Simbologia. A tocha é um típico emblema de iluminação espiritual e conhecimento. Assim, a Estátua da Liberdade, na realidade chamada "A Liberdade Iluminando o Mundo", eleva a sua tocha (desenhada à esquerda).
O revezamento da tocha, que antecede a abertura dos Jogos Olímpicos, é a representação de uma lenda grega. Nessa lenda, Prometheus (um titã defensor da humanidade) teria roubado o fogo, que representa a divindade e a sabedoria dos deuses, de Zeus e entregado aos seres humanos.
O símbolo da transmissão do fogo de um ser humano a outro, representa em essência a transmissão do conhecimento (o qual nunca irá se apagar), sendo esse o verdadeiro sentido do espírito olímpico.
Ela simboliza a luz do evangelho que vem de nosso Pai Celestial. Essa luz teve seu início no céu, antes de você nascer. Lá, foi-lhe ensinado o grande plano de felicidade. Por ter aceitado esse plano, você tem a honra de carregar a tocha de luz.
Também como símbolo de solenidade (e pela pureza que representa a figura do fogo), alguns cultos religiosos, como o da Igreja Católica Romana, da Anglicana e da Luterana usam tochas em algumas das suas celebrações litúrgicas, habitualmente consistindo numa vara de metal dourado em cujo ápice se coloca uma vela ou círio ...
Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama. Mulheres vestindo túnicas no estilo grego antigo conduzem todo o ritual e passam a tocha ao primeiro corredor.
É o que o Senhor espera da Sua Igreja: se portando elegantemente com força, vitória e regozijo pela Sua salvação e pelo poder que Ele lhe delegou. Usada geralmente para ornamentação, como o foi no templo.
O poder da fé, a transformação, o desejo, a purificação. O Fogo tem um grande significado espiritual em toda a história do desenvolvi- mento humano. Ele também é lembrado quan- do se compara o positivo e o negativo, o bem e o mal. Já em rituais de diversas crenças pelo mundo afora, ele simboliza a energia divina.
Tocha metálica: As tochas para jardim metálicas funcionam de modo muito parecido com as lamparinas a óleo. Nela é colocada um óleo que o pavio absorve e faz com que a chama mantenha-se acesa.
Pessoa ou situação de extrema alegria, curtição, alto astral, zoeira, onde tudo vira balada. O mesmo que ficar com a tocha acesa! Nossa! Essa festa está uma tocha, muita breja, gente bonita e som bombando a noite toda!
A tocha é o mais antigo símbolo das olimpíadas e faz a ligação entre os jogos realizados na Grécia Antiga e os disputados na Era Moderna. O fogo sagrado, tido como elemento purificador, era usado pelos gregos em frente aos seus principais templos, com o Santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.
Segundo o especialista, a tocha olímpica permanece acesa através da combustão a gás. O mecanismo da pira conta com quatro lampiões que contém a chama, capazes de mantê-la acesa por até 15 horas. Quando o gás de um dos lampiões está próximo de acabar, o seguinte assume o papel de manter o fogo aceso.
A tocha seca serve para soldagem TIG com máquinas inversoras, onde a tocha é conectada diretamente no polo negativo da máquina e o grampo terra no polo positivo, enquanto o gás passa diretamente pela mangueira fora da tocha.
Os principais símbolos olímpicos são os anéis olímpicos, o lema olímpico, a tocha olímpica, as medalhas olímpicas e a mascote olímpica. Os anéis são o mais importante desses símbolos, caracterizados por cinco anéis interligados que representam cinco continentes.
O fogo sempre teve caráter sagrado para os gregos: para eles, a história humana começa a partir da desobediência do titã Prometeu, que contrariou a ordem de Zeus, o deus supremo, e roubou os fogos dos deuses para dar aos homens, junto com as ciências e artes.