A presença de moscas volantes na visão pode ser acentuada em situações de estresse, cansaço e ansiedade. Esses fatores podem tornar as manchas mais perceptíveis ou aumentar sua quantidade. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, as moscas volantes não são um sinal de uma condição grave ou preocupante.
No início da idade adulta, as pessoas podem notar fios flutuantes ocasionais na visão de um ou de ambos os olhos, relacionados à contração do humor vítreo. Esses tipos de moscas volantes (chamados moscas volantes vítreas de contração ou idiopáticas) raramente indicam qualquer coisa prejudicial.
Normalmente, o surgimento de mancha em tom escuro no olho está ligada a lesões causadas pelo aumento das células produtoras de melanina (aquela substância que dá cor à pele). Na maioria das vezes elas são benignas, no entanto, em alguns casos pode ser indício de um melanoma conjuntival, ou seja, câncer.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
A atitude correta a ser tomada ao perceber o aparecimento de manchas escuras na visão é procurar um oftalmologista. Apenas através de alguns exames específicos, o médico poderá determinar se você sofre com moscas volantes ou com alguma variação mais grave, como o descolamento da retina ou do vítreo.
Você enxerga SUJEIRINHAS flutuando nos olhos? O que são? Tem como tratar? São perigosas?
O que é quando aparece uma mancha na visão?
A presença de moscas volantes na visão pode ser acentuada em situações de estresse, cansaço e ansiedade. Esses fatores podem tornar as manchas mais perceptíveis ou aumentar sua quantidade. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, as moscas volantes não são um sinal de uma condição grave ou preocupante.
Entre as causas mais comuns para o desenvolvimento das moscas volantes está a idade. O envelhecimento natural pode causar alterações na estrutura do vítreo, levando ao seu descolamento e à consequente intervenção de agentes estranhos. A segunda causa mais frequente para essas manchas na visão é a alta miopia.
Nestes casos, movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, pode ajudar a afastar as moscas volantes do campo de visão e assim diminuir o desconforto. O que preocupa no aparecimento das moscas volantes é a possibilidade de ocorrer uma rasgadura da retina.
Também é cinsiderado tratamento experimental, porém com menor probabilidade de complicações do que as anterior, apesar de que pode dar alguns sintomas como visão embaçada e fotofobia, devido à pequena dilatação da pupila que este colírio causa.
Eles podem aparecer em qualquer idade, mas é mais comum após os 40 anos. O que acontece com a idade, é que o humor vítreo, que é uma matriz de proteínas bem densa e transparente, começa a ficar com uma consistência mais liquida. Esse processo se chama sinérese vítrea e acontece com todo mundo.
Falando dos casos comuns de maneira bastante generalizada, o tratamento para mancha no olho está fortemente atrelado ao aumento no consumo de vitamina A. Além disso, muitos pacientes são aconselhados a fazer uso de Betacaroteno com doses que variem entre 20 e 100 mg ao dia.
A percepção dessas formas, também conhecidas como moscas volantes (do latim Muscae volitantes) ou floaters (flutuadores, em inglês), é chamada miodesopsia. Elas podem aparecer como pontos escuros, filamentos ou teias – e não são ilusões de ótica. Estão lá, vagando dentro de seus olhos.
O que de facto vemos são as sombras dessas manchas que são projetadas na retina. Esta tem um importante papel na visão, pois é nela que ocorre a transformação da luz em sinais eléctricos que, por sua vez, são enviados através do nervo ótico para o cérebro, onde é efetuada a tradução das imagens que visualizamos.
A gravidade das manchas oculares depende apenas do que causou a mancha, por esta razão, é importante consultar um oftalmologista sempre que uma mancha ocular ou moscas voadoras for visível. Por isso, no caso de aparecimento de qualquer mancha em seus olhos ou campo de visão, marque imediatamente uma consulta no IOA.
As moscas volantes podem sumir em meses ou até semanas. Nos casos em que ela não desaparece, se elas não causarem incômodo na visão, o tratamento é somente observar.
Quando as moscas volantes desaparecem com o tempo?
Uma pergunta frequente dos pacientes é se as moscas volantes vão desaparecer. Infelizmente, em muitos casos, elas não desaparecem completamente. No entanto, o cérebro tende a se adaptar ao longo do tempo, um processo conhecido como neuroadaptação.
Primeiramente o médico administra colírios para dilatar as pupilas e anestesiar os olhos do paciente. Então usa o laser, que se parece com uma lâmpada, para destruir as Moscas Volantes.
O que são aquelas coisas estranhas que você vê flutuando no olho?
As moscas volantes parecem pequenos pontos flutuantes, que são, na verdade, grumos de células, hemácias ou proteínas que ficam no interior do humor vítreo (um fluido gelatinoso que preenche a parte posterior do olho).
Tais como os fármacos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno. Seu uso descontrolado pode causar visão desfocada ou visão dupla. Uma parcela menor de analgésicos também faz com que a pupila se estreite, resultando na dificuldade para enxergar no escuro.
Esse tipo de condição se torna preocupante quando o surgimento das manchas são mais frequentes e o paciente chega a ficar incomodado com a situação. Para determinar a complexidade dos casos de moscas volantes, são realizados alguns exames oftalmológicos, como exame de fundo de olho e mapeamento da retina.
O aumento súbito de Moscas Volantes na visão, principalmente se acompanhado de outros sintomas como dor ocular, presença de flashes ou raios de luz, ou ainda a perda de visão pode indicar situações potencialmente graves como um Descolamento de Retina.
Para amenizar, vale movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, isso vai ajudar afastar as moscas do campo de visão. O que causa preocupação no aparecimento de moscas volantes, é a possibilidade de ter ocorrido uma rasgadura na retina.
A ecografia ocular também permite a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, que é uma gelatina transparente que fica na frente da retina. As moscas volantes são aqueles pontinhos pretos que se mexem de um lado para o outro na visão.
Não existem colírios para o tratamento das moscas volantes. Caso leia alguma coisa defendendo a ideia na internet, desconsidere! O que existem são estudos científicos que visam tratar o problema. Por isso, qualquer coisa que não seja orientada pelo seu médico, não siga.