Via coletora - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
No caso das vias coletoras, elas têm a função de coletar e redistribuir o trânsito pela cidade. Geralmente elas ligam as vias arteriais e rápidas às locais.
As vias urbanas são separadas em quatro tipos: vias de trânsito rápido, coletora, arterial e local. Cada uma possui suas especificações e limites de velocidade, segundo a lei brasileira de trânsito.
Já as vias coletoras são aquelas que distribuem o trânsito entre a entrada e saída para vias rápidas e locais, facilitando a circulação nas regiões da cidade.
No Brasil, os limites de velocidade estabelecidos são: 30 Km/h nas vias locais, 40 Km/h nas vias coletoras, 60 Km/h nas vias arteriais e 80 Km/h nas vias de trânsito rápido.
Classificação das vias de trânsito (Trânsito rápido, arterial, coletora e local)
Qual a tolerância do radar de 80 km por hora?
Exemplo: numa via de velocidade máxima de 80km/hora você pode passar pelo radar a até 120 km/hora que não será multado na pena deste inciso. A partir de 121 km/hora você já estará enquadrado neste artigo de infração. Isso significa que, sim, há uma tolerância para que o excesso de velocidade seja considerado infração.
Para vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais; Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; Para estradas: 60 km/h para todos os veículos.
A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via. (Art. 219 CTB). Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista no Código destinada a condutores e pedestres.
Já as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação: as vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias e as não pavimentadas são as estradas (entende-se pavimento como qualquer tipo de cobertura do solo, podendo ser o asfalto ou pedregulhos, por exemplo).
Como saber a velocidade máxima de uma via? Em geral, as vias apresentam placas indicando a velocidade máxima permitida. Quando não houver, prevalecem as determinações do Art. 61 do CTB, cujo primeiro inciso transcrevemos abaixo.
São divididas em dois tipos: estradas e rodovias. A diferenciação é feita apenas pela existência ou não de pavimentação. Assim, as rodovias são as vias rurais pavimentadas ou com acabamento em pedras e as estradas são as vias rurais sem pavimento, ou seja, de areia ou terra.
As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora. Na seção de definições do Código de Trânsito Brasileiro, pode-se observar o que o código entende como vias urbanas.
Coletora: É destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais. A velocidade máxima permitida nessa via é 40 km/h; Local: Caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada ao acesso local ou áreas restritas.
Arterial – caracterizada por interseções em nível, geralmente controladas por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
Mas, afinal, o que é pista de rolamento? Resposta direta e reta: são as estradas e vias que servem para o tráfego de carros, motos e veículos em geral. A pista de rolamento é o que chamamos de rodovia ou pista. Como você já sabe o que é pista de rolamento, vamos diretamente para a pista de tráfego.
- Para vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais; - Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas e 90km/h para caminhões e outros veículos pesados; - Para estradas: 60 km/h para todos os veículos.
Já quando não houver sinalização, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina um limite de velocidade de 110 km para automóveis, camionetas e motocicletas nas rodovias de pista dupla. Para os demais veículos a velocidade máxima é de 90 km/h.
Qual é a rodovia que não tem limite de velocidade?
Embora a Autobahn seja conhecida por suas velocidades impressionantes, é importante destacar que limites de velocidade são aplicados em torno de cidades, estradas estreitas e áreas consideradas perigosas. Até o momento, a Alemanha é o único país do mundo sem um limite geral de velocidade em suas rodovias.
Até hoje a Alemanha é o único país do mundo onde nenhum limite geral de velocidade se aplica às rodovias. Mas isso pode mudar rapidamente. O assunto na Alemanha é um pouco delicado, e, ao longo dos anos, houve incontáveis esforços para a introdução de um limite de velocidade para as rodovias alemãs.