Conhecido como xilofagia, um tipo de alotriofagia, popularmente chamado de síndrome de pica, o transtorno faz com que as pessoas tenham um desejo incontrolável de comer coisas que não são comestíveis, como papel.
Deficiência de nutrientes, como o ferro e zinco; Costumes em algumas culturas; Deficiência intelectual; Transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia e transtorno compulsivo-obsessivo.
Também conhecido como picacismo ou alotriofagia, o transtorno se caracteriza pela vontade de comer substâncias que normalmente não são alimentos. Giz, papel, sabonete, tecido, cabelo, terra, gelo e carvão são as “iguarias” comumente associadas ao quadro, que é raro.
"Embora sua causa não seja totalmente compreendida, várias teorias sugerem a presença de fatores emocionais e deficiência de nutrientes, como ferro e zinco, como possíveis razões para o consumo de itens que não possuem valor nutricional.
A pessoa com pica come regularmente substâncias que não são alimentos (por exemplo, papel, barro, terra ou cabelo). Em crianças com menos de dois anos de idade, esse comportamento é considerado parte do desenvolvimento normal. As crianças pequenas frequentemente colocam todo tipo de coisa na boca e, às vezes, as comem.
Conheça a mulher que é viciada em comer papel higiênico
Porque eu como papel?
Ciasca e Adriana listam as principais causas da alotriofagia: Deficiência nutricional: em geral, o mais comum é em pessoas com anemia ou deficiência de ferro. Psiquiátrica: pessoas com esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo ou até depressão.
É possível ficar doente por vontade de comer algo?
O que é alotriofagia? Também chamada de “síndrome de pica”, a alotriofagia é uma doença onde o paciente sente uma vontade irresistível de comer coisas que não são comestíveis e que ele sabe que não deveria comer.
Quem pode apresentar a síndrome de pica? A síndrome de pica ocorre com mais frequência em mulheres grávidas, crianças e em pessoas com incapacidade intelectual, autismo ou esquizofrenia.
No âmbito da Nutrição, estudos sugerem que a suplementação de ferro pode ser utilizada para diminuir o comportamento de picamalácia devido à associação de depleção das reservas de ferro como umas das origens de picamalácia e o seu reconhecimento como um dos sinais característicos da anemia ferropriva.
As traças-dos-livros ou traças-de-papel estão entre os principais causadores de danos aos livros e bibliotecas no Brasil. Pragas comuns em climas úmidos, elas possuem hábitos noturnos e podem ser reconhecidas por deixar superfícies ásperas, corroídas e buracos irregulares no papel.
Vamos esclarecer uma coisa de cara: do ponto de vista médico, não é recomendado comer giz. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, engolir grandes quantidades de giz pode causar dor abdominal, prisão de ventre, diarreia, náusea e vômito, além de falta de ar e tosse.
As causas da picamalácia são pouco conhecidas, mas há estudos que relacionam esse costume com a carência de ferro no corpo e com os desconfortos digestivos, dois aspectos também comuns na gravidez.
O único sintoma desse distúrbio alimentar é a ingestão de substâncias estranhas à alimentação normal. Entre os itens que os portadores da doença costumam consumir, estão: terra, cabelo, gelo, sabão, fezes de animais, alimento sem preparo, barro e tinta.
Há muitas causas deste tipo de comportamento, que vão de transtornos do impulso, hábitos adquiridos, sintomas de transtornos psiquiátricos que levam a alterações do juízo ou mesmo lesões cerebrais. Lesões dos lobos temporais do cérebro, por exemplo, podem levar a estes comportamentos.
Picafagia é a ingestão persistente de material não alimentar não nutritivo por ≥ 1 mês quando, do ponto de vista desenvolvimental, não é apropriado (p. ex., picafagia não é diagnosticada em crianças < 2 anos) nem é parte de uma tradição cultural (p.
O transtorno alimentar é marcado pelos comportamentos alimentares temerários. Ou a pessoa deixa de comer, por estar complexada em relação ao seu peso, ou acaba ingerindo muitos alimentos por conta de um descontrole emocional. Sendo assim, a questão emocional é muito presente no distúrbio.
A síndrome de pica é um transtorno alimentar no qual a pessoa tem vontade de comer coisas "estranhas" ou que não são comida, como pedras, giz, sabonete ou terra, por exemplo.
Conforme o tempo passa, o paciente começa a sentir cansaço, insônia, dores musculares, queda no desempenho sexual, depressão e desinteresse por atividades que não estejam relacionadas a prática de exercícios físicos.
Olá! Esse seu desejo de comer reboco é importante que seja avaliado. Te oriento inicialmente a procurar um médico psiquiatra. Outros profissionais que você deve buscar são dentista, nutricionista e juntamente a eles um psicólogo para que você possa compreender o que está acontecendo.
Quem tem anemia sente vontade de comer coisas estranhas?
Um sintoma incomum, mas que pode acontecer em alguns casos de anemia por falta de ferro é chamado de “alotriofagia”, que é sentir vontade de comer coisas estranhas (ex.: terra, tijolos, etc).
Essa mania de comer coisas estranhas, sem gosto e bem nojentas tem um nome: alotriofagia, também conhecida como Síndrome de Pica, é uma rara condição e se caracteriza por um apetite por substâncias não nutritivas, como terra, alimentos crus, palito de dente, esmalte, desinfetante, carvão, tecido e tijolo.
Estudos comprovam que passar vontade faz mal à saúde e diminui consideravelmente a alegria de viver, por isso, não passe vontade e peça logo o seu Ovo Pudim da GranDoces!!! Caardapio disponível, link na bio 🥰