Atos 2:38 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Pedro respondeu: ― Arrependam‑se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Leia novamente Atos 2:38 e veja que bênção Pedro disse que as pessoas receberiam como resultado do arrependimento de seus pecados e de serem batizadas. Aprendemos com esse versículo que, quando temos fé em Jesus Cristo e após nos arrependermos e sermos batizados, estamos preparados para receber o dom do Espírito Santo.
Este escrito tem como objetivo mostrar que o batismo do Espírito Santo, o dom de línguas e a edificação da igreja, em Atos 2, foram necessários como meio e não como fim do propósito fundamental de Deus para a igreja e o mundo, pois a natureza e o propósito do pentecostes são eminentemente missionários (BOER, 1961).
Apareceram línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito permitia que se expressassem. Havia em Jerusalém judeus piedosos que procediam de todas as nações do mundo.
Precisa se batizar para perdão dos pecados? Como interpretar Atos 2:38?
O que seria língua de fogo?
As línguas de fogo são o símbolo do Espírito, que mudou os corações dos apóstolos em corações cheios da força da Palavra de Deus. A forma de pomba faz lembrar da passagem do dilúvio, quando Noé soltou uma pomba e ela voltou a ele com o testemunho de que a terra era novamente habitável.
O que significa ser batizado com o Espírito Santo e com fogo?
Ratifica-se então que a expressão “batismo no Espírito Santo e fogo” é uma clara referência as “línguas como que de fogo” (At 2.3) que veio sobre os discípulos no Cenáculo no dia de Pentecostes. Biblicamente, refere-se a uma mesma experiência e não se trata de dois tipos de batismos.
Voltem-se para Deus e sejam batizados, cada um de vocês, no nome de Jesus Cristo, para que seus pecados sejam perdoados. Recebam o dom do Espírito Santo. A promessa é para vocês e para os seus filhos, mas também para todos os que estão longe — na verdade, aqueles a quem o Senhor Deus chamar”.
No livro de Atos vemos homens e mulheres iguais a nós, sujeitos a fraquezas, mas partindo da maior conquista da história da humanidade – a derrota do mundo greco-romano pelas forças de Cristo. Esta é a história dos Atos dos Apóstolos e dos primeiros crsitãos. Estas são nossas raízes.
Resuma Atos 2:15–35 explicando que Pedro declarou que a ocorrência do dom de línguas e de outras manifestações do Espírito entre os discípulos eram um cumprimento e o significado da profecia de Joel (ver Joel 2:28–32). Pedro ensinou e testificou às pessoas usando algumas palavras de Salmos e do rei Davi.
Quem foi a primeira pessoa a receber o Espírito Santo na Bíblia?
A primeira que acreditou, Maria, junto com os discípulos no cenáculo, encorajava-os a perseverar na oração e numa fé expectante da promessa de Jesus : “Não vos afasteis de Jerusalém. Dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo” (Atos 1,4).
1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
263, que “o Batismo perdoa o pecado original, todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado; faz participar na vida divina trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora em Cristo e na Igreja; faz participar no sacerdócio de Cristo e constitui o fundamento da comunhão entre ...
(Mt 28,19). O costume de batizar as crianças vem do Cristianismo da idade antiga, quando os adultos, abraçando a fé, queriam que também seus filhos participassem da comunidade e aprendessem, desde cedo, a conhecer e a amar Jesus Cristo.
Arrepender-se de todos os pecados. Estar disposto a tomar sobre si o nome de Cristo. Ter o firme propósito de servir a Cristo até o fim. Manifestar por suas obras que recebeu o Espírito de Cristo para a remissão de seus pecados.
Atos 8.18-24 Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Deem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo”.
Gênero. A palavra Atos denotava um gênero reconhecido no mundo antigo, que era característico dos livros que descreviam os grandes feitos de pessoas ou de cidades.
A principal mensagem deste livro é o poder de Deus que renovará todas as coisas. O Senhor destruirá todo o mal e nos presenteará com um lar no paraíso. Todos nós ressuscitaremos!
Em Atos 7, Estevão começa a discorrer sobre a história dos israelitas desde Abraão e as promessas de Deus feitas a ele. Ele também destaca a dureza do coração do povo no passado e no presente, e os acusa de assassinar a todos os mensageiros que Deus levantou para anunciar sua vontade.
O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.
Qual o segredo para ser batizado com Espírito Santo?
A resposta não é complicada: ela vem através da oração e consagração. Quando o coração e a vida são puros diante de Deus, o crente deve, então, pedir a Deus pelo batismo com o Espírito Santo.
Como saber se você foi batizado com Espírito Santo?
Uma maneira de discernir se alguém foi batizado no Espírito Santo é examinar os frutos do Espírito em sua vida. Conforme Gálatas 5:22-23, os frutos do Espírito são amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole.
Em primeiro lugar a pessoa deve buscar O Solucionador – o Espírito Santo. Como fazê-lo eficazmente? Quem estiver disposto a pagar o preço para recebê-Lo durante sete dias, até o sétimo dia será recompensado. A peregrinação de sete dias vai começar na segunda-feira e terminará no domingo seguinte.