Para cumprir esta função os Goleiros devem: Mantenha um alto nível de condicionamento físico. Demonstre velocidade e agilidade excepcionais. Tenha excelente controle e confiança com a bola nos pés (especialmente quando sob pressão)
O equipamento básico dos jogadores é: agasalho ou camiseta, calção, meias, caneleiras e chuteiras. O goleiro deve usar cores que o diferencie dos demais jogadores. O atleta não pode usar nada que seja perigoso para os outros jogadores.
Não há outros requisitos específicos, mas os goleiros geralmente podem usar equipamentos de proteção adicionais, como roupas acolchoadas. A maioria dos goleiros também usa luvas para proteger as mãos e melhorar a aderência à bola. Como todos os jogadores em campo, eles são obrigados a usar caneleiras.
Atividades que potencializam sua força, velocidade, elasticidade, segurança e reflexo, por exemplo, devem ser abordadas. Também é importante praticar exercícios que aprimorem o tempo de reação, que nada mais é que o tempo que o goleiro leva para reagir após um chute.
As principais capacidades segundo a maioria dos autores são: velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, força, e equilíbrio. Em seguida, foram analisadas em quais ações do goleiro, tais capacidades são mais solicitadas bem como a importância delas para um melhor desempenho do atleta.
A partir desde mês, os goleiros estão proibidos de provocar ou tentar distrair o adversário durante a cobrança de pênalti. Eles também não podem tocar nas traves e rede antes da cobrança. Caso haja comemoração extensa, o árbitro pode dar acréscimo extra na partida.
O goleiro deve permanecer na linha de gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, no travessão ou na rede, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve comportar-se de forma a distrair injustamente o cobrador.
e muitos goleiros preferem o esparadrapo do. que as luvas. A primeira forma, como vocês estão vendo. é tirando um pedaço grande de esparadrapo, seja grande o suficiente, você enrolar e cobrir as 2 articulações do dedo só. com ele.
O goleiro (ou guarda-redes) é a posição mais defensiva do jogo. É o único jogador em campo que pode tocar a bola com as mãos e agarrá-la, desde que esteja dentro dos limites da "grande área". O seu objectivo é evitar os gols adversários.
Com isso, observa-se que no processo de captação e formação do goleiro de futebol de campo, existe uma tendência em selecionar atletas de maior estatura. Os resultados corroboram com os estudos que apontam a estatura entre 1,85 (m) e 1,90 (m) como ideal para o goleiro (Voser, Guimarães e Ribeiro, 2006).
Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.
A vida do goleiro é solitária, mas ele precisa ser solidário na vitória ou na derrota, sendo o ponto de equilíbrio do time. Ser goleiro é cruzar as pernas diante do medo e fazer as defesas mais singulares da História do Esporte; mas ele levar “um frango” poderá ficar sozinho na sua tristeza.
Segundo Voser et al. (2006) um jogador de defesa, o goleiro deve ter uma boa estatura, percepção de colocação em relação ao adversário, noção de espaço e tempo na saída do gol, possuir habilidade com os pés e com as mãos e uma boa visão de jogo.
Mova o na direção que quiser defender um chute e o goleiro mergulhará. O bote do goleiro fará com que o goleiro avance na direção da bola e tente agarrá-la com as mãos. Se nenhum botão for pressionado, o goleiro vai reagir automaticamente conforme sua habilidade.
A primeira coisa que vem à mente é consultar o "livro sagrado" do futebol, as Regras do Jogo definidas pela FIFA. Surpreendentemente, não há uma regra específica que obrigue o goleiro a usar luvas. Isso mesmo!
Para defender, posicione-se um metro a frente da linha do gol com o corpo virado para frente. Flexione os joelhos, afaste os braços do corpo e mantenha os cotovelos apontados para o chão. Fixe o olhar na bola e mantenha suas mãos uma contra a outra com seus dedos afastados e apontados para o céu.
Csanádi (apud Viana, 1995) elenca algumas qualidades físicas e psíquicas que considera importantes para a execução adequada da função de goleiro: estatura entre 1,75 e 1,90m, peso proporcional à altura, força e potência muscular, elasticidade, velocidade de deslocamento, agilidade e resistência geral.