ZEMEA (Propanediol) é um umectante 100% natural derivado do açúcar do milho, para produtos cosméticos, podendo substituir o propilenoglicol, o butilenoglicol e até mesmo a glicerina.
Devido a ser higroscópico, é utilizado como agente umectante e plastificante nas indústrias de colas e adesivos, têxtil, tintas de impressão, couro, cosméticos, papel e defensivos agrícolas. É também usado como anti-congelante, produção de resinas alquídicas e poliéster.
É preciso respeitar uma proporção de 60% de água e 40% de aditivos. É importante notar que essa divisão só deve ser feita quando há a utilização de aditivo, e não de fluido (que dispensa essa mistura com água).
A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo. Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água.
A água filtrada não é a opção ideal para colocar no radiador do carro. Embora seja mais pura do que a água da torneira comum, a água filtrada ainda pode conter minerais e impurezas que não são adequados para o sistema de arrefecimento do veículo.
Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.
O que colocar no reservatório de água do radiador?
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
O etilenoglicol, comumente conhecido como glicol, um poliálcool, é um líquido denso, incolor, inodoro, de sabor agridoce, miscível com água em qualquer proporção e pouco volátil em temperatura ambiente. É produzido industrialmente a partir do etileno.
O etilenoglicol é o principal componente do anticongelante em sistemas HVAC e automotivos. A fórmula do glicol indica claramente que ele pertence a um grupo químico de di-hidroxiálcoois, também conhecidos como dióis . Assim, o glicol como álcool é um líquido incolor com alta viscosidade e sabor adocicado.
Ele é utilizado como fixador de perfumes, veículo de alguns ingredientes em medicamentos tópicos e também hidratante umectante em cosméticos diversos. Também é capaz de penetrar a pele humana, facilitando a absorção de outros ingredientes pelo corpo, já que tem um tamanho molecular pequeno e alto poder solubilizante.
Possíveis substitutos para glicerina: Sodium PCA, Propanediol, Lactato de Sódio. Tem a capacidade de diminuir o ponto de congelamento de um produto e de se ligar à água para que a atividade da mesma seja reduzida.
A resposta é SIM! Mas, desde que não ocorra a mistura entre o produto novo e o antigo. Por isso, é muito importante realizar uma limpeza no sistema de arrefecimento antes da troca.
O que acontece se colocar líquido de arrefecimento puro?
O aditivo fez apenas a sua função de limpar o motor de toda sujeira e ferrugem nele existentes, mas isso acabou causando o entupimento das mangueiras. Por isso, é sempre recomendado consultar um mecânico ou seguir as instruções da fabricante antes de usar qualquer tipo de aditivo em seu veículo.
Diluir conforme as recomendações do fabricante do veículo, e na ausência desta, sugerimos diluir 1 litro de Aditivo de Radiador Orgânico Wurth em 1 litro de água desmineralizada. Reconecte todo o sistema de arrefecimento e complete com a solução preparada.
Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes. Água da torneira só em situações extremas quando já está saindo fumaça pelo capô para chegar até o mecânico mais próximo!
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
O ideal é água destilada e deionizada. Porém entre colocar a água da torneira e a do ar-condicionado, melhor a do ar condicionado... porém SEMPRE com um bom fluido de radiador na proporção certa!
Essa mistura de água desmineralizada com aditivo é o que chamamos de fluido de arrefecimento, cuja principal função é impedir que o motor superaqueça, além de ajudar a prolongar a vida útil dos sensores térmicos e das válvulas termostáticas.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
👉🛑 JAMAIS use água da torneira, chuva ou do ar condicionado! Se você não deseja ter danos e manter o sistema de arrefecimento do seu carro intacto, use o aditivo + água desmineralizada da Paraflu!