Chouriço ou morcilha, um embutido que leva na sua composição o sangue fresco do animal usado para sua confecção; pode, ou não, levar gordura do animal, além de vários temperos.
Chouriço doce, ou simplesmente chouriço, é um doce típico das regiões sertanejas do Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte, preparado à base de sangue de porco, farinha de mandioca, rapadura e temperos que podem ser gergelim, castanha de caju, leite de coco, erva-doce, cravo, canela, gengibre, ...
Em Lisboa e no resto do País, chama-se chouriço ao que no Alentejo se designa por linguiça. No Alentejo, chouriço é um enchido com sangue. A sua excelente qualidade depende muito da raça do porco donde é obtida a carne, bem como da alimentação, à base de bolota, a que foi sujeito.
A carne de chorizo é extraída da parte dianteira do contrafilé bovino, vizinho do bife ancho e da alcatra. Possui uma farta camada de gordura, concentrada na lateral do corte, além da medida ideal de marmoreio (gordura entremeada à carne).
Chouriço é um enchido preparado com carne, gordura e algumas vezes sangue de porco, com temperos que variam consoante a região, havendo alguns que têm "Origem Geográfica Protegida". Normalmente, a carne e gordura temperados são introduzidas em tripas finas, que são, depois, atadas a intervalos de 30–40 centímetros.
Qual é a diferença entre chouriço e chouriça? O chouriço é um enchido feito com sangue e carne de porco temperada de acordo com a região e o gosto pessoal dos fabricantes. O recheio é pressionado para dentro de tripa de porco. Depois, os chouriços são atados e colocados nos fumeiros.
Pode ser consumido cru. No entanto, devido à sua versatilidade, poderá também ser consumido grelhado, cozido, frito ou para servir de acompanhamento a alguns pratos da cozinha tradicional portuguesa.
Diz-se que assim o chouriço foi inventado ali, na cozinha seridoense de um portugues fugido da perseguição contra os judeus da europa, com o intuito de reafirmar sua opção (obrigatória) ao cristianismo perante à igreja católica.
Na gastronomia portuguesa é freqüente a presença do "chouriço" – enchido de sangue e especiarias em forma de lingüiça, que ao invés de doce recebe sal e não é servido como sobremesa, mas como carne.
Detalhes. O Chorizo é um corte de carne de dar água na boca. Originário da região das costelas do boi, ele é apreciado por sua textura suculenta e sabor intenso.
Chouriço ou chouriça é um embutido português bem popular. Feito com carne de porco, temperado de forma bem portuguesa e usando Tripa natural, este chouriço vai conquistar seu paladar.
O chorizo argentino é uma espécie de linguiça, mas devido ao seu modo de preparo, não é comum no Brasil. Já a morcilla é o chouriço, facilmente encontrado no Brasil.
Para além do tradicional chouriço, no mercado, hoje é possível encontrar uma incrível variedade de tipos desse embutido, sendo os principais: Chouriço de Carne: O tipo mais comum, feito com carne suína, gordura, especiarias e defumado em madeira de carvalho.
A morcela ou chouriço de sangue, em Portugal, chamada no Brasil de chouriço ou morcilha, é um enchido (no Brasil um embutido) que leva na sua composição o sangue fresco do animal usado para sua confecção; pode, ou não, levar gordura do animal, além de vários temperos.
A única semelhança entre o chouriço e o bife de chorizo começa e termina no nome. Trata-se de um doce que combina mel de rapadura, farinha de mandioca, leite de coco, especiarias e o ingrediente mais polêmico: sangue e banha de porco.
Chouriço de Frango. Uma inovação da Quinta dos Fumeiros, produzido com 100% de carne de frango cuidadosamente selecionada e condimentada com especiarias. Este enchido apresenta-se muito macio e suculento, com teor de sal reduzido. O seu sabor delicia e surpreende os apreciadores de enchidos.