– Missas: as velas são acesas para mostrar que elas se consomem quando prestam seu serviço e assim nos lembrar que devemos cumprir nossa missão de iluminar e se deixar “gastar” levando a palavra e o amor de Cristo para o mundo. Além disso, durante a missa, ela representa o sacrifício de Cristo de Jesus por nós.
Central para a prática de acender velas é a compreensão do elemento fogo, que simboliza luz, purificação, renovação e transformação. Esse elemento é capaz de transmutar energias, facilitando a manifestação de intenções e desejos.
Simboliza a calma, a tranquilidade e o equilíbrio. Deve ser acesa quando o pedido for relacionado à saúde. Esta cor tem forte ligação com a espiritualidade. Deve ser usada quando o pedido estiver associado à espiritualidade ou para transformar sentimentos negativos (como mágoas) em amor.
Branca – deve ser utilizada em pedidos de paz, tranquilidade, serenidade e cura espiritual. Ela afasta as energias negativas e promove a elevação espiritual. A vela branca também representa a proteção, a feminilidade, os laços de família e a pureza.
Derretimento: ao acender a vela, o calor da chama faz com que a parafina próxima ao pavio comece a derreter e assim a parafina que está até o momento sólida passa a começar a ficar líquida devido ao aumento da temperatura. Capilaridade: a partir disso, a parafina que vai ficando líquida é sugada pelo pavio.
Ao acender uma vela, a chama presente no pavio faz com que a parafina se aqueça rapidamente e se torne líquida e é a partir deste momento que a parafina passa a ser um combustível para o pavio, deixando-o sempre úmido e com a chama acesa.
Quando a cera atinge a ponta do pavio, ela é vaporizada pelo calor da chama, produzindo pequenas partículas de carbono. Grande parte da chama é formada por gases quentes -o oxigênio do ar do ambiente que entra na chama e os gases produzidos pela queima da cera e do pavio.
Chama Amarela: Significa que a felicidade está próxima. Chama Vermelha: Indica que o pedido é favorável e que poderá ser realizado. Chama Brilhante: Demostra que o pedido está sendo ouvido e que vai ser atendido.
1 - QUEIMA POR COMPLETO E NAO SOBRA CERA. Quando a vela queima por inteiro, podemos dizer que o pedido feito pela pessoa foi aceito pela espiritualidade, e poderá se realizar. Então, sempre que uma vela queimar até o fim será um bom sinal, sempre.
Enquanto a vela branca pode ser utilizada para promover paz e harmonia, tonalidades pretas ou vermelhas podem oferecer proteção e paixão, respectivamente.
A vela é um símbolo de iluminação, mas também de destruição e renascimento. Em Mt 5,14, Jesus diz que somos a luz do mundo e podemos interpretar isso como uma forma de iluminar e nos deixar ser iluminados pelas palavras e ensinamentos de outras pessoas.
A vela representa o princípio criador: a luz do sol, que dá vida a tudo, e favorece a transmutação das energias, isto é, transforma a energia dos pedidos na concretização dos mesmos, dando-lhes força e calor.
Ao acender uma vela estamos colocando nossa energia nisso, direcionando nossa intenção a um objetivo. Por isso, ela também nos ajuda a nos conectar com o mundo espiritual, oferecendo uma sensação de conexão com forças superiores.
A chama de uma vela é uma fonte contínua de energia térmica enquanto a vela estiver acesa. Então, se colocamos um objeto próximo à chama ou na chama da vela, este objeto está recebendo energia térmica continuamente.
"Senhor, que sois luz sem ocaso, ao acender essa vela possa a minha fé se fortalecer, a minha esperança se renovar e a minha caridade crescer. Quero também ser luz neste mundo, testemunhando com a minha vida a grandeza do vosso amor".
Ela simboliza purificação, luz, esperança, amor, fé e espiritualidade. A chama da vela transmite também força e coragem para enfrentar os desafios da vida. Ela acalma a mente e o coração, trazendo calma e tranquilidade para o ambiente. Acender uma vela carrega consigo muita beleza, significado e espiritualidade.
Quando a vela termina de queimar e sobra cera esparramada no prato, sem queimar - é sinal que você precisa acender novamente o que sobrou, pois existe energias negativas atrapalhando. Quando terminar de queimar, então acenda outra e agradeça ao seu Anjo.
Tempo de queima: Pavios mais finos podem fazer a vela durar mais; Intensidade do aroma: Pavios de madeira, por exemplo, tendem a liberar o aroma de forma mais intensa; Formação de fuligem: Pavios de algodão puro tendem a produzir menos fuligem.
- Chama da vela azul, laranja, vermelha: A cor da chama da vela depende do tamanho da chama e do material da cera da vela. Chamas altas tendem a ser alaranjadas, avermelhadas e chamas baixas tendem a ser azuladas. - Vela que se apaga sozinha: O primeiro fator a ser considerado é a grossura da vela.
Agora, se a chama da vela estiver bem retinha, significa que a intenção está forte e está bem colocada. E quanto mais alta for a chama, maior está sendo a sua conexão com o momento.
É um aviso para momentos de solidão, de tristeza, introspecção e recolhimento que estão se aproximando. Indica que o pedido está fluindo, mas existem etapas a serem concluídas pela pessoa.
que a chama da vela pode estar querendo te passar. ao acendê las com alguma intenção. 1º chama alta e ponte aguda é um momento de alta conexão. é usado para conversar com seus guias e ter uma boa comunicação.
Quando a cera da vela forma um círculo, quando a cera da vela forma um círculo, indica que você ainda tem que. percorrer um caminho até conseguir alcançar o seu. Objetivo, porém isso não quer dizer que deva desistir. Diz apenas que ainda não chegou o momento de realização.
Quando a vela queima por inteiro, podemos dizer que o pedido feito foi aceito. Então sempre que vela queimar inteira é um ótimo sinal. Vela enche o prato de cera.