando o consumidor ainda está passando pela jornada do cliente (NPS Bottom Up ou Transacional) ou quando já fechou sua jornada (NPS Top Down). Nos dois casos, a intenção é mapear toda a jornada do cliente e sua experiência com a marca.
Também conhecida como NPS, a Net Promoter Score é uma pesquisa que utiliza dados quantitativos e qualitativos para avaliar o quanto os clientes estão satisfeitos com a experiência que tiveram (ou estão tendo) com uma determinada empresa.
Qual a nota mínima do NPS a loja precisa ter? As notas médias podem variar de acordo com o ramo de atuação de empresa, mas podemos estabelecer, de modo geral, a seguinte escala de classificação: Excelente – NPS entre 75 e 100. Muito bom – NPS entre 50 e 74.
Qual é a pergunta que o cliente precisa responder para calcularmos o NPS?
A metodologia do NPS é baseada na seguinte pergunta: Qual é a probabilidade de você recomendar esta empresa para um amigo ou colega? Clientes fiéis e verdadeiros fãs da sua empresa, que a divulgam entre seus amigos e colegas.
Qual a pergunta que o cliente precisa responder para calcularmos o NPS?
O NPS permite identificar pontos de melhoria através de um única pergunta definitiva: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa para um amigo ou familiar?”
O cálculo do NPS é absolutamente simples: basta fazer “a pergunta definitiva” e utilizar uma pontuação em escala de 0 a 10. Nesse caso, a pergunta-chave é: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou familiar?”.
Como falamos anteriormente, a NPS costuma ter uma única pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o nosso produto/serviço para um amigo ou familiar?” Apesar de considerada a questão principal, é possível criar variações, de acordo com os seus objetivos.
Qual a diferença entre NPS e pesquisa de satisfação?
A pesquisa de satisfação, ou CSAT, avalia a satisfação do cliente a curto prazo enquanto o NPS mensura sua lealdade com a marca e a probabilidade de recomendação.
O primeiro passo para criar uma pesquisa NPS por WhatsApp é escolher uma ferramenta de pesquisa online para realizá-la. O ideal é que essa ferramenta não só permita a elaboração do questionário de pesquisa, mas também facilite seu envio para o aplicativo, bem como o armazenamento e a análise das respostas.