A urina de vaca possui em sua composição praticamente todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das plantas. A urina de vaca é um excelente adubo foliar. Ela também possui outras coisas que ajudam a tornar as plantas mais resistentes as pragas e pestes.
A urina de vaca tem composição bastante diversificada conforme a alimentação fornecida ao animal. A urina de um animal adulto, por exemplo, contém grande quantidade de nitrogênio, principalmente na forma de uréia e amônio.
Os principais nutrientes da urina de vaca são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, boro, cobre, zinco, sódio, cloro, cobalto, molibdênio, alumínio e substâncias que aumentam a resistência das plantas, os fenóis (PEREIRA et al., 2010).
As plantas pulverizadas com o biofertilizante de urina de vaca ficam mais saudáveis e resistentes a pragas (como cochonilhas, pulgões, ácaros, lagartas) e doenças (como pinta-preta, requeima, pústula bacteriana e antracnose). A urina de vaca também pode ser usada no tratamento de sementes. Importante!
A urina de vaca, sendo um excelente adubo foliar, complementa as adubações de NPK e fornece micronutrientes, ajudando a reduzir o uso de agrotóxicos. Em lavouras orgânicas, os resultados podem ser excelentes, especialmente na prevenção e resistência a doenças e na complementação de "N" via foliar.
Urina de Vaca, este Biofertilizante pode transformar a sua Horta! Como Fazer.
O que a urina pode curar?
A urina é usada para tratamento de diabetes, hipertensão, reumatismo, tosse, asma, dores na coluna e doenças venéreas, cardíacas e renais. Eles tomam urina três vezes por dia e dizem que os resultados são positivos.
A urina de vaca atenuou os efeitos negativos dos sais sobre as plantas de maracujazeiro-roxo. O uso da urina de vaca, aplicada via solo, aumentou a área foliar de mudas de maracujazeiro-amarelo e roxo, independentemente da salinidade hídrica.
A urina humana possui cerca de 80 a 85% de nitrogênio e 66% de fósforo, principais nutrientes para fertilização do solo. Por isso, ela pode ser utilizada para rega e adubação de plantas, em grandes hortas ou nos vasos de plantas caseiras, e em quantidades que variam de acordo com o tamanho da planta.
A produção média de urina nos tratamentos foi de 13,9 L/animal/dia (Tabela 2), resultado que está de acordo com o descrito por Haynes & Williams (1993), que observaram em bovino adulto produção de urina de 12,8 a 24,4 L/animal/dia.
Em geral, a urina contribui com 80% do nitrogênio, 50% do fósforo e 90% do potássio da carga de nutrientes que chega a uma estação de tratamento de esgoto convencional, segundo LARSEN et al (2001). Do ponto de vista qualitativo, a urina humana é uma solução de água contendo altas concentrações de sais e nutrientes.
Hiroshi diz que a urina contém, além de ureia e sais minerais inorgânicos, a creatina. De acordo com o estudioso, o aminoácido aumenta a taxa de vários hormônios — “a química mais cara do organismo” —, melhorando o metabolismo e criando resistência. — Um indicador da juventude é a taxa hormonal.
Produzida pelos rins a partir da filtração do sangue, a urina é um dos principais mecanismos do corpo para eliminar substâncias desnecessárias e subprodutos do metabolismo, os quais causariam prejuízos se ficassem acumulados.
O que é a ureia? A ureia é um composto sólido, nitrogenado não proteico derivado do petróleo. Ao alcançar o rúmen do animal, através da enzima uréase é desdobrada em amônia e CO2, daí os micro-organismos passam a usar essa fonte de nitrogênio para síntese de nova proteína.
Mesmo não apresentando diferença (P>0,05), os dois maiores níveis de NNP da dieta, 5,76 e 8,07%, registraram as maiores excreções de uréia na urina, que foram, respectivamente, 434,51 e 442,55 mg/kg PV, quando obtidas com coleta total e 494,73 e 465,34 mg/kg PV, utilizando-se urina spot.
A urina de vaca é um excelente adubo foliar. Ela também possui outras coisas que ajudam a tornar as plantas mais resistentes as pragas e pestes. Para usar a urina, é muito simples. A urina deve ser coletada de vacas que estejam no período de produção de leite.
É indicado por sua ação antisséptica, nas infecções do aparelho urinário, como: pielites, cistites, uretrites, pielonefrites e outras infecções do aparelho urinário e também como antisséptico das vias biliares.
O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura. O esterco é considerado uma boa fonte de P (fósforo), e de N (nitrogênio) e K (potássio).
Essa pseudoterapia é considerada inútil e até perigosa, por ingerir os elementos que nosso próprio corpo descarta por serem tóxicos ou desnecessários. Ao beber urina, o indivíduo pode ser acometido por distúrbios gastrointestinais devido à agressividade para as mucosas.
Não há benefícios conhecidos para a saúde quando se bebe ou esfrega a própria urina no corpo, ou a de qualquer outra pessoa. Por via oral, é ainda pior. Pode acelerar o processo de desidratação e potencialmente introduzir bactérias no organismo.
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, fizeram um grande estudo sobre a diferença entre urinar em pé ou sentado na saúde masculina. Ao final, identificaram que o hábito de esvaziar a bexiga sentado melhora a vida sexual dos homens e permite que a próstata fique mais relaxada.