3. [ Ortografia ] Cada um dos sinais ortográficos, geralmente ( ), [ ] ou < >, usados para se encerrar uma palavra ou frase interposta no discurso, entre outras funções.
O que significa colocar uma palavra em parênteses?
Os parênteses servem para isolar expressões de caráter explicativo ou não. Em alguns casos, eles podem substituir as vírgulas e também os travessões. Há duas formas de se referir a esses sinais gráficos: “parênteses” ou “parêntesis”. De forma geral, parênteses, chaves e colchetes apresentam a mesma utilidade.
Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo. O travessão, por sua vez, tem finalidade oposta: serve para dar ênfase, para destacar o elemento por ele intercalado.
O que indica o texto que aparece entre parênteses?
Geralmente, o enunciado que aparece dentro dos parênteses é apenas acessório e explicativo, não sendo essencial para o entendimento do enunciado que aparece fora, mas trazendo um complemento, como uma explicação ou um comentário sobre ele.
1. Cada um dos ascendentes, descendentes ou colaterais de uma família por consanguinidade , afinidade ou adopção ; pessoa liga a outra por laços de família.
Os parênteses podem interpor-se entre as informações principais. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Inicialmente, deve-se pensar que o uso dos parênteses, representado graficamente pelos ( ), é justificado pela necessidade de apresentar-se informações acessórias em relação ao restante do período.
Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?
O significado dessa expressão é bastante simples: indica que, se fosse um texto escrito, o termo estaria entre aspas. Quer dizer, é uma forma de dar destaque a alguma palavras no discurso oral. Além disso, em uma forma coloquial, também é uma forma de indicar ironia ou contradição de uma frase.
São empregados para intercalar, em um texto, explicações, indicações, comentários, observações, como por exemplo, indicar uma data, uma referência bibliográfica, uma sigla. Exemplos: Na última reunião (10 de novembro de 2018), tomou-se a decisão.
“Dentre” e “entre” são palavras utilizadas em contextos semelhantes. Como “dentre” é resultado de uma contração, ela é usada em situações que exigem também a preposição “de”. “Entre” é uma preposição, enquanto “dentre” é a contração de duas preposições.
O que significam os textos entre colchetes na Bíblia? Essas passagens são textos extra canônicos, ou seja, que entraram depois nos livros bíblicos como igualmente inspirados por Deus, ainda nos primeiros séculos da igreja.
Os parênteses empregam-se normalmente para isolarmos palavras ou frases bem como para indicarmos as alternâncias. Assim, coordenador(a) é a forma preferível.
Como a palavra aparece entre parênteses qual a finalidade desse recurso?
Resposta. Sua finalidade é indicar uma rubrica nos textos teatrais escritos e, nos demais gêneros e tipos textuais, é intercalar informações acessórias (observações, significados de siglas ou de palavras, adendos, curiosidades etc.).
A abreviatura pode ser considerada o encurtamento de uma palavra, fazendo uso de uma ou mais sílabas. Ela costuma terminar com um ponto final abreviativo, sinal que indica a sua redução. Não existe uma regra para a formação de abreviaturas.
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
Para que foram usados os parentes no primeiro parágrafo da notícia?
No primeiro parágrafo, os parênteses foram empregados para isolar palavras cuja função é explicar o sentido do elemento que imediatamente lhes antecede.
Nepotismo (do latim nepos, sobrinho, neto, ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.
a Bíblia é isso. tudo que é fora pai, mãe e filhos é parentela, são parentes. então, por exemplo, meu pai e minha mãe, meus irmãos, eram minha família até eu casar. depois que eu casei, eles viraram meus parentes.
São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra. Em segundo grau, são considerados parentes diretos avôs, avós, netos e irmãos. Os parentes em segundo grau por afinidade são: avôs e avós do cônjuge e cunhados. Os parentes diretos de terceiro grau são: bisavôs e bisavós, bisnetos e tios.