O que fica dentro do Santíssimo?
Notícias. Conheça mais sobre o objeto litúrgico utilizado para a bênção do Santíssimo Sacramento. “Na Igreja temos o costume de colocar a hóstia consagrada no ostensório para o povo ver, e nela adoramos Jesus Cristo, que está verdadeiramente presente na Eucaristia”, explicou o Pe.Porque não podemos tocar no Santíssimo?
Portanto, ninguém use o ostensório como 'amuleto' que se procura tocar, gerando choro e gestos descontrolados. Esses gestos não favorecem a manifestação autêntica da fé, confundida com emoções e devocionismo superficial.O que tem dentro do ostensório?
Ambos os nomes, Custódia ou Ostensório, derivam do latim (mostrare e ostendere) e significam “para mostrar”. Trata-se de peça de ourivesaria, composta em geral por um corpo principal, ricamente adorada, na maioria das vezes feita de prata ou de ouro, com centro transparente, de cristal, onde a Hóstia fica exposta.O que tem dentro do sacrário?
Sacrário ou Tabernáculo é um pequeno cofre colocado sobre o altar para guardar a píxide ou o ostensório, onde está a Eucaristia. Em muitos casos está situado em capela própria, a Capela do Santíssimo.Adoração ao Santíssimo Sacramento: o que é, como surgiu e por que é importante
O que significa a luz vermelha no Santíssimo Sacramento?
Onde Jesus Cristo está, no sacrário pela hóstia consagrada, é obrigatório que haja uma lâmpada de cor vermelha acesa e bem visível, sinalizando a presença d'Ele.Quem pode entrar no sacrário?
Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc. .O que tinha dentro do lugar Santíssimo?
Lugar santíssimo: O sumo sacerdote entrava nesse lugar extremamente sagrado do tabernáculo uma vez por ano, no Dia da Expiação. O lugar santíssimo representava a presença de Deus e continha a arca da aliança, cuja tampa era chamada de propiciatório.Porque o Santíssimo não pode ficar sozinho?
De qualquer modo, sentindo ou não, estejamos conscientes de que Ele está realmente lá, presente na hóstia consagrada. Tenhamos no espírito que não estamos sozinhos diante do Santíssimo Sacramento: Ele está lá conosco. Não se trata aqui de uma espécie de monólogo interior, mas de uma troca.O que devemos fazer diante do Santíssimo?
Durante a adoração, há algumas devoções especialmente válidas, como ler o Evangelho e meditar sobre o que se leu; rezar a Via Sacra; recitar os mistérios dolorosos do terço; ler e orar sobre algum texto de espiritualidade, rezar com os salmos etc.O que Jesus faz no lugar Santíssimo?
Jesus entrou no Lugar Santíssimo na sua ascensão para inaugurar o santuário celestial e Seu ministério sacerdotal. Essa informação pode parecer uma novidade para algumas pessoas, no entanto, ela está presente na Bíblia (Hebreus 6:20; 9:12) e nos textos de Ellen White.Porque os católicos adoram o ostensório?
Segundo a tradição, o ostensório é Cristo vivo e presente, visível para nós e digno de nosso amor; é com Ele que podemos dialogar, sabendo que Ele nos ouve e nos recebe com carinho. Assim como a hóstia é circular, o ostensório tem um suporte central com um design protegido por vidro transparente.Pode encostar no Santíssimo?
Mesmo o sacerdote, quando vai tocar no ostensório para transportá-lo ou dar a Bênção do Santíssimo, cobre suas mãos com uma veste litúrgica chamada véu umeral, e assim, por respeito e reverência, não toca diretamente no ostensório quando nele está a Hóstia Consagrada. E isto é uma lei da Igreja.O que fazer na visita ao Santíssimo?
Após a meditação, podes rezar o Rosário, a Via Crucis (Caminho da Cruz), uma outra oração sobre a Eucaristia ou ainda a Liturgia das Horas (esta última de acordo as horas da tua visita). Na presença do Santíssimo Sacramento exposto, podes recebê-Lo no teu coração através da comunhão espiritual.Como se comportar no Santíssimo?
Inicie sempre a sua adoração com uma postura de respeito e submissão(se possível de joelhos), procurando ouvir Jesus lhe dizendo: “Não é preciso, meu filho, saber muito para me agradar, basta-me amar fervorosamente. Fala-me, pois de uma coisa simples, assim como falarias com o mais íntimo dos amigos.”Porque não se pode cruzar as pernas na Missa?
Não cruze as pernas. O ato de cruzar as pernas é considerado pouco respeitoso. O seu corpo deve expressar a sua devoção; A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo.
Solicitação de remoção
Veja a resposta completa em nossasenhoradefatimasantoagostinho.arquidiocesebh.org.br