Bambu. O bambu pode ser utilizado como alternativa ao papel higiênico comum. A planta possui fibras mais resistentes que as fibras de outros tipos de madeira, pode ser usada para reparar o solo danificado e produz mais oxigênio do que o eucalipto.
A coloproctologista Lêda Telesi explica que se alguém estiver acampando e não houver papel higiênico disponível, existem algumas opções de folhas que podem ser usadas. "Além do boldo, musgo e azedinha.
Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso sozinho. No entanto, se estiver fora de casa, é preferível usar o lenço do que o papel higiênico.
Antes, mas muito antes de surgir o papel higiênico, as pessoas usaram uma grande variedade de materiais naturais para a higiene anal: lascas de madeira, conchas, peles de animais, feno, folhas, areia e, óbvio, a água de rios e lagos.
Para quem evacua muito fora de casa e não consegue lavar com água e sabão, o uso do lenço umedecido se torna uma opção melhor do que o papel higiênico seco, mas não deve ser usado sempre, segundo Vinícius Lacerda, cirurgião do aparelho digestivo e médico assistente voluntário do ambulatório de doenças infecciosas do ...
Bambu. O bambu pode ser utilizado como alternativa ao papel higiênico comum. A planta possui fibras mais resistentes que as fibras de outros tipos de madeira, pode ser usada para reparar o solo danificado e produz mais oxigênio do que o eucalipto.
Antes de sua invenção, que data do século XIX, as pessoas costumavam fazer a sua limpeza com folhas de hortelã, água e por vezes sabugos de milho. Diz-se que o papel higiênico foi inventado na China, em 875, mas a invenção também já foi atribuída a Joseph Gayetty, de Nova Iorque, EUA, que a teria concebido em 1857.
Secar o pênis com um lenço de papel ou uma toalha após urinar ajuda a remover a umidade e reduzir o risco de infecções e mau cheiro. Outra vantagem de secar o pênis após urinar é que ajuda a prevenir a formação de manchas na roupa íntima, que podem ser desconfortáveis e embaraçosas.
É verdade que o papel higiênico vai ser substituído?
O novo papel higiênico
A empresa encomendou estudos sobre como os consumidores reagiam ao substituir o papel higiênico seco pelo úmido e descobriu que 95% dos usuários de papel higiênico preferiam a experiência com os lenços umedecidos.
Inclusive uma dica: use toalhinhas de pano para se enxugar depois da ducha. Você pode cortar toalhas antigas em toalhinhas menores para poder ir usando e colocando para lavar – elas podem ser lavadas junto com as outras toalhas.
Para usar sua ducha, você deve liberar a água, acionando o comando, e utilizá-la para o que você precisa, que pode ser higiene pessoal ou banho dos bichinhos de estimação. Depois da lavagem, basta fechar a ducha e colocar a mangueira de volta na parede.
Com menor impacto ambiental, algumas pessoas trocam o papel higiênico convencional por folhas de boldo na hora de ir ao banheiro; a alternativa é mais barata. Esqueça o famoso chá de boldo!
Pode substituir o papel toalha por papel higiênico?
O processo de produção, os padrões de qualidade e higiene dos guardanapos e papel higiênico são diferentes e não podem ser substituídos entre si. Os guardanapos têm requisitos estritos de desinfecção e são feitos de polpa original.
Dê preferência a papéis higiênicos de fibra natural ou celulose. A fibra natural ou celulose são matérias primas usadas nos melhores papéis higiênicos, porque possuem ótima suavidade e resistência à água. Além disso, a celulose ainda tem a vantagem de poder ser reciclada até 9 vezes.
Andrea orienta que toda a higienização deve ser feita sempre na vulva (a parte externa da vagina), e nunca dentro do canal vaginal. A ginecologista complementa e reforça as dicas de higiene pessoal feminina: — O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água.
Assim, segurar o xixi por muito tempo pode aumentar o risco de desenvolvimento de algumas doenças, como por exemplo: Infecções urinárias, pois as bactérias e fungos que estão em excesso permanecem no sistema urinário, podendo proliferar e resultar em infecção.
Incontinência por excesso de produção de urina: a obstrução do fluxo na uretra ou uma fraqueza do músculo da bexiga faz com que o órgão encha demais e, assim, provoque perda involuntária. Pode ser consequência de diabetes, insuficiência renal ou apneia do sono, entre outras razões.
Mas arqueólogos e antropólogos fizeram muito trabalho sujo e interessante ao documentarem como as pessoas se limpavam em outras culturas no passado. Na Roma antiga, aqueles que faziam suas necessidades em uma latrina pública possivelmente usavam um tersorium para se limpar.
Entre os séculos 16 e 17, os colonos e os nativos americanos utilizavam espigas de milho como papel higiênico. Embora também haja evidências de outros materiais orgânicos como musgo, folhas e cascas, parece que havia certa preferência pelas espigas de milho.
Os mais ricos costumavam usar cânhamo, renda ou lã; já a população mais pobre tinha o costume de simplesmente fazer cocô nos rios e lavar com água, usar trapos, aparas de madeira, folhas, feno, pedras, areia, musgo, ervas daninhas, cascas de maçã, conchas, samambaias, ou seja, praticamente qualquer outra coisa que ...
“O papel higiênico não limpa, ele espalha. Além disso, irrita o ânus, pois mesmo sendo o mais fino possível, vai escarificar (causar pequenas lesões e queimaduras) a pele, tirando algumas camadas superficiais e facilitando a penetração de bactérias, além de causar coceira”, diz Penna.
Pode limpar as partes íntimas com lenço umedecido de bebê?
Segundo especialistas, os lenços umedecidos, mesmo os que são voltados para bebês e os que não possuem perfumes, devem ser evitados para limpar a região íntima das crianças por poder provocar reações alérgicas.
De acordo com especialistas, o produto tem um potencial de provocar alergias, por conter substâncias que retiram a oleosidade natural da pele e interferem nos níveis de pH, estimulando o ressecamento.