Exemplo: Um óleo ISO VG 100 ou simplesmente ISO 100 terá um valor de viscosidade a 40ºC entre 90 e 100 cSt. As letras VG significam Viscosity Grade (grau de viscosidade). Se utiliza para óleos industriais.
A classificação conta com a sigla Vg, de Viscosity grade ou grau de viscosidade, além de um número, que varia de 2 a 1500 centistokes (cSt) e representa a média de viscosidade a 40ºC. Assim, se o óleo é Vg 68, significa que a viscosidade média dele a 40ºC é de 68 cSt.
O fluído hidráulico iso vg 68 da CADIUM lubrifica e aumenta a vida útil dos componentes das máquinas e sistemas hidráulicos. É um óleo hidráulico 68 que apresenta uma baixa demulsibilidade, não gera formação de espuma e apresenta uma boa separação de água.
MAXON OIL ISO VG 150 Óleo lubrificante monoviscoso de base mineral. O Lubrificante: Este lubrificante evita o desgaste e a corrosão prematura do equipamento, possui alta adesão às partes móveis, prevenindo sua expulsão em altas rotações, com ótimo desempenho em uso intenso e contínuo.
É um lubrificante indicado para sistemas equipados com bombas de palhetas, em bombas ou equipamentos com engrenagens ou pistões, em prensas e máquinas operatrizes, implementos agrícolas, compressores de ar, entre outros.
Verbi gratia, em abreviatura v.g., é uma locução latina de uso atual que significa literalmente "pela graça da palavra". Equivale a "como tal", "por exemplo". Na tradição ensaística dos séculos XVIII e XIX, escreviam-se as locuções por extenso, como é exemplo o soneto do Epitaphio de Manuel Maria Barbosa du Bocage.
Exemplo: Um óleo ISO VG 100 ou simplesmente ISO 100 terá um valor de viscosidade a 40ºC entre 90 e 100 cSt. As letras VG significam Viscosity Grade (grau de viscosidade). Se utiliza para óleos industriais.
O óleo foi desenvolvido especialmente para compressores e sistemas de refrigeração de geladeiras que utilizam o gás R-134ª, além de outras aplicações com gases CFC e HCFC.
A viscosidade mais comercializada e que apresenta maior uso no segmento industrial é a do Óleo Hidráulico 68, que é uma viscosidade intermediária entre todas as viscosidades disponibilizadas pela indústria fabricante de Lubrificante Hidráulico.
É um óleo hidráulico iso vg 220 que gera além de lubrificar, contribui para evitar a corrosão dos componentes de máquinas e equipamentos hidráulicos. Uma baixa demulsibilidade e a ausência da formação de espuma são características do lubrificante hidráulico 220.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
O mesmo serve para altas temperaturas, onde o seu grau de viscosidade corresponde à 30, que por si é igualmente menos viscoso que um 10W-50. Quando nós compramos 2 lubrificantes multiviscosos de graus diferentes, isso vai se reflete no tamanho da película lubrificante que irá se formar durante o funcionamento do motor.
Proteção eficiente contra a corrosão das partes metálicas; Evita a formação de espuma, prejudicial ao sistema, garantindo um perfeito funcionamento; Ótima propriedade de demulsibilidade, separando-se rapidamente da água, que deverá ser drenada dos reservatórios a intervalos regulares.
O contrário também é verdadeiro, ou seja, quanto maior for o número, maior será sua viscosidade a frio. Por exemplo: um óleo com grau de viscosidade 0W30 terá uma boa fluidez a frio e por isso uma partida do motor facilitada.
A viscosidade é uma propriedade física que descreve a resistência de um fluido ao fluxo, seja ele um líquido ou um gás. De forma simplificada, a viscosidade pode ser compreendida como a “espessura” de um fluido.
Pode sim, mas desde que respeite uma regrinha: a viscosidade em temperatura ambiente deve ser menor do que a indicada, enquanto a viscosidade com o carro funcionando deve ser maior.
Não é pode usar óleo de motor na direção hidráulica de um veículo. O óleo de motor e o fluido da direção hidráulica são projetados para desempenhar funções diferentes e têm características diferentes.
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
O óleo pneumático com viscosidade ISO VG 10, foi formulado para uso em circuitos pneumáticos e de ar comprimido com reservátorio de óleo na linha, protegendo contra corrosão e oxidação, preservando juntas e mangueiras.
Estes óleos são destinados principalmente à lubrificação de mancais planos, rolamentos, engrenagens de eixos paralelos e cônicas. São adequados como lubrificantes multiuso em sistemas que não estejam sujeitos a cargas de choque e que não exijam lubrificantes de extrema pressão.
Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SJ, SH, SG, etc… O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.
Temos também outra classificação para os óleos lubrificantes para engrenagens, são os API GL, onde “GL” indica (“Gear Lubricant”), lubrificante de engrenagens.
A sigla ISO VG significa International Standards Organization Viscosity Grade (Organização Internacional de Padronização Grau de Viscosidade, em português) identifica qual é a viscosidade média do óleo considerando sua variação.