Por vezes, quando o seu gatinho está a dormir, pode vê-lo a contorcer-se, a esticar-se, a ressonar ou até mesmo a fazer ruídos estranhos. Normalmente não há qualquer razão para alarme, pois todas essas coisas estão associadas ao sono REM.
Por que o gato dorme tanto? Os gatos de estimação ainda possuem diversas características de felinos selvagens e, por isso, passam a maior parte do dia dormindo para poupar as energias e enfrentar as noites atentos e à procura de presas. Além disso, vale destacar que mesmo com os olhos fechados eles estão em alerta.
Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos. Também pode ser considerado um sinal de respeito, já que ele mostra que se sente seguro ao lado do dono da casa. Por outro lado, há quem aponte como tendo outro significado.
Gatos podem entrar em estado de sono profundo a qualquer hora do dia. Assim como nas pessoas, o estado de sono profundo (também chamado de estado de REM) nos gatos é a hora em que eles realmente descansam, tendo até sonhos. Durante este sono é possível que o animal mexa os bigodes e até mesmo as patinhas.
A respiração do gato fica mais profunda e lenta, relaxamento que favorece o ruído do ronco. Portanto, se você tem um peludinho, durante o sono, pode considerar que é normal gato roncar.
Sim, assim como nós humanos, os gatos sonham! Enquanto uns se mexem, outros miam e até ronronam enquanto sonham, mas também é possível que não esbocem nenhuma reação aparente. Diferentemente dos humanos, os gatos chegam ao REM, fase do sono na qual ocorrem os sonhos, muito mais rápido.
Além de senti-las, os gatos absorvem energias negativas e as filtram, principalmente se o propósito é proteger seu dono. Nesse caso, eles costumam ficar ainda mais próximos do seu tutor, para garantir que a carga negativa não afete ou prejudique seu bem-estar.
Os gatos são animais territorialistas, que marcam o território com cheiros que não sentimos, chamados feromônios. Muito provavelmente, a cama está cheia desse aroma. Por isso, o gato a considera como algo dele. Sendo assim, ele vai se deitar nela e permitir que você fique lá, o que é um excelente sinal de confiança.
Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo. O especialista, entretanto, reforça que é necessário atenção para a segurança de ambos os lados.
O gato ronronando é um barulhinho muito fofo e que pode ter diferentes significados. Mas quando esse som acontece logo depois de receber algumas carícias do tutor, pode ter certeza que é um ótimo sinal e é bem provável que você seja o grande escolhido.
Mesmo sabendo que os gatos gostam de dormir no escuro e no claro, a verdade é que os felinos têm a visão noturna aguçada. O gatinho enxerga melhor do que o tutor na falta de luminosidade total. Porém, mesmo assim, é necessário ter um pequeno facho de luz para que ele enxergue melhor que o ser humano.
Encher você de lambidas: os gatos podem estender os banhos de gato para você como uma forma de demonstrar carinho. Se receber essas lambidas, fique contente com esses gestos de amor; Dar piscadas preguiçosas: quando seu gatinho pisca lentamente para você, como se estivesse com sono, ele está dizendo que te ama.
Um fator que explica porque os gatos dormem nos pés das pessoas ou nas outras partes do corpo é o afeto. O seu pet simplesmente gosta de você e procura seu aconchego durante a noite.
Assim como muitos animais, os gatos podem prever terremotos e a aproximação de outros desastres naturais. Isso não tem nada a ver com a magia e espiritualidade felina, mas com os sentidos super apurados que os gatos possuem.
Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos.
É muito carinho. Além de ser muito divertido para eles, quando um gatinho dá batidinhas com a cabeça na cabeça do seu tutor é uma das formas mais comuns de saber como o gato tem sentimentos positivos por ele. Essa é uma prova de que ele gosta e confia muito em você, além de ser um tipo de saudação do pet.
Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.
Se seu gato olha nos seus olhos e, especialmente, se pisca lentamente enquanto faz isso, é um sinal extremo de afeto equivalente a “ser beijado”. Ele está tranquilo, não se sente ameaçado e confia em você. Dica útil: piscar devagar de volta é uma ótima maneira de mostrar que também o ama.
Se o gato dorme muito pela manhã, por exemplo, é possível que essa seja a posição escolhida por ele, já que é a mais confortável. Além disso, gato dormindo com as patas no rosto pode indicar que o seu bichano está tentando manter a temperatura corporal mais agradável.
Porém, se o gato tem pesadelo, você pode perceber quando eles estão acontecendo observando como o bichano se comporta enquanto dorme. Se ele está se movimentando muito, é possível que seu sonho não esteja sendo dos mais prazerosos.
Os gatos também sonham - e processam as suas experiências nos sonhos. Já se deve ter perguntado porque é que, por vezes, o seu gatinho se contorce de forma tão estranha enquanto dorme. Bem, a resposta é simples: os gatos também sonham.