Depois dessa missão, Timóteo continuou a ser um fiel missionário e líder da Igreja (ver Atos 19:22; Filipenses 2:19) e um dos amigos em quem Paulo mais confiava (ver 1 Coríntios 4:17). Paulo disse que Timóteo era seu “verdadeiro filho na fé” (1 Timóteo 1:2).
Ele era jovem, tímido e doente, mas foi cooperador de Paulo e o continuador de sua obra. A esse jovem líder, o apóstolo Paulo escreveu duas de suas espístolas. Sua mãe era judia e seu pai grego (At 6.1). Timóteo tinha bom testemunho em sua cidade e também fora de seu domicilio (At 16.2).
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu.
O pai de Timóteo era um gentio grego, mas sua mãe e sua avó eram mulheres judias justas que o ensinaram e o ajudaram a aprender as escrituras (ver Atos 16:1; 2 Timóteo 1:5; 3:15). Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo servia como líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3).
Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
Paulo e Timóteo se tornaram grandes amigos. Paulo o chamava de “meu amado irmão na fé”, “meu verdadeiro filho na fé” ou “meu filho bem-amado”. Timóteo acompanhou Paulo na evangelização da Galácia, da Macedônia, da Acaia.
Qual é o principal tema abordado na Segunda Epístola a Timóteo?
Nesta segunda carta, o tema central desloca-se da comunidade de Éfeso para a relação pessoal entre Paulo e Timóteo. Próximo de seu martírio, Paulo deseja rever Timóteo e o exorta a manter-se perseverante, mesmo que para isso seja necessário sofrer por causa do Evangelho.
I Timóteo foi escrita na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 D.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.
Seus amigos levaram-no a Damasco. Nesta cidade morava um discípulo de Jesus Cristo chamado Ananias. Numa visão, Jesus disse a Ananias que procurasse Saulo. Ananias tinha o sacerdócio e colocou as mãos sobre a cabeça de Saulo e o abençoou para que recuperasse a visão.
No final dessa carta, Paulo pediu que Timóteo e Marcos o visitassem e levassem algumas coisas que ele tinha deixado quando partira (ver 2 Timóteo 4:9–13).
Por que Timóteo se tornou tão importante para a Igreja?
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, foi martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo, viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus, que é paz.
Paulo foi um mentor espiritual para Timóteo, ajudando-o a crescer em sua fé e a se tornar um líder na igreja. A Bíblia nos ensina que devemos cuidar uns dos outros e sermos pais espirituais para aqueles que precisam de orientação e apoio.
Demas é um personagem bíblico do Novo Testamento mencionado em algumas epístolas de Paulo como um dos cooperadores do apóstolo na época em que ele se encontrava na sua primeira prisão em Roma por volta do ano 60 do século I .
Ser jovem cristão significa, agora, viver uma vida de comunhão com Deus; de alegria pelo perdão dos pecados e pela promessa certa da glória da vida eterna; de aprimorar-se na fé cristã pelo estudo da palavra de Deus; de constante oração e numa busca contínua das coisas “lá do alto”, fonte eterna de toda sabedoria, ...
O termo Igreja Primitiva refere-se a instituição e cristianismo primitivo às suas doutrinas. Neste período a Igreja estava engajada em diversas discussões acerca dos conceitos cristãos. Inicialmente cinco cidades surgiram como importantes centros da igreja: Roma, Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Constantinopla.