O Código Q foi desenvolvido pelo governo britânico como forma de facilitar a troca de informações com navios vindos de outras nações e com idiomas diferentes, isso no início de 1900. Passados mais de 100 anos, ele é amplamente utilizado por agentes militares e civis.
QSL (Entendido): Utilizado para confirmar que uma mensagem foi recebida e compreendida. TKS (Obrigado): Expressão de agradecimento, embora não faça parte do Código Q oficial, é amplamente utilizada. QRV (Estou à disposição): Indica que o operador está pronto para receber instruções ou chamadas.
QRA: Qual é o seu nome? [originalmente usado para perguntar o nome de um navio ou estação de transmissão]. QRS: Fale mais devagar. QRL: Você está ocupado? QRV: Estou à disposição [pronto].
Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são Coordenadas Universais de Tempo (UTC) e Tempo Médio de Greenwich (GMT).
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.
Os resultados indicam 24 termos que estão dispostos no glossário com exemplos como: QAP (na escuta/prontidão); QTC (mensagem); QSL (entendido); QRX (aguarde), dentre outros exemplos.