O que significa XL em pneus? Alguns pneus também possuem a marcação XL. Isso significa “Extra Load” (Carga Extra). Quer dizer que o pneu foi reforçado para poder suportar cargas mais pesadas do que os pneus padrão da mesma dimensão.
As letras TT ou TL indicam se o pneu é usado com ou sem câmara de ar. TT (Tube Type) usa câmara de ar, enquanto TL (TubeLess) não. TWI, é a sigla que indica o desgaste da banda de rodagem. Cada fabricante indica de forma diferente, como TWI ou uma seta, mas sempre é exibido na superfície.
Os pneus reforçados ou EXTRA LOAD (XL) são destinados a veículos pesados ou equipados com motores potentes. Os flancos dos pneus reforçados são mais rígidos do que os pneus clássicos chamados "SL" para "Standard Load".
A sigla DOT representa o "Department of Transportation" (Departamento de Transporte dos EUA). Em 1980, essa agência regulamentou que a data de fabricação fosse indicada em todos os pneus. Atualmente, todos os fabricantes de pneus respeitáveis seguem essa regra, o que contribui para a sua segurança como motorista.
O que significa TL? TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma câmara de ar por dentro. Quando o pneu é do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.
Normalmente esses pneus também são TL (Para uso sem câmara de ar), Mas não se confundam! Um pneu ser radial ou não, não significa necessariamente se ele roda com ou sem câmara de ar.
Os pneus TT necessitam de uma câmara de ar interna para manter a pressão, enquanto os pneus TL funcionam sem essa câmara. A sigla TL, presente nos pneus Goodyear, refere-se a “Tubeless”. Estes pneus são desenhados para operar sem a necessidade de uma câmara de ar interna.
Já o pneu LT, ou pneu pra caminhões leves, é próprio pra veículos de cargas, tipo picapes e utilitários esportivos. Eles foram feitos pra suportar cargas pesadas e oferecer maior durabilidade em condições de carga e estradas difíceis.
São consideradas as medidas a partir do XL — extra large ou GG, em português. Dessa forma os tamanhos de XL, 2XL, 3XL, 4XL, 5XL, 6XL e 7XL estão dentro das produções plus size. Plus size é um termo desenvolvido nos Estados Unidos, há mais de 1 século. A responsável por essa criação foi a estilista Lane Bryant.
Assim, os dois primeiros dígitos 91 representam o índice de carga e a letra V representa o índice de velocidade. E sendo 91 o índice de carga, significa que pode carregar um peso de 615 kg por cada pneu, podendo atingir com segurança uma velocidade até 240 km/h (V).
Alguns pneus também possuem a marcação XL. Isso significa “Extra Load” (Carga Extra). Quer dizer que o pneu foi reforçado para poder suportar cargas mais pesadas do que os pneus padrão da mesma dimensão.
Confira abaixo. 7) Tubeless ou TU – São os pneus sem câmara. Quando há câmara, as letras que aparecem são TT ou Tube Type. 11) Treadwear 560 – Indica a durabilidade do pneu, variando de 60 a 700, sendo 700 a melhor.
91 – Índice de carga: O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. Mais abaixo, veremos a tabela completa; H – Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.
Para identificar essa característica no pneu, você deve verificar a lateral, onde geralmente está marcado “XL” ou escrito por extenso. Além do XL, comumente conhecido, há outras possíveis identificações: REINF, REINFORCED ou XLD.
Este tipo de pneu também é chamado de extra load (carga extra) ou RF, podendo ser reconhecido através do XL no fim da rotulagem padrão dos pneus. Um pneu XL possui uma subestrutura mais estável, além de uma carcaça com muitas camadas. Este pneu também usufrui de uma pressão de enchimento maior do que o normal.
DOT é a sigla em inglês para “Departament of Transportation”. Surgiu nos Estados Unidos, onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas sobre o produto. Entre essas informações estão o tamanho, a largura e a data de fabricação do pneu.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
A tabela de correspondências determina a carga em kg para cada índice. No caso do nosso exemplo, 97 significa que a carga suportada é de até 730kg/pneu. W: corresponde ao índice de velocidade máxima de um pneu para poder suportar a carga com segurança. Cada letra corresponde a uma velocidade em km/h.
Terceiro e último membro da linha Volkswagen 1600 lançado no Brasil, depois do "Zé do Caixão" e da perua Variant, o TL nunca realmente deslanchou em vendas no Brasil e ficou em linha durante apenas 5 anos, de 1970 até 1975, vendendo quase 110 mil exemplares por aqui.