Dentro de cada uma das conchas do Abafador de Ruído existe um revestimento de espuma, que funciona justamente para proteger os ouvidos dos trabalhadores. Por isso, este EPI é obrigatório em atividades que envolvam ruídos excessivos e longa exposição ao risco, pois ele atenua significamente os níveis destes ruídos.
Um abafador de ruído é um equipamentio constituído de duas conchas conectadas por um arco que são posicionadas na cabeça para proteger as orelhas. É uma espécie de fone de ouvido, que não vai transmitir nenhum tipo de som, mas sim isolar o ruído do ambiente.
O silenciador de escapamento é composto por um tubo de entrada, uma câmara ressonadora, um tubo com perfurações e um tubo de saída, e funciona de maneira semelhante em carros e caminhões. Os gases passam pelo tubo central, são refletidos por um orifício e passam por um conjunto de furos para dissipar o som.
Na sua essência, um sistema de escape é composto pelos seguintes componentes: coletor de escape, tubo de escape, catalisador, filtro de partículas, pré-silencioso, silencioso intermediário, silencioso posterior e os respectivos tubos de ligação.
Como é um ESCAPAMENTO por dentro // Caçador de Carros
Como é a parte interna de um escapamento?
Essa peça conta com tubos repletos de pequenos furos e envolve o corpo do escape. No sistema conhecido como refletivo, não existe a presença de lã de vidro. Esse sistema conta com três divisões no seu interior, que configuram uma espécie de labirinto formado por defletores.
O catalisador é um componente importantíssimo de sua moto ou scooter, e serve para tornar os gases que saem pelo sistema de escapamento derivados da queima de combustível menos nocivos ao meio ambiente.
O que tem dentro do escapamento que vale dinheiro?
O catalisador vem montado dentro de uma cápsula feita de aço inoxidável, a peça é composta por uma colmeia cerâmica na qual está uma camada de metais nobres, como paládio, platina ou ródio, que é um subproduto dos primeiros.
– Coletor de Escape: sua função é recolher os gases e envia-los para o tubo de descarga. – Tubos de Estepe: interligar as peças do sistema. – Silencioso ou Silenciador: sua função basicamente é reduzir o barulho gerado pelo motor. – Catalisador: é purificar os gases poluentes e liberar menos nocivos à atmosfera.
Caso o escapamento, seja ele esportivo ou original, não reduza os ruídos nem filtre os gases poluentes originados do motor, o motorista estará sujeito a uma multa de natureza grave, no valor de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
No Brasil, a aquisição de silenciadores é proibida até para agentes de forças de segurança de forma privada. Luiz Alexandre da Costa, major da reserva da PM do Rio e cientista político, diz que o equipamento não é usado nem na rotina das polícias.
O silencioso intermediário serve para reduzir os ruídos de alta frequência produzidos pelo motor. Em contra partida o abafador serve para diminuir os sons de baixa frequência, os mais agudos. Ambos tem a função de reduzir os ruídos desagradáveis, porém em frequências diferentes.
Os catalisadores automotivos geralmente possuem platina, paládio e ródio, que são úteis na conversão dos gases nocivos produzidos durante a queima do combustível, em gases menos prejudiciais ao meio ambiente.
De acordo com o Manual de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a vida útil dos protetores auditivos tipo concha/abafador pode ser estimada em quatro a 12 meses.
O escapamento do carro, também conhecido como “escape”, é um sistema essencial para o funcionamento do veículo. Ele abrange tubos, silenciadores e catalisadores e se estende desde o coletor de escape, situado na saída do motor, até a traseira do veículo.
Como funciona. Os abafadores esportivos intermediários são projetados para reduzirem a restrição no fluxo de gases de escape. Isso é feito através do uso de um núcleo interno com um material acústico que ajuda a reduzir o ruído, mas não restringe o fluxo de gases tanto quanto um abafador convencional.
O cano de escape sai do motor e corre por debaixo do veículo e sai na parte traseira. Essa conexão do cano está rompida, na verdade não é uma perfuração, mas um deslocamento. Então, ao invés de sair o monóxido de carbono lá atrás do veículo, grande parte ficava dentro do capô, solto.
Gente, a função do catalisador é diminuir a emissão de poluentes dos veículos, o que reduz o impacto ambiental causado pela queima de combustíveis. Além disso, esse acessório automotivo também melhora o funcionamento do motor, deixando o veículo com direção mais suave e gastando menos combustível.
O problema é causado quando o motor, uma vez desregulado, acaba por injetar mais combustível do que deveria. Quando isso ocorre, há uma sobrecarga da capacidade que o cilindro do carro tem para queimar o combustível.