A bolsa escrotal, um órgão par, também conhecido como escroto ou saco escrotal, é uma bolsa de pele que se localiza abaixo do pênis. No interior dessa bolsa encontramos as gônadas masculinas, mais conhecidas como testículos.
Os testículos são órgãos que fazem parte do escroto, uma bolsa músculocutânea que contém outras estruturas essenciais no armazenamento, produção e transporte dos hormônios sexuais masculinos e espermatozóides.
O tecido testicular é constituído de duzentos a trezentos lóbulos, que são separados por septos de tecido conectivo. Cada lóbulo contém entre dois e três túbulos seminíferos que são enrolados de forma extremamente compacta, possuindo aproximadamente um metro de comprimento quando retificados.
O escroto ou bolsa escrotal é uma bolsa feita de músculo e pele onde estão contidos os testículos, epidídimo e a primeira parte dos ductos deferentes; órgãos indispensáveis quando falamos de fertilidade, infertilidade e reprodução humana, afinal, fazer um bebê precisa de conteúdo genético do homem e da mulher.
Os testículos fica armazenados no escroto ou saco/bolsa testicular, que é uma bolsa externa de pele e músculo. É uma extensão do abdômen e está localizado entre o pênis e o ânus. A função do escroto é manter os testículos a uma temperatura inferior à do resto do corpo (34.4 graus Célsius).
Anatomia do Testículo, Epidídimo e Ducto Deferente
O que temos dentro do saco?
No interior dos lóbulos do testículo estão os túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozoide. Podem ser encontrados até quatro túbulos seminíferos, que ficam dispostos como novelos em um tecido conjuntivo frouxo.
As bolinhas no saco escrotal também podem ser causadas pelos grânulos de Fordyce que são glândulas sebáceas aumentadas. Esses grânulos podem afetar o saco escrotal, pênis, glande ou prepúcio levando ao aparecimento de uma ou mais bolinhas amarelas, esbranquiçadas ou avermelhadas de 1 a 3 mm de tamanho.
Hidrocele é o acumulo de líquido dentro do escroto, que é a bolsa externa de pele que contém os testículos. É uma doença comum em recém nascidos e normalmente não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço que pode afetar um ou os dois testículos.
Os testículos retráteis (hipermóveis) são testículos que desceram e que se movem facilmente para cima e para baixo entre o escroto e o canal inguinal. A retração dos testículos ocorre como resposta reflexa ao toque, temperatura, medo ou riso. Essa resposta é comum, particularmente em bebês e crianças.
Já nos adultos, apesar de raro, existem algumas situações que podem estimular esta condição como: Clima frio: quando a temperatura está muito baixa, o corpo pode produzir um movimento involuntário, fazendo com que a bolsa escrotal se contraia e os testículos subam.
Os dois testículos produzem os espermatozóides e os hormônios masculinos do homem e dos mamíferos machos. A falta de um deles não interrompe essas funções.
Os espermatozoides são produzidos continuamente nos testículos. Após a produção, os espermatozoides são estocados em um conjunto de canais tortuosos e muito finos, localizados atrás dos testículos, chamado “epidídimo”.
Na maior parte dos casos, a subida dos testículos se dá devido a contrações involuntárias do músculo cremaster, que liga os testículos ao abdômen e pode acontecer devido a climas frios, em situações de perigo e quando o cordão espermático é curto.
O caroço no testículo pode surgir devido ao acúmulo de líquidos ou sangue junto ao testículo, como no caso da hidrocele ou varicocele, sendo um sintoma relativamente comum que pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos, mas também pode surgir devido a torção no testículo ou até câncer.
O “caroço” na bolsa escrotal se caracteriza pelo surgimento de nodulações intra ou extra escrotais e devem ser examinadas pelo urologista. De modo geral, por si só não caracteriza como doença, mas pode se tratar de alguma inflamação, infecção ou patologia mais grave.
O líquido livre é encontrado na maior parte das mulheres normais e sem sintomas. Como achado isolado não significa nenhuma doença específica. Pode ser normal esse achado no ultrassom.
Um hidrocelo é uma das causas de tumefação (inchaço) do escroto (saco ou bolsa que contém os testículos) e que ocorre quando o fluido se acumula neste conjunto de tecidos que rodeia os testículos. O hidrocelo é comum em recém-nascidos e geralmente desaparece sem tratamento durante o primeiro ano de vida.
O testículo retrátil é uma condição em que o testículo sobe pelo canal inguinal, podendo se esconder na região da virilha, o que acontece especialmente devido a contrações involuntárias do músculo cremaster, que é o músculo que liga o testículo à região abdominal, podendo ocorrer várias vezes ao dia, fazendo com que os ...
Um testículo subido, também conhecido como criptorquidia, é uma condição em que um dos testículos da pessoa não desce para o saco escrotal em seu desenvolvimento normal. Isso ocorre em cerca de 3% a 5% dos homens e geralmente é detectado nos exames médicos de rotina.
Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis. Poderá ser feita uma cirurgia plástica na região do púbis com retirada do excesso de pele e uma lipoaspiração da região púbica.
Logo, ter um testículo grande é normal, mesmo se o outro for um pouco menor. Ao perceber que os testículos estão com tamanhos muito diferentes, é importante avaliar o caso com cuidado e não se assustar logo de cara.
O que significa quando o homem está com o saco murcho?
Possíveis causas. A principal causa da atrofia testicular é a varicocele, que é a dilatação das veias dos testículos, o que leva ao acúmulo de sangue e ao surgimento de sintomas como dor, sensação de peso e surgimento de inchaço no local. Entenda melhor o que é a varicocele e como tratar.
Quando o homem ejacula os testículos ficam vazios?
Prestar atenção à aparência dos testículos permite saber quando um homem vai ejacular, pois como ficam contidos dentro de uma "bolsa de pele" forrada por uma fina camada de músculos, eles ficam contraídos em determinadas situações, como baixas temperaturas e proximidade da ejaculação.
A rafe perineal é uma linha visível ou uma linha de tecido no corpo humano que se estende do ânus ao períneo. É encontrado em homens e mulheres e surge da fusão das dobras urogenitais.
Quando os testículos apresentam um nódulo ou caroço, muitos pacientes se assustam e buscam ajuda médica imediata. No entanto, nem sempre, os nódulos no testículo são sinal de doenças graves. Nódulos no testículo são relativamente comuns e podem afetar pacientes idosos, adultos e até mesmo crianças.