Carne mecanicamente separada de frango, água (11,33%), carne de frango, gordura suína, proteína de soja (3,74%)**, carne suína, sal, amido (1,69%), açúcar, cebola, pimenta branca, pimenta vermelha, alho, aromatizantes: aroma natural de fumaça e aromas naturais, estabilizantes: tripolifosfato de sódio e pirofosfato ...
Matéria-prima: A base da salsicha é a chamada carne industrial, que é composta principalmente de sobras e aparas dos cortes tradicionais de boi, frango e porco. Essas partes menos valorizadas são congeladas e, em seguida, cortadas em pedaços bem pequenos por máquinas automáticas especializadas.
Salsichas são alimentos processados considerados nocivos à saúde devido a quantidade de corante, aditivos químicos e sódio. Mas para quem não dispensa um bom hot dog, será que existem opções mais saudáveis? A resposta é sim! Os tipos disponíveis no supermercado variam de cores, tamanhos, sabores e preços.
Carne mecanicamente separada de ave, carne de frango, pele de ave, proteína de soja (4%) (Agrobacterium tumefaciens, Arabidopsis thaliana, Streptomycies viridochromogenes e Bacillus thuringiensis), água (4%), sal, amido (1,8%), açúcar, carne suína, dextrose, alho, cebola.
1º lugar no concurso de cachorro-quente! Cachorro-quente americano/comida de rua coreana
Qual produto químico tem na salsicha?
Um dos ingredientes da salsicha é o nitrito de sódio, componente que alguns teóricos associam ao câncer. Porém, o nitrito é um dos aditivos que está inserido dentro da legislação da Anvisa e tem suas quantidades definidas – com limite de 150ppm (parte por milhão) ou 0,015%.
As salsichas realmente não são feitas com nenhuma peça nobre. Contudo, também não é feita com proteínas de péssima qualidade como se faz imaginar. A carne utilizada é a chamada Carne Mecanicamente Separada (CMS).
Portanto, a ideia de que a salsicha leva décadas para ser excretada do corpo é infundada, mas a preocupação com o consumo de nitritos em embutidos é bem fundamentada. Por isso, podemos afirmar que a alegação de que a salsicha demora 32 anos para sair do organismo humano é um mito sem embasamento científico.
Já a salsicha Viena é considerada a melhor salsicha, no quesito qualidade. Contudo, ela também possui um valor mais elevado do que as demais. O preparo é feito com um blend de carne bovina e suína! Além disso, tem um formato mais alongado, sendo livre de aditivos em sua composição, tornando-a mais saudável.
"A maioria das carnes processadas contém carne suína ou bovina, mas também pode conter aves e miudezas, como o fígado, ou subprodutos de carne, como sangue", diferencia Dirce Maria Lobo Marchioni, professora do Departamento de Nutrição da FSP/USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo).
Feita a partir da emulsão das carnes de uma ou duas espécies de animais de corte, a salsicha pode ou não conter a carne mecanicamente separada (CMS), um subproduto desses animais, que nada mais é que uma mistura feita à base de cartilagens e outras partes dos animais (carcaças de aves, bovinos e suínos).
Qual é a melhor marca de salsicha para fazer cachorro-quente?
A salsicha viena, que foi criada na capital da Áustria e leva o mesmo nome, é considerada uma das melhores por conta do quesito qualidade. Feita com uma mistura de carnes bovina e/ou suína, ela tem um formato mais longo e não tem a adição de carne processada.
A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.
A Viena é a mais pura, pois não leva carne mecanicamente separada. O mesmo vale para a Frankfurt, que difere da Viena por ter um tempero mais intenso e bacon na sua composição.
As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.
A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.
Quantidade recomendada. Não existe uma quantidade recomendada. De acordo com os especialistas consultados por VivaBem, o ideal é que seja uma comida de exceção, ou seja, a salsicha deve ser consumida em pequenas quantidades e, de preferência, uma ou duas vezes por semana, no máximo.
O uso de carne de cabeça de porco em embutidos é permitida por lei, desde que essa carne seja congelada após sua retirada e usada apenas em produtos previamente cozidos, como mortadela e salsicha.
A primeira e mais aceita é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, que batizou, em 1852, as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro Dachshund.
Por que existe a lenda de que a Salsicha é feita com jornal? - Quora. Por que existe a lenda de que a Salsicha é feita com jornal? Na verdade existe um espessante, a carboxi-metil-celulose que é fabricado a partir da celulose, ou seja papel. Este espessante é largamente utilizado em culinária, inclusive em salsichas.