Se ao olhar para uma superfície mais clara e brilhante, como uma parede branca ou céu azul, você notar pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão, saiba que pode se tratar de uma condição chamada de moscas volantes.
Moscas volantes por contração do vítreo são causadas pelo encolhimento da substância gelatinosa que preenche a parte posterior do globo ocular, chamada humor vítreo, e não requer tratamento. Muitos flashes luminosos também são causados pelo encolhimento da substância vítrea e não requerem tratamento.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
Ela acontece quando o vítreo, gel que preenche a parte interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, isso faz com que os fotorreceptores (células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro) sejam ativados, daí essa sensação de flashes ou pontos luminosos, muito relatam até como “vagalumes”.
O que causa os "flashes" luminosos? Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular.
A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.
A sensação de ver luzes piscando ou clarões no seu campo de visão é chamada de fotopsia, uma condição que pode estar associada a alguns problemas na saúde ocular.
Se ao olhar para uma superfície mais clara e brilhante, como uma parede branca ou céu azul, você notar pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão, saiba que pode se tratar de uma condição chamada de moscas volantes.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Esses flashes de luz também são chamados de fotopsia. O fenômeno ocorre devido a fricção do vítreo que ativa as células fotorreceptoras. Mas nem sempre os flahes de luz na visão são apenas inofensivos e momentaneos e muitas vezes pode ser sinais de um problema ocular mais grave.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
Com a alteração dessa musculatura, causada pelo estresse e ansiedade, a visão pode ficar embaçada. Também, pode causar coceira e dor ocular e fortes cefaleias (dores de cabeça), além dos problemas refracionais citados. Os sintomas oculares podem ser momentâneos e isolados.
As moscas na visão ou moscas volantes são consequência de um processo chamado descolamento do vítreo. O vítreo é um gel transparente que preenche o olho por dentro. Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento.
Esses objetos são originados de pequenos detritos de cometa ou mais raramente de asteroides muito pequenos, conhecidos como meteoroides. Quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre, ele tem sua superfície aquecida devido a ablação e a outros processos térmicos.
“As moscas volantes são minúsculas partículas de vítreo condensado, formadas quando o vítreo se solta da retina. Embora pareçam estar na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando dentro do olho”, explica o oftalmologista. Nem sempre as moscas volantes interferem na visão.
Chama-se fenómeno entóptico do campo azul, e os pequenos pontos brancos são glóbulos brancos que se movem nos vasos capilares nos nossos olhos. A formação destes pontos é mais facilmente observável contra um fundo uniforme azul, daí ser comum a sua observação quando se olha para o céu.
Se você está observando a aparição de halos ao redor das luzes, sem intercorrência com outros sintomas, tais como, visão turva, dor nos olhos, ponto cego, baixa visão noturna, manchas na visão, escurecimento da visão etc, não há muitos motivos para se preocupar, podendo ser apenas algo simples e natural.
Todas as pessoas estão sujeitas a ter moscas volantes. Porém, depois dos 50 anos, a estrutura ocular começa a mudar. Assim, o vítreo tende a se deteriorar, formando pequenos grânulos. Eles podem dar a sensação dos pontos pretos na visão.
Os pontos luminosos , levando para o aspecto astronômico , muitas vezes são estrelas que estão tão mas tão distantes que nós as vemos em formato pontual . Porém , muitas vezes o diâmetro dessas estrelas é extenso , porém elas estão a anos luz de distância do nosso planeta terra .
Enxergar esses pontos brilhantes e coloridos é normal, já que ocorrem em consequência da estimulação mecânica, elétrica ou magnética, mas, em alguns casos, podem ser um indicador de risco à saúde, especialmente quando a sensação é duradoura e frequente.
O que significa ver pontinhos brilhantes na gravidez?
Enxergar luzes ou pontos brilhantes na visão pose ser uma emergência, pois pode se tratar de um sintoma de pré-eclâmpsia. Este sintoma ocorre pois o aumento da pressão arterial, característico da pré-eclâmpsia afeta a irrigação sanguínea da região da retina.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Na espiritualidade em geral, sonhar com luzes no céu é visto como uma experiência de conexão com o divino e o transcendental. Esses sonhos podem ser interpretados como sinais de iluminação espiritual, proteção divina ou uma chamada para despertar espiritual.
A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outros problemas, como a enxaqueca e a diabetes.