1 Timóteo 4:7 Mas rejeita as fábulas profanas e os falatórios dos insensatos. Exercita-te, porém, na piedade. Mas rejeita as fábulas profanas e os falatórios dos insensatos.
No texto bíblico que está em destaque acima, o apóstolo Paulo escreve para Timóteo no intuito de cuidar de um jovem levantado para ser um líder na igreja, e faz questão de dizer que percebe nele uma fé especial. Uma fé que Paulo classifica como “sem fingimento”.
Em 1 Timóteo, lemos que o Apóstolo Paulo aconselhou Timóteo, um líder da Igreja em Éfeso, a assegurar que a sã doutrina fosse ensinada, e a não permitir que falsidades populares distraíssem as pessoas dos ensinamentos do evangelho.
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
1 Timóteo 2.11-15 - A mulher deve ficar calada na igreja - Augustus Nicodemus
Qual era a doença de Timóteo na Bíblia?
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia]. Astheneia é traduzida na bíblia como doença ou como fraqueza física em geral.
O nome Timóteo significa “honrado por Deus” e descreve muito bem esse servo devotado e fiel. Timóteo provavelmente foi convertido durante a primeira viagem missionária de Paulo. Ao crescer no evangelho, ele se destacou como um discípulo fiel e Paulo o escolheu como companheiro de missão. (Ver Atos 16:1–5.)
Sua vida nos ensina a confiar em Deus, perseverar em meio às adversidades, ser humildes e submissos, buscar a Deus em oração e viver como um exemplo para os outros. Que possamos aprender com Timóteo e aplicar essas lições em nossa própria jornada de fé.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Em 2 Timóteo 2:13–19, Paulo aconselha Timóteo a lembrar os santos de evitarem a contenda e “[apartarem-se] da iniquidade” (versículo 19). Você pode marcar a última frase em 2 Timóteo 2:19.
De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, um cargo que Timóteo teria servido por 15 anos. No ano 80 (ou 97, segundo outras fontes), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os pagãos, furiosos, atacaram-no, arrastaram-no pelas ruas e apedrejaram-no.
Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).
Tiago aqui é retratado com uma deficiência na perna. E Jesus o convocou para uma missão de curar pessoas, deu este dom à ele. Então, Tiago questiona Jesus porque até agora Ele não o curou e como ele poderia curar outras pessoas sendo que ele mesmo não tinha sido curado.
Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Quantos anos tinha Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Considerando-se que já estava havia 30 anos no ministério do evangelho de Jesus Cristo, Paulo estava em excelentes condições de ensinar Timóteo a ser eficiente em fortalecer a fé do próximo (ver 2 Timóteo 2:15–17, 22–26; 4:1–2, 5).
1 Timóteo 2–3 Paulo ensina que é preciso orar e adorar da forma correta. Ensina também que Jesus Cristo pagou o preço da redenção por todos e é nosso Mediador junto ao Pai. Ele ensina como homens e mulheres devem comportar-se durante a adoração.
Como Timóteo foi tão importante para nossa Igreja?
São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo, viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus, que é paz.
Ele era jovem, tímido e doente, mas foi cooperador de Paulo e o continuador de sua obra. A esse jovem líder, o apóstolo Paulo escreveu duas de suas espístolas. Sua mãe era judia e seu pai grego (At 6.1). Timóteo tinha bom testemunho em sua cidade e também fora de seu domicilio (At 16.2).
I Timóteo foi escrita na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 D.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.
Timóteo foi um jovem líder da Igreja Primitiva. Muito provavelmente ele nasceu em Listra, uma província romana da Galácia. O pai de Timóteo era grego, porém sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide, eram Judias (At 16:1; 2 Tm 1:5).
Todavia, por algum motivo, Deus resolveu não ouvir a oração paulina, permitindo assim que Trófimo continuasse acamado. Na verdade, não sabemos se Trófimo recuperou-se da sua enfermidade, se permaneceu adoentado, ou até mesmo se veio a óbito em virtude dessa doença.