O que o livro de Timóteo nos ensina?
Ele o escreveu enquanto estava preso em Éfeso, na Grécia, e o livro contém orientações para a organização e governo da igreja cristã. Ele aconselha Timóteo a liderar a igreja com sabedoria e autoridade, mas também com humildade e amor.O que podemos aprender com a história de Timóteo?
Os líderes cristãos podem aprender muito com o exemplo de Timóteo e aplicar essas características em seu próprio ministério. Ao seguir o exemplo de Timóteo, os líderes serão capazes de liderar com integridade, amor e dedicação, buscando sempre a vontade de Deus e o bem-estar do povo de Deus.Porque Timóteo foi tão importante?
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.Qual era o perfil de Timóteo?
Timóteo foi um jovem líder da Igreja Primitiva. Muito provavelmente ele nasceu em Listra, uma província romana da Galácia. O pai de Timóteo era grego, porém sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide, eram Judias (At 16:1; 2 Tm 1:5).1 Timóteo || Bible Project Português ||
Qual a missão principal de Timóteo?
Em 1 Timóteo, lemos que o Apóstolo Paulo aconselhou Timóteo, um líder da Igreja em Éfeso, a assegurar que a sã doutrina fosse ensinada, e a não permitir que falsidades populares distraíssem as pessoas dos ensinamentos do evangelho.Qual era o temperamento de Timóteo?
Creio que provavelmente ele tinha uma natureza sensível. Isso o deixava mais suscetível a críticas e tratamento severo, mas também mais aberto e re- ceptivo às necessidades dos outros.Qual era o dom de Timóteo?
"Dons" de Deus (1:6-14).Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Como foi o fim da vida de Timóteo?
De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, um cargo que Timóteo teria servido por 15 anos. No ano 80 (ou 97, segundo outras fontes), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os pagãos, furiosos, atacaram-no, arrastaram-no pelas ruas e apedrejaram-no.Qual foi o conselho que Paulo deu a Timóteo?
Paulo aconselhou Timóteo a reacender o dom do Espírito Santo, ou convidar o Espírito Santo a estar com ele.Como Timóteo se converteu?
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.Quantos anos tinha Timóteo quando foi chamado por Paulo?
A tradição diz que Timóteo tinha cerca de dezesseis anos quando ele e sua mãe se converteram ao cristianismo.Para quem Paulo escreveu a carta de Timóteo?
Paulo escreveu essa epístola para ajudar Timóteo, que era um jovem líder da Igreja, a entender melhor as próprias responsabilidades.Qual o contexto de Timóteo?
Timóteo nasceu em Listra, na Licaônia. Seu pai era de origem pagã e já tinha morrido quando Paulo passou pela primeira vez em Listra. Foi nessa ocasião que a avó e a mãe de Timóteo aceitaram Jesus Cristo como o Messias Salvador. Sua mãe se chamava Eunice e sua avó, Loide.Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).Porque Paulo escreveu a segunda carta a Timóteo?
Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Em sua carta, Paulo incentivou Timóteo e deu-lhe forças para ajudá-lo a prosseguir após sua morte iminente. Paulo sabia que seu tempo se aproximava e desejava ver Timóteo, a quem ele chamou, figurativamente, de “meu amado filho” (2 Timóteo 1:2).Qual era a doença de Timóteo?
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia]. Astheneia é traduzida na bíblia como doença ou como fraqueza física em geral.Porque Paulo escolheu Timóteo?
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).Por que Timóteo estava desanimado?
Em tom de despedida, o velho Paulo recorda a trajetória do seu fiel companheiro, mostrando como sua criação por uma mãe e avó piedosas. A separação daquele momento estava causando tristeza ao jovem (1:4), a ponto de deixá-lo desanimado para o ministério (1:6-7).Quem foi Timóteo para Jesus?
São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.Como foi a morte de Timóteo da Bíblia?
Paulo escreveu a Timóteo pouco antes de sua morte por decapitação, em Roma, para que seu amigo íntimo e discípulo viesse visitá-lo, trazendo livros e uma capa antes do inverno.Qual discípulo era Colerico?
O apóstolo Paulo era colérico. Foi um grande perseguidor da Igreja Primitiva antes de ser salvo. Mais tarde, foi implacável em pregar o Evangelho por todos os lugares que visitou.Como era Timóteo na Bíblia?
O nome Timóteo significa “honrado por Deus” e descreve muito bem esse servo devotado e fiel. Timóteo provavelmente foi convertido durante a primeira viagem missionária de Paulo. Ao crescer no evangelho, ele se destacou como um discípulo fiel e Paulo o escolheu como companheiro de missão. (Ver Atos 16:1–5.)Qual personagem da Bíblia era sanguíneo?
Abel: O primeiro personagem sanguíneo da BíbliaEle era filho de Adão e Eva e seu sacrifício é descrito no livro de Gênesis. Abel era um pastor e ofereceu a Deus um sacrifício de cordeiros, enquanto seu irmão Caim ofereceu frutas e vegetais. Deus aceitou o sacrifício de Abel, mas rejeitou o de Caim.