Uma mente sábia é objetiva, neutra e imparcial, o que lhe permite perceber através dos preconceitos e refletir à luz de sua própria natureza, tornando-se consciente de que esses vieses distorcem a realidade.
Sabedoria é a habilidade de compreender todos os aspectos de um problema, sem se deixar levar pelos seus próprios sentimentos. O significado de uma cabeça aberta é encontrar a verdadeira empatia e entender que que todo mundo possui uma história que é só sua, e não nos cabe julgar.
Confúcio certa vez disse que há três caminhos para aprender a sabedoria: “Primeiro, pela reflexão, que é o mais nobre; segundo, pela imitação, que é o mais fácil; terceiro, pela experiência, que é o mais implacável”.
No sentido comum, a sabedoria é a qualidade que dá sensatez, prudência, moderação à pessoa, ao passo em que para a religião é o "conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas".
Cientes de suas limitações, sempre procuram conhecimento visando diminuir a possibilidade do autoengano e aprendem com os erros. Se expõem às experiências, com uma mente flexível e abertos a mudanças, sem ser manipuláveis.
Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.
Pessoas sábias acompanham as notícias cotidianas em jornais e afins, mas também gostam de Literatura e se permitem experimentar diversos tipos de leitura: ficção, biografias, memórias, humor, ciência, romance e o que mais despertar interesse está valendo.
Como age um homem sábio? O sábio é aquele que tem paciência para aprender a respeito das coisas e inteligência para executá-las corretamente, sempre respeitando a moral, a ética, os costumes.
É preciso filosofia. Quando falamos sobre sermos pessoas sábias, em geral, confundimos alguns conceitos. Achamos que é posse da informação, justamente porque a nossa meta é a sabedoria. Mas, ser sábio vai muito além do conhecimento, é preciso transformá-lo em atitudes na vida.
Demonstra a maturidade e a inteligência emocional de alguém disposto a, de fato, reconhecer suas falhas e buscar maneiras de evoluir. Certamente, outra característica marcante de pessoas inteligentes relacionada ao anseio por crescimento pessoal e à capacidade de aprender com os erros.
Ser sábio não significa ser frio. Pelo contrário, pessoas sábias sentem as mais diferentes e intensas emoções. A diferença é que os sábios conseguem equilibrar melhor as suas emoções. Ou seja, tendem a não deixar os sentimentos atrapalharem a sua tomada consciente de decisões.
Uma pessoa sábia é quem tem um vasto conhecimento em diferentes áreas e não necessita de muitos recursos para encontrar mais conhecimento e oportunidades de aprendizado. Uma pessoa sábia é quem consegue encontrar o conhecimento de diversas formas e situações.
Envolve, de fato, a aplicação ponderada e equilibrada do conhecimento para tomar decisões e lidar com situações complexas. A sabedoria é frequentemente associada à experiência de vida e ao desenvolvimento pessoal.
O autoconhecimento importa tanto porque nos ajuda a ter uma noção precisa do que precisamos para estar satisfeitos, o que significa que poderemos fazer escolhas mais sábias, especialmente com relação a amor e trabalho. Este é o segredo da sabedoria.
Essa análise nos capacita a condensar um conceito prático de Sabedoria na seguinte asserção: agir com sabedoria é saber utilizar corretamente o conhecimento para atingir os melhores fins.
A sabedoria é definida como a capacidade de tomar decisões acertadas. Ao mesmo tempo, permite-nos ajudar melhor os outros. Ou seja, não existe apenas um sentido de eficiência, mas também nesta dimensão existe uma componente que apela à capacidade de inspirar.
O indivíduo inteligente geralmente é uma pessoa muito focada, com conhecimentos e habilidades incríveis em determinados aspectos da vida. O indivíduo sábio, por sua vez, pode não ser um mestre nesse ou naquele assunto, mas ele consegue relacionar aquilo sabe das diferentes áreas da vida antes de tomar as suas decisões.