Desenvolvida pelo psicoterapeuta Bert Hellinger, a constelação familiar é uma terapia alternativa que busca favorecer a compreensão de transtornos psicológicos, principalmente os que são estimulados pela prática das relações familiares ou de relacionamentos, a fim de identificar os fatores de estresse.
O que a psicologia diz sobre a constelação familiar?
O Conselho Federal de Psicologia aponta divergências éticas e de conduta profissional no uso da técnica de constelação familiar; e considera que não é compatível com legislações da área e o código de ética da profissão.
O querer intrínseco e verdadeiro revelado na constelação se completa na ação e quando prospera a reconciliação, para além das diferenças, vemos um antigo poder que devolve a magia da presença transformadora e brilhante e vivenciamos uma sensação de estar bem no mundo porque a constelação serve à vida.
A constelação familiar mira resolver conflitos que são herdados de gerações passadas. A dinâmica pode ser feita em grupo ou individualmente e é guiada por um facilitador chamado de constelador, que não necessariamente é formado em psicologia. A prática não tem comprovação científica.
A Constelação Familiar, nada tem a ver com sincretismo religioso, está ligada a Psicologia, cujo o objetivo é também para que se veja no lugar do outro, resolvendo situações de ressentimentos, ciúmes, inveja, crenças limitantes, baixa estima etc.
Constelação Familiar | O QUE É e COMO funciona o sistema familiar?
O que a Bíblia fala sobre constelação familiar?
Mateus 5:23-24 – Reconciliação e Perdão:
A Constelação Familiar pode ser vista como uma ferramenta que ajuda a identificar e trabalhar em questões de ressentimento, mágoa e desequilíbrio, facilitando a reconciliação e a restauração dos laços familiares.
O que a espiritualidade fala sobre constelação familiar?
Constelação familiar não é religião
Numa constelação, qualquer pessoa pode acessar esse campo de memória mediante uma postura de neutralidade, sem intenção ou julgamento. Então, não se trata de religião. Trata-se de um fenômeno biológico, que acontece em todas as espécies.
Ela se diz uma técnica terapêutica voltada à resolução de conflitos, especialmente os de família. Apesar de emprestar termos e imitar métodos da psicologia tradicional, não se engane: é uma prática envolta por misticismo.
Sociólogos e psicólogos alertam, porém, que se trata de um método pseudocientífico que não só ignora as ciências sociais e a psicologia como viola os direitos humanos, reforça estereótipos sobre os papéis sociais do homem e da mulher e "pode desencadear ou agravar estados emocionais de sofrimento ou de desorganização ...
“Sinto que esse desenvolvimento desejado, garantido pela qualidade acadêmica nas disciplinas teológicas e nas ciências humanas e sociais, é particularmente importante, pois integra as competências necessárias para discernir os valores relacionais próprios da constelação familiar”, frisou o Papa, ressaltando que “a ...
Um dos perigos da Constelação Familiar é a possibilidade de reviver traumas emocionais e familiares que podem ser intensos e dolorosos. Durante as sessões, é comum que questões profundas e antigas venham à tona, o que pode gerar um grande impacto emocional nos participantes.
A Constelação Familiar, em suas diversas abordagens, tem o propósito de trazer a clareza de volta à nossa experiência interior e, assim, ao nosso sistema. Dessa forma, podemos ver o que é uma repetição de padrões ou um movimento autêntico.
As Constelações Familiares baseiam-se em Leis ou Ordens do Amor. São elas: Pertencimento, Ordem e Equilíbrio. Quando alguma das Leis ou Ordens do Amor é violada, surgem problemas no ambiente familiar, pois os membros do sistema tendem a tentar corrigir o que aconteceu, gerando um desequilíbrio e/ou emaranhamento.
O Conselho Federal de Psicologia emitiu a NOTA TÉCNICA CFP Nº 1/2023 repudiando o uso das Constelações Familiares. Afirmou se tratar de prática que invisibiliza a violência doméstica, viola a Lei Maria da Penha, o ECA, e constitui infração disciplinar no exercício da profissão.
A prática da constelação familiar está em desacordo com as diretrizes normativas relacionadas a gênero e sexualidade estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia porque reproduz conceitos patologizantes, ou seja, que tendem a classificar como anormais condições relacionadas a identidades de gênero, orientações ...
Quanto tempo a Constelação Familiar começa a fazer efeito? O efeito é imediato podendo estender por semanas ou meses. O resultado esperado é no primeiro momento sensação de paz e posterior uma nova forma de encarar a vida, mais positiva e feliz.
A nota técnica também destaca que a sessão de Constelação Familiar pode suscitar a abrupta emergência de estados de sofrimento ou desorganização psíquica, e que o método não abarca conhecimento técnico suficiente para o manejo desses estados – o que conflita com a previsão do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
A constelação familiar é uma pseudociência, e não bastasse ela ocupar o lugar de práticas sabidamente efetivas, e, desse modo prejudicar aqueles que realmente precisam de tratamento terapêutico-psiquiátrico, ela ainda pode piorar a situação mental dos pacientes com crenças infundadas, especialmente daqueles pacientes ...
Por isso, na perspectiva da constelação familiar, o progresso vem principalmente do pai. Quando a mãe quer manter os filhos longe do pai, ela os mantém longe do progresso. O movimento vai através da mãe para o pai e através do pai para o mundo ; e assim o filho fica completo.
O que é constelação familiar tem a ver com espiritismo?
Não se trata de religião ou sessão espírita. A Constelação é um processo que faz parte da ciência fenomenológica, embasada em teorias científicas e pela filosofia percebida e aplicada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.
Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas. A cantora Anitta gerou polêmica após exibir sua nova tatuagem nas redes sociais. Segundo ela, o símbolo desenhado no braço representa a constelação familiar, técnica criada pelo alemão Bert Hellinger para resolver conflitos familiares.
“É vedado no âmbito dos tribunais e órgãos do Judiciário o uso de constelação familiar sistêmica ou outra técnica fundada em esterótipos a respeito do papel das mulheres ou da configuração familiar, bem como que tenha possibilidade de submeter a vítima de crimes a situações de revitimização”.
Foi sacerdote católico e trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul. Após anos de dedicação a uma vida religiosa, Hellinger dedicou-se a estudos que abrangeram áreas como a psicanálise, terapia familiar, hipnoterapia e análise transacional. Ontem, 19/09, Bert faleceu aos 93 anos de idade.
Diretamente da Alemanha, Sophie Hellinger, viúva do criador da constelação familiar, Bert Hellinger, expôs alguns princípios dessa terapia alternativa.
Como Bert Hellinger explica o que é constelação familiar?
As constelações familiares são um método de terapia breve desenvolvido por Bert Hellinger, que surgem como uma alternativa aos pacientes que possuem dores crônicas ou algum tipo de sofrimento mental. Esta pesquisa objetivou desenvolver a técnica da constelação familiar na unidade básica de saúde em Patos de Minas, MG.