Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
O Z de ZR corresponde a uma antiga anotação utilizada pelos fabricantes para indicar que o índice de velocidade é superior a V, ou seja 240 km/h. Assim, um pneu ZR possui um índice de velocidade V, W ou Y. R indica que a estrutura é RADIAL.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Em tradução literal, o termo “rugged terrain” significa “terrenos acidentados” ou “terrenos irregulares”, ou seja, os famosos R/T são ideais para quem deseja exigir um pouco além de seus pneus, proporcionando durabilidade elevada, excelente desempenho em tração e capacidade de enfrentar com perfeição tanto pistas ...
Alguns pneus também possuem a marcação XL. Isso significa “Extra Load” (Carga Extra). Quer dizer que o pneu foi reforçado para poder suportar cargas mais pesadas do que os pneus padrão da mesma dimensão.
Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu. O número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu. Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu.
Para proteger as rodas contra contatos com calçadas (durante manobras de estacionamento) adiciona-se aos pneus um ressalto de borracha na porção inferior de suas laterais, localizado próximo ao flange da roda, chamado de protetor de rodas ou FR (do inglês flange rib, ou nervura do flange).
Os pneus do tipo TR (Tubeless Race) não possuem reforço nas paredes laterais. A vantagem em relação aos pneus do tipo SCT - que possuem este reforço - é que os pneus TR são mais leves e, portanto, ideais para competições ou treinos em que a prioridade é a velocidade.
A última letra indica o índice de velocidade máxima recomendada para o pneu de moto específico. No exemplo utilizado, a letra V indica rodar até 240 km/h.
O PR de um pneu é indicado da seguinte forma: 8PR, 10PR, 12PR, 14PR, 16PR… Trata-se de um índice que mede a capacidade do pneu de resistir à carga com uma determinada pressão. Nos antigos pneus diagonais, o PR servia para indicar o número de camadas em nylon que constituem o flanco.
Número de Lonas (PR) - Associado ao número de lonas dos pneus diagonais usando como referencial os primeiros pneus construídos com lonas de algodão. Atualmente ainda em uso como “capacidade de carga”, os pneus dispõem de um número real de lonas menor, em função das mudanças dos materiais da carcaças. Exemplo: 16 PR.
O pneu Radial tem gravado no seu costado a letra “R” que o identifica como pneu de construção de carcaça Radial. PNEUS DIAGONAIS: É formado por uma estrutura rígida [carcaça] única por lonas têxteis as quais são montadas diagonalmente de talão a talão.
AT, HT, MT ou SUV são siglas que dão indicativos de qual tipo de estrada o pneu em questão se destina. Esse é um dos fatores mais importantes na hora de comprar um pneu, pois impacta diretamente em sua vida útil.
A sigla AT vem de All Terrain, que indica que o pneu foi pensado e desenvolvido para rodar em todos os tipos de terreno, desde os mais irregulares, até rodovias asfaltadas. A estrutura deles conta com laterais com mais reforço, como também sulcos mais profundos.
O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515 Kg; H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.
Então a melhor opção de pneus é o HT. A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.
Os números dessa sequência representam o peso máximo e a letra representa a velocidade máxima, sendo a letra L a velocidade mais baixa geralmente encontrada para pneus de carros (120 km/h) e a letra Y a mais alta (300 km/h).
A letra A indica a melhor aderência em piso molhado, enquanto a letra C indica a menor aderência. Quanto maior a aderência do pneu, mais segurança você tem.