Consultada, a assessoria de imprensa da marca informou que as siglas do Civic (LXS, LXR e EXR) não têm significado específico, a não ser a diferenciação de versões.
LT – Luxury Touring. Representa as versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros. LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha.
LX: Luxe - Versão intermediária com alguns equipamentos opcionais. LXR: Sem significado - versão intermediária com alguns equipamentos opcionais. LXS: Sem significado - versão intermediária com alguns equipamentos opcionais.
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
Esse pacote integra a versão LXS, cujo único opcional é a transmissão automática de cinco velocidades. Quem optar pela LXL leva bancos de couro, faróis automáticos, repetidores nos retrovisores, grade dianteira brilhante e comandos para troca de marchas no volante (com transmissão automática).
XEi é a sigla para Extra Executive, representando a versão 'i' intermediária de alguns veículos da Toyota, como o Corolla, sedan médio líder em vendas no Brasil desde 2014.
Já a sigla xr3 vem de “Experimental Research 3”. O Ford Escort XR3 era o mais caro da linha e diferenciava-se por apêndices aerodinâmicos, faróis auxiliares (de neblina e longo alcance), rodas aro 14 com pneus 185/60 e teto solar.
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
A sigla GT, que significa “grã-turismo”, é muito utilizada em automóveis de luxo e de alto desempenho. O programa "AutoEsporte" deste domingo (11) vai explicar a importância destas iniciais na caracterização destes carros que são projetados para percorrer longas distâncias.
Na topo de linha, a versão Touring traz ainda: sistema de áudio premium com 452 watts de potência; carregador wireless para celular; banco do motorista com ajuste elétrico e suporte lombar; e muito mais! No quesito porta-malas, o carro zero vale a pena e muito!
A primeira vez que o nome GT-R (Gran Turismo Racing) surgiu na linha Nissan foi para batizar a versão de alta performance do sedan Skyline, em fevereiro de 1969.
A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.
A exemplo do que ocorre com outros veículos, a sigla Si tem um significado simples e objetivo: Sport injection. É, portanto, mais uma alusão ao sistema de alimentação do motor.
SW4? O que significam? O SW é a abreviação de “station wagon”, que seria uma tradução para vagão de trem, em relação à forma, mas o carro em questão é o modelo perua. Já o SW4 tem a mesma conotação, porém, como utilizado pela Toyota, refere-se a uma versão perua com tração nas quatro rodas.
Confortline – “Linha Conforto”, topo de linha dos modelos Polo e Voyage. Copa – Versão da Copa do Mundo disponibilizada especialmente somente para o Gol.
Em 2000 o modelo sofreu algumas alterações no interior e antes do término da produção no exterior, segundo a Honda, a sigla significa "Hi-rider Revolutionary Vehicle". Algumas versões desse modelo eram equipadas com transmissão continuamente variável (CVT).
O Civic de nona geração chegou ao mercado com uma opção de motor e duas de transmissão: O primeiro é um 1.8 aspirado Flex, de quatro cilindros, que gera até 140 cv e 17,7 kgfm de picos de potência e torque, respectivamente, e pode trabalhar com transmissão manual ou automática, ambas de cinco marchas.
Só depois, em janeiro de 2007, o sedã adotou a motorização flex na versão LXS. A EXS permaneceu com o propulsor apenas a gasolina. Já na versão Si, esportiva lançada no final de 2007, permanecia o motor 2.0 de 192 cv a gasolina – falamos sobre ela em um Guia de Usados à parte que você acessa clicando aqui.
O Honda Civic de oitava geração é uma gama de carros compactos (segmento C) fabricados pela Honda entre 2005 e 2012, substituindo o Civic de sétima geração. Quatro estilos de carroceria foram introduzidos ao longo de sua produção, que são sedã, cupê e hatchback de três e cinco portas.