O que Sócrates defendia?
Sim, Sócrates defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão, conhecido como maiêutica. Ele acreditava que a verdade deveria ser descoberta por meio do diálogo e da investigação racional, em vez de simplesmente aceitar as crenças tradicionais ou populares.O que Sócrates ensinava?
Sócrates ensinava filosofia voluntariamente e passava horas discutindo com os cidadãos de Atenas. Ele nunca cobrou por aulas. Ensinava em lugares públicos e argumentava com qualquer pessoa que o escutasse ou que se submetesse a suas perguntas.O que Sócrates acreditava?
Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.Qual era a crença de Sócrates?
Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão (daí a célebre frase "Só sei que nada sei"!). Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana.QUEM FOI SÓCRATES? | A HISTÓRIA E SEUS PENSAMENTOS
Que Deus Sócrates acreditava?
Ele não era ateu mas afirmava que acreditava em uma divindade particular, filha dos deuses tradicionais que ele chamava daimonion que era um ser inferior aos deuses mas superior aos homens. Mesmo assim ele era contra os deuses nos quais a cidade acreditava.Qual era o deus de Sócrates?
Certamente, pelo fim do discurso de Sócrates na Apology, Platão torna muito claro que Sócrates é, de fato, um homem muito crente que honra os deuses do estado, considera muito o deus Apolo, e que confia na palavra do Oráculo de Delfos.Como Sócrates via Deus?
Um deus que se manifesta ao homem sob a representação do equilíbrio e ordem do mundo como finalidade e determinação de todas as coisas e da vida manifesta na natureza. Sócrates fundamenta assim, o cumprimento de sua missão sagrada, destino determinado pelo deus, seu “magistério” e condição de vida.Qual é o pensamento de Sócrates?
A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.Quais ideias Sócrates defendeu?
De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer: Na imortalidade da alma. Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas. Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.O que Sócrates disse antes de morrer?
ao retirar-me, ia concluindo de mim para comigo: 'mais sábio do que esse homem eu sou; é bem provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber.Qual o maior ensinamento de Sócrates?
Para os socráticos, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela. O filósofo foi tido por muitos como um homem sábio justamente por assumir não saber de nada. A frase mais célebre atribuída a ele é: “Só sei que nada sei”.O que é a morte para Sócrates?
A este respeito, a morte de Sócrates apresenta um novo direcionamento, isso porque, o filósofo acreditava que com a morte do corpo, a alma não morre juntamente com ele, pois essa é imortal e passa a ter um papel inédito para que se possa alcançar a sabedoria, que é o objetivo ultimo do filósofo.O que Sócrates fala sobre alma?
Para Sócrates a “alma” era uma substância simples, imaterial, ou seja, espiritual e essencialmente distinta do corpo, sendo o corpo e a alma componentes distintos, mas correlacionados.O que Sócrates falava sobre a religião?
“Como mostrarei àquele que, junto de Êutifron, me tornei sábio nas coisas divinas e que, nem por ignorância, improviso, nem inovo, acerca das divindades, mas que viverei uma outra vida melhor?” Sócrates.Qual era a missão de Sócrates?
A virtude, julgava Sócrates, só poderia ser obtida mediante o conhecimento verdadeiro dos conceitos e das essências, e a sua missão era mostrar às pessoas que elas poderiam obter tal conhecimento, começando por um processo de autoanálise que findaria no questionamento e no conhecimento do mundo.Qual a reflexão de Sócrates?
Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”. Tal frase resume a postura do filósofo de comprometer-se na busca da verdade.O que Sócrates buscava principalmente?
Ele procurava um fundamento último para as interrogações humanas (O que é o bem? O que é a virtude? O que é a justiça?)”.Qual o principal foco da filosofia de Sócrates?
A filosofia socrática era baseada na dialética. Ou seja, Sócrates buscava, por meio do diálogo, produzir uma transformação nos seus interlocutores.Qual Deus Sócrates acreditava?
Sócrates apostava em um único deus. Para ele, aquele panteão de deuses não fazia sentido. Daí a "piada" que ele detona antes de morrer, sobre "não esquecer de fazer uma oferenda a esculápio", que era um dos deuses da época (Asclépio).Quem foi o maior filósofo da Bíblia?
As questões teológicas, relativas às relações entre fé e razão, ocuparam as reflexões dos principais pensadores da filosofia cristã. Santo Agostinho (354-430) foi o primeiro grande filósofo cristão.O que Sócrates pensa sobre o amor?
Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.Quem é Jesus na filosofia?
Jesus foi um homem que em toda sua obra fez menção do termo “justiça” como um princípio vital ao homem. Atrelando sua concepção a diversas outras virtudes, mostrou que na vida do ser humano é preciso usufruir dos bons sentimentos como causa de realização própria.Quem foi o sábio que conversou com Jesus?
Sócrates e Jesus, objetivos diferentesApesar dos dois ouvirem vozes (Sócrates as chamou de dáimon, Jesus de Espirito), diferiam, porém, nos objetivos pretendidos.