Esses compostos, incluindo L-Dopa, alcaloides dopaminérgicos e flavonoides, trabalham em sinergia para promover o bem-estar e oferecer alívio potencial para uma série de condições de saúde, como por exemplo: Mal de Parkinson, entre outras.
A função do Olho de Boi é absorver o chamado "mau-olhado" e as más energias que estão num determinado espaço ou de alguém que entre na nossa casa. Caso isso aconteça o "Olho de Boi" irá como que rebentar, desfazendo-se. Após este acontecimento deve ser despachado numa mata verde ou em água corrente (rio ou mar).
Proporciona equilíbrio ao sistema nervoso, contribuindo para que tenha facilidade em seus objetivos. Suas sementes moídas, ou em forma de extrato, são usadas na medicina popular para melhora da agilidade mental, da coordenação motora, para tratar condições de apatia e da libido.
O pterígio, conhecido como a carne crescida, é uma lesão ocular que se manifesta na forma do crescimento de uma pele avermelhada na parte interna dos olhos. Ela surge na conjuntiva - membrana transparente que cobre e protege a parte branca do olho - e cresce em direção à córnea, formando uma espécie de triângulo.
A cirurgia de pterígio consiste na retirada da carne crescida. Ela pode ser feita com ou sem um transplante de tecido. Na cirurgia simples, sem o transplante, o paciente recebe a anestesia tópica (em forma de colírio) e o cirurgião remove a pele sem cobrir a área afetada.
Quando perceber que caiu um cisco no olho, não aja sem pensar. Mantenha a calma e lave com água corrente até que o corpo estranho seja removido. Enquanto estiver fazendo isso, feche e abra os olhos repetidas vezes para ajudar a limpar.
Informações Ecológicas: Planta perenifólia ou semidecídua, heliófita e característica da floresta pluvial. É encontrada tanto no interior da mata primária densa como em formações secundárias, porém sempre em várzeas aluviais e fundos de vales.
Dos 117 diferentes carimbos descritos, onze são considerados comuns e 68 são raríssimos. A maioria apresenta o carimbo “Correio Geral da Corte”. É difícil responder “quanto vale um Olho de boi”. Na verdade, não se trata de um selo raro.
Olho de Boi: É usado pra afastar o mau olhado. Ótimo canalizador de energia. Coloque algumas sementes em um pote transparente com água. Utilize-o como um arranjo ou esconda-o no canto do ambiente.
No Candomblé, a folha desse planta costuma ser atribuída ao orixá Osaiyn, sendo esta utilizada no preparo de banhos dos seus filhos e de seus objetos. Já na Umbanda, quem entra em cena é a semente Olho de Boi, a qual tem sua aplicação na confecção de colares e adornos utilizados pelos caboclos e pretos- velhos.
É considerado um forte amuleto contra inveja. Tem sido muito usada nas joias de prata ou em potes atrás da porta. Também pode ter as sementes na bolsa ou carteira.
A Pedra Olho de boi afasta inveja, mau-olhado e traz boa sorte. Aumenta nossa força e poder para vencer desafios; atrai boa sorte nos jogos e nos negócios. Fortalece o raciocínio, a inspiração, atividade mental, coragem e as conquistas.
Seja como for, vá observando a água: se fica escura/negra, se o sal transborda do copo, ou se a semente rebentar, em qualquer dos casos é para sua proteção, limpe e troque a água, se a semente rebentar, troque por outra e enterre a semente desfeita num jardim. Fora disso, troque a água e o sal uma vez por semana.
Sua coloração varia entre tons de marrom-avermelhado, apresentando faixas douradas e iridescentes que lembram o brilho de um olho. A olho de boi é também é conhecida como olho de tigre vermelho, sua coloração é obtida através do processo de aquecimento da pedra olho de tigre.
Quando você vê um Olho de Boi com a goma lisa, sem “craquelê” pode acreditar que ele foi gomado posteriormente. A goma original destes raríssimos exemplares é semelhante ao que acontece nos blocos de 10 réis Verticais. A goma é irregular, falhada e geralmente amarelada.
Caso isso aconteça o “Olho de Boi” irá como que rebentar, desfazendo-se. Após este acontecimento deve ser despachado numa mata verde ou em água corrente (rio ou mar).
Floração rosa e roxa em cachos. Fruto vagem curta de 6 cm, com uma a três sementes. A semente dura de 1,5 cm é muito bonita, em duas cores, vermelho e preto. Para germinar é preciso quebrar a dormência, por ser muito dura.
A estrutura do olho possui três túnicas: a camada mais externa, composta pela esclera ou esclerótica e a córnea; a camada mediana, formada pela coroide, o corpo ciliar e a íris; e a camada mais interna, denominada retina. Essa última se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico.
Embora a maioria dos flashes luminosos e moscas volantes não seja séria, pessoas com sinais de alerta devem procurar um oftalmologista o quanto antes. Pode estar ocorrendo uma doença no humor vítreo ou na retina e esperar alguns dias ou até mesmo algumas horas pode levar a uma perda de visão permanente.
Qualquer coisa que entre no olho já provoca uma alta sensibilidade por causa da grande quantidade de nervos na região. Superficiais ou profundos, os corpos estranhos como ciscos, pedrinhas, cabelos, areia, entre outros, devem ser retirados porque podem levar à cegueira em casos mais graves.