O Código Q foi desenvolvido pelo governo britânico como forma de facilitar a troca de informações com navios vindos de outras nações e com idiomas diferentes, isso no início de 1900. Passados mais de 100 anos, ele é amplamente utilizado por agentes militares e civis.
QAP (Estou na escuta): Indica que o operador está disponível e atento à comunicação. QSL (Entendido): Utilizado para confirmar que uma mensagem foi recebida e compreendida. TKS (Obrigado): Expressão de agradecimento, embora não faça parte do Código Q oficial, é amplamente utilizada.
Hoje é utilizado para saber sua rota, seu caminho... QTA significa mensagem cancelada. Qth significa qual seu endereço. No início era a posição em latitude e longitude das embarcações.
Nesse código grupos de três letras, sempre começando pelo “Q” são usadas para se obter determinados significados conforme a lista dada abaixo: QAP:Na escuta. QRC:Pagamento de contas . QRE:Horário de chegada ao destino.
Este hábito acabou migrando para o radioamadorismo e o “QAP” ganhou significados diversos. Porém no radioamadorismo adotam-se os códigos específicos para estas funções: QSY para mudança de QRG, QSL para confirmação de recebimento, e QRV para confirmação de disponibilidade.
A tecnologia QRT (Quick Release Technology) faz o grão de adubo abrir por completo em água. Assim aumenta a área de contato do produto com o solo. Por isso garante reação rápida, associada com a liberação imediata dos nutrientes.
Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são Coordenadas Universais de Tempo (UTC) e Tempo Médio de Greenwich (GMT).