USB (Universal Serial Bus) é um padrão de conexão por cabo que permite transmissão de dados entre dispositivos variados, como celulares, PCs, TVs e acessórios. As especificações da tecnologia também permitem que uma conexão USB forneça alimentação elétrica ou faça recarga de bateria.
Primeiramente, é importante entender o que quer dizer a sigla USB. Ela corresponde ao termo Universal Serial Bus, que em tradução para o português quer dizer Porta Serial Universal. Em outras palavras, consiste em um tipo de cabo que se adapta a uma enorme quantidade de aparelhos diferentes.
O modo Depuração USB é um tipo de comunicação de dados a nível do sistema operacional Android, usado principalmente por desenvolvedores para instalar e testar novos aplicativos no celular.
As portas USB foram criadas para facilitar a instalação e o uso de equipamentos conectados aos computadores. Há conectores USB do tipo A, que funcionam para transmitir dados e energia, e geralmente possuem cabos fixos. O USB tipo B faz parte de um cabo removível, e serve para enviar energia.
Cabo USB: pra que serve? Pra começar, o cabo USB é usado pra ligar os dispositivos periféricos, como mouse, caixinha de som e teclado, aos PCs. Esse processo é bem simples, já que basta que a entrada do USB do computador seja compatível com a dos aparelhos que vão ser ligados pra poder funcionar.
Conecte o seu pendrive ou cabo USB que acompanha o dispositivo à porta USB na parte da frente do seu produto. Quando vir uma mensagem indicando que o dispositivo foi reconhecido, selecione OK.
O USB utiliza como interconexão física a topologia estrela disposta em camadas/níveis ( tiered-star ). Para se obter esse topologia são usados hubs para se conectar vários dispositivos em uma mesma porta.
Ative a Depuração USB nas configurações do sistema do dispositivo, em Opções do desenvolvedor. Você pode encontrar essa opção em um dos seguintes locais, dependendo da versão do Android: Android 9 (API de nível 28) e mais recentes: Configurações > Sistema > Avançado > Opções do desenvolvedor > Depuração USB.
Clique com o botão direito do mouse em [Suporte de impressão USB] e clique em [Propriedades]. Selecione [Relações de Bus] na guia [Detalhes]. Verifique se o nome de modelo da máquina é exibido. Você também pode verificar o nome da porta.
Na parte superior, serão exibidos os dispositivos usados e o espaço de armazenamento disponível. Se o smartphone tiver um cartão SD, você também verá o espaço de armazenamento dele.
A maioria das TVs, hoje em dia, vem com portas USB, o que permite que você acesse com facilidade arquivos que estão em outros aparelhos, como seu smartphone, pendrives e HDs externos, para assistir a vídeos ou ouvir músicas, por exemplo.
A tomada USB nada mais é do que um ponto elétrico com uma entrada USB na parede. Cada tomada pode conter um ou mais conectores USB. Discreta e simples, ela foi especialmente criada para possibilitar o carregamento de celulares e diversos dispositivos eletrônicos sem precisar de um adaptador entre o cabo e a tomada.
O USB Type-C é um novo tipo de conector. Um único tipo de cabo é tudo de que você precisa para alimentação, reprodução de vídeos e transferências de dados entre vários dispositivos, contanto que os dispositivos sejam compatíveis com USB Type-C e com os vários recursos que ele tem a oferecer.
O que fazer quando o dispositivo USB não é reconhecido?
Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) na unidade de disco rígido USB externa com o problema e selecione Desinstalar. Depois que o disco rígido for desinstalado, desconecte o cabo USB. Aguarde 1 minuto e volte a conectar o cabo USB. O driver deve ser carregado automaticamente.
O que fazer quando conecto o cabo USB não aparece nada?
Um dispositivo USB não reconhecido às vezes pode ser o resultado de um erro que o computador resolverá ao reiniciar. Certifique-se de fechar todos os programas com segurança e usar o menu Iniciar para reiniciar o PC. Isso pode resolver o erro de reconhecimento de USB.
É possível ver esse barramento quando olhamos na ponta de um cabo USB, dentro de um conector. Fica mais fácil se for um do tipo A, aquele retangular, com um "lado certo" para ser conectado e comum nos aparelhos mais antigos. Dentro do conector há quatro contatos metálicos, que são o barramento em questão.
Na tela inicial, toque no app “Ajustes”; Deslize o menu para baixo e toque em “Touch ID e Código” (ou “Face ID e Código”); Digite o código de desbloqueio de tela. Role a tela para baixo e toque para ativar ou desativar a opção “Acessórios” (ou “Acessórios USB”).
O que fazer quando o celular aparece carregando um dispositivo conectado via USB?
O carregador e o cabo USB fornecidos com o aparelho estão sendo utilizados? Verifique se o carregador está funcionando corretamente, tentando usá-lo com outro dispositivo. O cabo de USB está conectado firmemente ao dispositivo e ao carregador? O aparelho carrega normalmente com outros carregadores?
O que é uma unidade ou drive USB? Uma unidade USB, também chamada de flash drive ou pendrive, é um dispositivo pequeno e portátil que se conecta à porta USB de seu computador. Drives USB são normalmente usados para armazenamento, backup de dados e transferência de arquivos entre dispositivos.
USB (Universal Serial Bus) é um padrão de conexão por cabo que permite transmissão de dados entre dispositivos variados, como celulares, PCs, TVs e acessórios. As especificações da tecnologia também permitem que uma conexão USB forneça alimentação elétrica ou faça recarga de bateria.
Você também pode habilitar/desabilitar suas portas USB usando o Gerenciador de Dispositivos. Uma vez que o gerenciador de dispositivos é iniciado, você tem que clicar em Universal Serial Bus Controllers e lá você verá diferentes opções de dispositivos disponíveis como mostrado na figura abaixo.
O USB , basicamente, tem como objetivo conectar periféricos externos ao computador sem que se tenha a necessidade de abrir o gabinete para instalar placas em slots e ainda permite alternar entre periféricos sem ter que desligar o PC.