E acrescentou: “O que sai da pessoa é que a torna impura. Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez.
Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
Que não haja entre vocês imoralidade sexual, impureza ou ganância. Esses pecados não têm lugar no meio do povo santo. As histórias obscenas, as conversas tolas e as piadas vulgares não são para vocês.
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro, mas comer sem lavar as mãos não o torna impuro.
2 Timóteo 2:22 NBV-P. Fuja dos pensamentos impuros da mocidade e aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem. Tenha fé, amor e paz e sinta prazer na companhia daqueles que amam o Senhor e têm coração puro.
Um homem impuro é o que, sem capacidade de decisão, deixa-se atrair por interesses contraditórios; é o homem do "sim-não", do "sim, mas..." Por isso o Salmo 86, versículo 11, nos faz dizer: "Unifica meu coração para temer o teu nome".
Os pensamentos impuros vêm à mente com maior facilidade, se ela não estiver preparada para oferecer resistência. Quais as influências maléficas que você encontra em sua vida? Como você pode conservar puros os pensamentos, quando cercada por essas influências?
Existem diferentes tipos de impurezas farmacêuticas, como impurezas orgânicas, inorgânicas e metais pesados. Cada tipo de impureza pode ter diferentes origens e potenciais efeitos adversos.
21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
1) Sobre animais puros e impuros (Lv 11), ou seja, puros são animais que podem ser oferecidos ao Senhor e que podem ser comidos; impuros são aqueles que os pagãos consideravam sagrados.
18 Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São essas coisas que contaminam o homem; comer, porém, sem lavar as mãos não contamina o homem.
2. Que hábitos poderiam nos tornar impuros? A Bíblia diz para nos 'purificarmos de toda imundície [ou sujeira] da carne e do espírito'. (Segunda Coríntios capítulo 7 versículo 1) Isso significa que nós nos esforçamos para evitar qualquer coisa que poderia prejudicar nosso corpo ou nossa mente.
Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro.
Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, masturbação, prática homossexual etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si nem com outros. É pecado contra o sexto mandamento da Lei de Deus.