Deve-se cozinhar preferencialmente no vapor. Para descongelar, coloque-o em água fervente ou diretamente ao fogo durante o preparo do prato. O cheiro desagradável do repolho pode ser eliminando quando se cozinha asfolhas em panela destampada.
Em um recipiente, dilua 4 gotas de hipoclorito em um 1 litro de água filtrada. Despeje essa solução em cima das folhas de repolho, deixando de molho durante 10 minutos. O hipoclorito pode ser usado também na limpeza de alface, na limpeza do brócolis e outros legumes e verduras também.
Limão. O limão é especialista em limpeza e em tirar cheiro ruim de peixe da cozinha, das mãos e da couve-flor ao ser cozida. No caso do repolho, se você for utilizá-lo cru, uma boa pedida é temperá-lo com algumas gotas de limão, o que vai ajudar a impedir a formação de gases.
Cru: as folhas são bem crocantes e têm sabor e aroma mais acentuado, por isso o repolho cru fica mais gostoso se fatiado fininho. Dica: quando temperadas com antecedência, as folhas ficam macias e absorvem melhor os sabores dos temperos, ao mesmo tempo em que perdem um pouco do volume e do sabor forte.
Dica #2 - Como tirar o cheiro de repolho | Cheiro de Repolho
O que o repolho faz no intestino?
Repolho melhora a digestão
O repolho é muito rico em fibra insolúvel, um tipo de carboidrato que não pode ser quebrado nos intestinos e por isso ajuda a manter o sistema digestivo saudável, adicionando volume às fezes e promovendo movimentos intestinais regulares.
Brócolis, couve, repolho e outros vegetais, chamados de crucíferos, também possuem compostos de enxofre. A digestão deles pode acarretar em mais enxofre na pele, aumentando a pungência do odor corporal.
Alface, couve, repolho e cebola – As folhas externas são as que contêm mais agrotóxicos. “É bom tirar ao menos uma ou duas camadas, tanto das folhas como da cebola. Em seguida é preciso lavar bem em água corrente por dois ou três minutos e deixar por meia hora na solução de bicarbonato de sódio.
- Se vai comer cozido, tem que lavar (mas não precisa ser com sanitizante) para tirar a terra. A temperatura de cozimento elimina vírus, bactérias e microorganismos no geral. Exemplos: batata assada inteira, repolho, abobrinha… - Se vai tirar a casca para comer, não precisa lavar.
Quais são os malefícios do repolho? Esse alimento deve ser evitado principalmente por pessoas que sofram de síndrome do intestino irritável. No geral, uma das queixas comuns sobre o repolho é o desconforto intestinal. Mulheres em fase de amamentação devem evitar o consumo do repolho, pois pode causar cólica no bebê.
O que fazer para tirar o amargo do repolho? Se você acha o repolho cru muito amargo, pode usar alguns ingredientes para amenizar esse sabor. Deixar de molho com água e bicarbonato de sódio, vinagre ou limão já ajuda.
Muita gente tem o costume de lavá-lo inteiro. No entanto, como as folhas do repolho são muito juntinhas, é necessário cortá-lo antes. Caso você deseje comer o repolho cru, é melhor picar ou fatiar primeiro e, então, higienizar.
O repolho pode ser consumido na forma crua, em saladas e sucos, ou na forma cozida, como em refogados, sopas e ensopados. Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de repolho, a recomendação diária de vegetais é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia.
De acordo com a especialista, o consumo de alimentos crus não cozidos; batidos; pré-cozidos; frituras; molhos; ricos em açúcar; frituras; vegetais mais indigestos como couve-flor, repolho ou alcachofra, além de causar inchaço, também prejudicam a qualidade do sono.
A acelga, assim como o repolho, o brócolis e a couve-flor, não deve ser higienizada inteira. O certo é separar as folhas da acelga do talo, lavar com bastante água corrente e depois colocá-las de molho na solução de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, deixando por 15 minutos.
Como muitos antinutrientes são solúveis em água, eles simplesmente se dissolvem quando os alimentos são deixados de molho. Um método ainda mais eficaz para reduzir os antinutrientes é manter esses alimentos em um recipiente com água, dentro da geladeira, por no mínimo 12 horas, trocando a água de vez em quando.
Você costuma lavar ou deixar as frutas e legumes de molho no vinagre para desinfetá-las? Saiba que isso não funciona. Entenda o motivo! Para alguns, higienizar frutas e legumes com o vinagre é a alternativa certa, mas na verdade, essa é uma das práticas que você pode fazer errado na cozinha.
Acrescente à água do cozimento da verdura, uma colher de leite. Assim, você irá eliminar o cheiro forte das hortaliças, como couve-flor e o repolho. Outra dica para eliminar o cheiro das verduras durante o cozimento é colocar uma casca de pão na água.
O forte odor que emana ao ser cozido, razão da repugnância que desperta em muita gente, deve-se à presença de enxofre. Sua eliminação é simples: basta deixar a panela destampada durante o processo. No Brasil, é mais consumido refogado ou na forma de charutos recheados com arroz e carne, à moda árabe.
Realizar uma limpeza duas vezes por dia com água e sabão normalmente remove as bactérias e leveduras que causam o odor. Em algumas pessoas, pode ser necessário lavar-se com um sabão antisséptico durante alguns dias, que pode ser combinado ao uso de cremes antibacterianos que contenham clindamicina ou eritromicina.
“Em termos de atividade antioxidante, podemos dizer que o melhor é consumir os alimentos cozidos, preparados no vapor”, ressaltou a professora. O mesmo estudo foi realizado com cenoura, tomate e berinjela e os resultados obtidos foram semelhantes aos publicados para repolho roxo e couve.
O consumo do repolho cru vai oferecer o melhor aproveitamento dos seus nutrientes, porém, essa hortaliça fica saborosa em várias outras receitas. E para quem deseja evitar os desconfortos intestinais, uma boa dica para diminuir esse problema é temperar a salada com limão ou gengibre.
Repolho verde: Rico em vitaminas K, C e folato, essenciais para ossos fortes e imunidade. As fibras presentes garantem saúde digestiva. Repolho roxo: Além dos benefícios do verde, ostenta antocianinas, poderosos antioxidantes de cor roxa, que combatem a inflamação e protegem o coração.