Proposta de valor diferenciada: Uma marca única oferece uma proposta de valor distintiva, algo que a diferencia das demais. Ela identifica as necessidades e desejos de seu público-alvo e busca oferecer soluções únicas e relevantes, criando um vínculo emocional e gerando valor para seus clientes.
Criar uma identidade de marca significa ter um diferencial, que pode estar no design ou funcionalidade do produto, no atendimento, na eficiência do serviço, no preço, entre outros. Tudo depende do que a sua empresa oferece e do contexto de mercado em que ela existe.
Marcas precisam de valores, de um propósito que vai guiar todas suas ações, desde a concepção de um produto até como ele será promovido em qualquer canal de comunicação. Quando isso é bem feito, o consumidor sente e sua empresa vira líder de mercado, assim como o Itaú é hoje.
Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
O que torna sua Marca Única? É sua Logo? Seu nome? Seu diferencial?
Quais os 4 tipos de marca?
Marca nominativa, figurativa, mista ou tridimensional: entenda o que é cada tipo de marca que você pode registrar no Brasil! Saber qual é o tipo de marca para registrar sua empresa dá mais segurança na hora de protocolar o registro de marca no INPI (Instituto da Propriedade Industrial).
Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa. É preciso planejamento para ativar a marca.
Seu significado deve incluir: atributos, benefícios, personalidade, cultura e valores. – Além da questão visual, o nome do produto ou da empresa pode sugerir excelência, qualidade, durabilidade e status. Em uma empresa, aspectos como confiança, sucesso e credibilidade podem ser pilares de posicionamento.
A construção de marcas fortes e o gerenciamento delas resultam da capacidade de criar uma visão de marca; gerenciar as experiências que os clientes terão em todos os seus pontos de contato; inspirar um propósito maior; comunicar seus valores e oferecer benefícios reais e diferenciados.
Ele comprova que a identidade visual foi criada pela empresa Designart, exclusivamente para o definido cliente, em uma data específica, com seu Manual de Marca. É uma prova legal de segurança em possíveis casos de plágio. ATENÇÃO: Esse registro NÃO equivale ao Registro de Marca junto ao INPI.)
Para as empresas, os principais benefícios de investir na marca própria são: Liberdade para definir a quantidade por embalagem, tipo de embalagem, identidade visual e até mesmo a precificação; Exclusividade de compra, já que a marca própria só será encontrada na sua empresa.
Uma marca de sucesso é aquela que é reconhecida e lembrada pelo público, que possui uma identidade forte e coerente, e que consegue se manter relevante ao longo do tempo. É muito mais do que um simples nome ou logotipo. Ela representa a identidade de uma empresa e a forma como ela é percebida pelo público.
Quais são os cinco principais elementos de uma marca?
Os cinco pilares da marca incluem propósito, posicionamento, personalidade, percepção e promoção. Compreender esses pilares ajuda você a construir uma identidade clara e ver um caminho para o sucesso futuro do mercado.
Para uma marca ser de luxo ela precisa transmitir sensação de escassez, qualidade superior, aspecto artesanal, usufruir de uma camada alta da sociedade como “propaganda”, não focar necessariamente na utilidade do produto, mas em sua experiência, entre outros. A identidade visual e o branding são fundamentais.
Qualquer contato que eles tiverem com a sua marca deve refletir o que a sua empresa acredita, esteja no conteúdo ou no tom de voz. Cada marca deve transmitir um ponto de vista e saber com quem está falando e seus gostos. Mas seja sincero. Se as pessoas acharem que soa falso, não vão confiar na sua marca.
Os tipos de logotipos. Existem sete tipos diferentes de logotipos, que podem ser categorizados por: emblemas, representações pictóricas, logotipo de letras, monogramas, letras individuais (letterforms), abstratos, mascotes e logotipos combinados.
Produto é um item ou serviço produzido e oferecido pela empresa para venda no mercado. Uma marca é um conjunto de estratégias desenvolvidas pelas empresas para tornar seus produtos identificáveis entre outros no mercado. Produto deve atender uma necessidade, mas uma marca é algo mais do que isso.
Marca é uma representação simbólica de determinada empresa, produto ou serviço, a partir da qual ela é identificada pelo público. As principais expressões da marca são o nome e o logotipo. Já o branding é, como mostramos antes, um processo de criação e gestão dessa marca e da identidade que ela busca transmitir.
Portanto, de acordo com o Manual de Marcas do INPI, a marca mista nada mais é que "o sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada."
Você sabe o que é marca? Quando falamos nesse conceito, geralmente, estamos nos referindo a uma empresa. Por exemplo: marca de roupas, de carros, de produtos de limpeza…