A superfície do planeta Terra se divide hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A sua formação e a atual disposição dos continentes são explicadas por meio da teoria da deriva continental.
Por outro lado, a Antártica no Hemisfério Sul é um continente real, o que significa que, abaixo de tanto gelo, existe uma antiga massa rochosa preservada há milhões de anos. Leia mais: Metade das geleiras do mundo pode deixar de existir até 2100. Preocupante: gelo flutuante da Antártica marca novo recorde negativo.
Depois do paredão existe um grande abismo, inclusive o que eles acreditam. A má notícia é que este esta região, essa placa gelada. de quatrocentos e oitenta e sete.
Por que ninguém tem permissão para explorar a Antártica?
Por que não se pode explorar a Antártida?
Especificamente, o Protocolo do Tratado Antártico sobre proteção ambiental, assinado em 1991 e que entrou em vigor em 1998, designa a Antártica como uma "reserva natural dedicada à paz e à ciência". Além disso, proíbe todas as atividades relacionadas à exploração de recursos minerais, exceto para fins científicos.
O glaciar Thwaites, na Antártida ocidental – apelidado de “geleira do Juízo Final” porque o seu colapso pode causar um aumento catastrófico do nível do mar – é o glaciar mais largo do mundo e tem aproximadamente o tamanho da Flórida.
Mas a principal razão para as companhias aéreas comerciais evitarem voar sobre a Antártida é porque esse vasto continente é em grande parte desabitado – além de ter milhões de pinguins. Então, não tem aeroporto grande o suficiente para pousos de emergência.
É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental. As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território.
Gelo marinho da Antártica atinge baixa histórica no inverno
"Esta paisagem recém-descoberta consiste em antigos vales e cordilheiras, semelhantes em tamanho e escala à paisagem glacialmente modificada do Norte de Gales, no Reino Unido", disse a instituição de ensino em comunicado.
A Convenção sobre Conservação das Focas Antárticas (CCAS), assinada em 1972, entrou em vigor em 1978 e proporciona mecanismos para a proteção, pesquisa e monitoramento das populações e a regulamentação do manejo e captura responsável das focas antárticas, de forma a manter o equilíbrio do ecossistema da Antártica.
A população da Antártida varia entre 1000 no inverno e 4000-5000 pessoas no verão, o que inclui não somente aquelas presentes em terra como também indivíduos que trabalham nas embarcações atracadas no continente.
Por mais que algumas partes da Antártida tenham, de fato, grandes altitudes, o continente não é um paredão gigante: imagens de satélites que mostram o formato da região e fotos e vídeos de pesquisadores já provaram que se trata de uma porção de terra com forma delineada e zonas com níveis de altitude diversos.
Como único continente desabitado, a Antártida não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país. Vários países reivindicam áreas, mas estas reivindicações não são reconhecidas por outros. A área entre os meridianos 90° O e 150° O é a única parte da Antártida e da Terra não reivindicada por nenhum país.
Como é a Antártida abaixo do gelo? Conforme o estudo, a paisagem foi formada por rios antes da formação do manto de gelo, mas posteriormente modificada pela glaciação local antes de ser dissecada por geleiras na margem de um manto de gelo restrito.
A área exposta do Larsen C, foi denominada de área de interesse cientifico, estando por isso proibida toda e qualquer atividade comercial na região, incluindo pesca ou turismo, pelo período mínimo de dois anos, com a possibilidade de este período ser estendido para 10 anos, ou até por tempo indefinido, caso o interesse ...
"A Antártica deve ser utilizada exclusivamente para fins pacíficos. São proibidas todas as medidas de carácter militar, tais como o estabelecimento de bases e fortificações militares, a realização de manobras militares e o ensaio de todo o tipo de armas", afirma o tratado no seu primeiro artigo.
Um antigo sistema fluvial foi encontrado preservado sob o manto das espessas camadas de gelo da Antártida. A descoberta foi realizada por um grupo de pesquisadores, que visualizaram uma grande paisagem escondida, esculpida há milhões de anos por um rio.
Em 1930, já almirante, retornou à Antártica no comando de uma expedição de 50 homens e entre 1933 e 1934 fez vários sobrevoos no continente, fez diversos experimentos meteorológicos e geológicos e descobriu as montanhas Edsel Ford e a Terra de Marie Byrd.
A Antártida será utilizada somente para fins pacíficos. Serão proibidas, inter alia, quaisquer medidas de natureza militar, tais como o estabelecimento de bases e fortificações, a realização de manobras militares, assim como as experiências com quaisquer tipos de armas.
A temporada de viagens a turismo para a Antártica acontece no verão, entre novembro e fim de fevereiro, com expedições da Swan Hellenic que variam de 9 a 21 dias de viagem. A agência de viagens Fuga oferece pacotes especiais da Swan Hellenic para a Antártica, com voo de Buenos Aires a Ushuaia incluído.
O limite estabelecido para afirmar que alguém deixou a Terra e adentrou o espaço sideral não é claro nem bem definido, mas se convencionou chamá-lo de linha de Kármán.
Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártida.
A região possui a maior camada de gelo do mundo, que cobre cerca de 95% do Continente Antártico. Essa capa tem uma espessura média de 2.700 m, variando entre os limites de 2.200 e 4.800m. Esse gelo, cerca de 35 milhões de Km3, representa cerca de 70% de água doce do planeta.